Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
banner apresentação.jpg

 Mensagem da Presidente


Bem vindas e bem vindos ao sítio da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Nele encontrarão toda a informação relativa à investigação desenvolvida nos Centros de Investigação da Escola, relativa ao ensino de graduação e pós-graduação e relativa à interação com a sociedade.

Manuela Côrte-Real​

 

 Equipa da Presidência

Manuela-Corte-Real-foto-de-Nuno-Gonçalves.jpg 

 

 

20160429200549_ProfRuiRalha.jpg 

 

 

 

 

foto brilha.jpg 

 

 

foto amaurício.png

Presidente

MANUELA CÔRTE-REAL nasceu no Porto em 1955. Licenciou-se em Engenharia Química na Universidade do Porto e realizou uma pós-graduação em Bioquímica e Biotecnologia no Instituto Gulbenkian de Ciência  e na Universidade Nova de Lisboa. Obteve o grau de doutor em Ciências Biomédicas especialização em Microbiologia pela Universidade do Porto e o grau de Agregado em Biologia pela Universidade do Minho. Nos últimos anos, foi diretora do Centro de Biologia, vice-presidente e presidente interina da ECUM. Mais recentemente foi vice-diretora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental, diretora do programa doutoral em Biologia Molecular e Ambiental e avaliadora em painéis da FCT e de projetos submetidos a agências de financiamento do Reino Unido, Itália, Bélgica e Áustria. Liderou e participou em mais de duas dezenas de projetos nacionais e europeus, orientou e co-orientou meia centena de bolseiros, alunos de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado. É co-autora de cerca de uma centena de artigos científicos e de capítulos de livros.​

 
Vice-Presidente
RUI RALHA nasceu no distrito de Coimbra em 1958. Licenciou-se em Matemática na Universidade de Coimbra. Obteve o grau de Doutor na Universidade de Southampton, Inglaterra (1990), e a equivalência ao grau de Doutor em Análise Numérica e Computação na Universidade de Coimbra. Iniciou a carreira universitária na Universidade da Beira Interior (1982), onde foi Presidente do Departamento de Matemática/Informática antes de ingressar na Universidade do Minho (em 1994) onde atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências. Foi Vice-Presidente da Escola de Ciências, Diretor do Centro de Matemática (1999-2005), Diretor do Departamento de Matemática e Aplicações, Diretor do ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Ciências, Diretor da Licenciatura em Ciências da Computação (2 mandatos) e Diretor do Curso de Preparação e Avaliação de Capacidade para Frequência do Ensino Superior por Maiores de 23 anos. Foi representante dos Professores e Investigadores da Universidade do Minho no Senado Académico (2 mandatos) e membro do Conselho Geral. Desenvolve atividade científica no Centro de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho e a sua principal área de investigação é a álgebra linear numérica e aplicações.


Vice-Presidente
JOSÉ BRILHA nasceu na Figueira da Foz em 1966. É licenciado em Geologia pela Universidade de Coimbra e é Professor Associado com Agregação da ECUM, onde iniciou a sua carreira em 1988. Desempenhou diversos cargos na UMinho, tais como Diretor de Departamento e de Centro, Diretor de Curso de Licenciatura e de Mestrado. Lecionou em diversos cursos de licenciatura e de mestrado no Brasil, EUA, Espanha, Grécia, Marrocos, México, Moçambique, Reino Unido, Roménia, Suíça e Turquia. Orientou e co-orientou 8 teses de doutoramento e 23 dissertações de mestrado. Publicou 63 artigos e 158 trabalhos em atas de eventos (índice-h de 6). Apresentou 60 comunicações em eventos científicos e foi coautor de outras 135 comunicações. Foi criador e editor (2009-2012) da revista Geoheritage (Springer). É Presidente da European Association for the Conservation of the Geological Heritage. Participou em 68 ações de formação e de divulgação das geociências.

 

Vice-Presidente (Presidente do Conselho Pedagógico)
ANTÓNIO MAURÍCIO FONSECA nasceu em Fafe em 1963. É Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de Química da UMinho desde março de 2013. Ingressou na UMinho como assistente-estagiário em 1988. Licenciado em Ensino de Física e Química (UMinho, 1988), tendo realizado provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1990 e Doutorado em Ciências, área de conhecimento Química, em 1996. Integra o Centro de Química da UMinho e desenvolve trabalho de investigação na área da química inorgânica e eletroquímica. Assegurou e assegura a orientação de alunos de Doutoramento, de Mestrado e de bolseiros de projeto. É coautor de 4 capítulos em livros, de cerca de 90 artigos científicos em revistas indexados à base de dados ISI web of knowledge, onde tem cerca de 1300 citações, e um índice-h de 21. É coautor de cerca de 160 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Participou em 9 projetos nacionais (FCT) e 5 projetos bilaterais.

 Plano de ação da Equipa

plano de ação da equipa2.png