Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

Voltar Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (PD Interuniversitário: UA+UM+UTAD) (Programa Doutoral) 2018/2019


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências do Mar

Contactos


Descrição


O Programa Doutoral em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (PD_Do*Mar) surgiu no âmbito do projeto Campus do Mar, fruto da aspiração de três Universidades Galegas (Vigo, Santiago de Compostela e Coruña), das Universidades do Norte de Portugal (Aveiro, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro), do Instituto Español de Oceanografia (IEO) e do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), em criar uma Escola Internacional de Pós-graduação de Excelência que ofereça programas de doutoramento com uma visão global e planificação plurianual.
Este programa internacional e transfronteiriço pretende atrair estudantes de diferentes nacionalidades que considerem este consórcio criado em torno do Campus do Mar como destino preferido para uma formação a nível de mestrado ou doutoramento.
A missão é formar os melhores profissionais no âmbito da Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar nas suas diferentes aplicações económicas e sociais, gerar investigação de qualidade e impacto internacional e proporcionar à indústria as melhores ferramentas para a sua competitividade ao nível mundial.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento

Acesso


12

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a este curso:
a) Titulares do grau de mestre com um mínimo de 60 créditos ECTS em Ciências, Tecnologias ou Gestão do Mar, ou em outras áreas consideradas afins;
b) Titulares de grau académico de nível superior com o mínimo de 300 créditos ECTS e que inclua pelo menos 60 créditos ECTS ao nível de um mestrado universitário, reconhecido como adequado pela Comissão Académica do PD_Do*Mar;
c) Titulares de currículo académico, científico ou profissional e detentores de capacidade científica para cumprir o programa de formação, reconhecidos como relevantes e adequados pela Comissão Académica do PD_Do*Mar.
d) O reconhecimento a que se referem os pontos 2.2 a 2.3 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
05-03-2013
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 79/2013/AL02
Data de Registo:
03-02-2017
Validade:
04-03-2019