Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
banner apresentação.jpg

 Mensagem do Presidente Interino


Bem vindas e bem vindos ao sítio da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Nele encontrarão toda a informação relativa à investigação desenvolvida nos Centros de Investigação da Escola, relativa ao ensino de graduação e pós-graduação e relativa à interação com a sociedade. Esta é a face visível da Escola de Ciências da Universidade do Minho na rede digital, mas ficam, desde já, todas e todos convidados a visitá-la in loco.

Nuno Miguel Peres

 

 Equipa da Presidência

foto nperes.jpg 

foto brilha.jpg 

 

foto amaurício.png

 
Presidente Interino
NUNO PERES nasceu em Arganil em 1967. Licenciou-se em Ensino de Física e Química pela Universidade de Évora e recebeu o grau de Mestre em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área de Física Nuclear e Partículas. Obteve o grau de Doutor em Física pela Universidade de Évora e o grau de Agregado em Física pela Universidade do Minho. É co-autor de cerca de 140 artigos científicos, dos quais se destacam dois artigos no jornal Reviews of Modern Physics, e tem um índice-h de 43. Recebeu o Prémio de Mérito Escolar da Universidade de Évora em 1991, o prémio de Mérito de Investigação da Universidade do Minho em 2009 e o prémio Gulbenkian de Ciência em 2011. Presentemente, é Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade do Minho.


Vice-Presidente para a Qualidade e Planeamento

JOSÉ BRILHA nasceu na Figueira da Foz em 1966. É licenciado em Geologia pela Universidade de Coimbra e é Professor Associado com Agregação da ECUM, onde iniciou a sua carreira em 1988. Desempenhou diversos cargos na UMinho, tais como Diretor de Departamento e de Centro, Diretor de Curso de Licenciatura e de Mestrado. Lecionou em diversos cursos de licenciatura e de mestrado no Brasil, EUA, Espanha, Grécia, Marrocos, México, Moçambique, Reino Unido, Roménia, Suíça e Turquia. Orientou e co-orientou 8 teses de doutoramento e 23 dissertações de mestrado. Publicou 63 artigos e 158 trabalhos em atas de eventos (índice-h de 6). Apresentou 60 comunicações em eventos científicos e foi coautor de outras 135 comunicações. Foi criador e editor (2009-2012) da revista Geoheritage (Springer). É Presidente da European Association for the Conservation of the Geological Heritage. Participou em 68 ações de formação e de divulgação das geociências.

 
Vice-Presidente para o Ensino (Presidente do Conselho Pedagógico)

ANTÓNIO MAURÍCIO FONSECA nasceu em Fafe em 1963. É Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de Química da UMinho desde março de 2013. Ingressou na UMinho como assistente-estagiário em 1988. Licenciado em Ensino de Física e Química (UMinho, 1988), tendo realizado provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1990 e Doutorado em Ciências, área de conhecimento Química, em 1996. Integra o Centro de Química da UMinho e desenvolve trabalho de investigação na área da química inorgânica e eletroquímica. Assegurou e assegura a orientação de alunos de Doutoramento, de Mestrado e de bolseiros de projeto. É coautor de 4 capítulos em livros, de cerca de 90 artigos científicos em revistas indexados à base de dados ISI web of knowledge, onde tem cerca de 1300 citações, e um índice-h de 21. É coautor de cerca de 160 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Participou em 9 projetos nacionais (FCT) e 5 projetos bilaterais.

 Plano de ação da Equipa

plano de ação da equipa2.png