Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas (Mestrado) 2016/2017


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Biologia Molecular
  • Biotecnologia de Plantas

Contactos


    Diretor de Curso
    Rui Manuel Peixoto Tavares
    tavares@bio.uminho.pt
    Tel: +351 253604047 / 253604310

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Inês Pereira Silva Cunha Sousa
    isousa@math.uminho.pt
    Tel: +351 253510427

    Escola de Ciências
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604390 Fax: 253604398
    E-Mail: presidencia@ecum.uminho.pt; sbarreto@ecum.uminho.pt; sec@ecum.uminho.pt
    URL: http://www.ecum.uminho.pt

Descrição


Nas sociedades humanas modernas, as plantas constituem um recurso cada vez mais valorizado. O enorme avanço na sequência do genoma de espécies vegetais associado à implementação de ferramentas de bioinformática, aos progressos na análise da expressão de genes e dos seus produtos proteicos, ao conhecimento da regulação das vias metabólicas, e a novas metodologias para a obtenção de organismos geneticamente modificados revolucionou a Biotecnologia.

A importância socioeconómica das plantas advém não só porque constituem a base da alimentação duma população mundial em constante crescimento, mas também porque fornecem uma vasta gama de produtos e aplicações em inúmeros sectores da atividade económica como o Agro-Alimentar (e.g. melhoramento de plantas, produção de plantas aromáticas e medicinais, produção florestal), Ciências da Vida (e.g. terapias baseadas em produtos de origem vegetal), Industrial (e.g. têxteis, celulose, mobiliário, energias renováveis), Proteção Ambiental (e.g. fitorremediação) e Serviços (e.g. sequenciação de DNA e proteínas, chips de DNA).

O curso de Mestrado Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas visa a qualificação pós-graduada de recursos humanos nas áreas de bioquímica, biologia molecular e funcional, biotecnologia e fitoquímica, complementada com competências nas áreas do empreendedorismo, de modo a habilitá-los à realização de projetos de I&D com forte componente de inovação, potenciando a ligação ao tecido empresarial.

Acesso a estudos superiores


Dado o âmbito deste curso de Mestrado, haverá uma articulação vertical com diversos cursos de 1º ciclo e 3º ciclo, nas áreas das biociências e biotecnologias ministrados na instituição. A título de exemplo podemos referir as Licenciaturas em Biologia Aplicada, em Biologia-Geologia, em Bioquímica e em Ciências do Ambiente. Os titulares de grau de mestre em 3BP poderão ainda aprofundar a sua formação em programas doutorais de áreas afins, tais como, o de Biologia de Plantas (um programa MAP) e o de Biologia Molecular e Ambiental, ministrados na UM, bem como outros programas nacionais e internacionais.

Saídas profissionais


O curso de Mestrado Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas visa a qualificação pós-graduada de recursos humanos nas áreas de bioquímica, biologia molecular e funcional, biotecnologia e fitoquímica, complementada com competências nas áreas do empreendedorismo, de modo a habilitá-los à realização de projetos de I&D com forte componente de inovação, potenciando a sua ligação ao tecido empresarial. Este curso tem ainda atenção as necessidades do mercado, indo ao encontro da crescente necessidade de recursos vegetais em sectores fundamentais (agro-alimentar; industrial), ao formar técnicos altamente especializados em biologia molecular e biotecnologia vegetais, aptos para a criação de novos cultivares/produtos/serviços com valor acrescentado.

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
http://candidaturas.alunos.uminho.pt/Default.aspx?tabid=1&pageid=17&langid=pt-PT  

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula no Curso:
a) Os titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em áreas das Ciências Biológicas, incluindo Biologia, Biologia Aplicada, Biologia-Geologia, Ensino de Biologia, Ensino de Biologia-Geologia; Ciências Farmacêuticas, incluindo Farmácia; Bioengenharias, incluindo Engª Biológica; Ciências Agrárias, Agro-Florestais ou Agro-Alimentares, incluindo Agronomia, Engª Agronómica, Engª Agrária, Engª Agrícola, Engª Zootécnica, Engª Florestal; Ciências Veterinárias, incluindo Medicina Veterinária; Ciências da Saúde, incluindo Medicina; Ciências Biomédicas, incluindo Engª Biomédica; Bioquímica, incluindo Engª Bioquímica; Ciências da Nutrição, incluindo Nutricionismo, Ciência Alimentar, Engª Alimentar; Ciências do Ambiente, incluindo Engª do Ambiente; Química e suas variantes, incluindo Química Industrial, Engª Química; áreas afins das referidas;
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos em áreas das Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Bio-engenharias, Ciências Agrárias, Agro-Florestais ou Agro-Alimentares, Ciências Veterinárias, Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas, Bioquímica, Ciências do Ambiente, ou áreas afins; organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado Aderente a este processo;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da Escola de Ciências, como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado num curso de uma das áreas referidas em a) e b) deste Artigo, ou áreas afins.
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da Escola de Ciências, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Poderão ser admitidos, como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do curso.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 19 de maio a 09 de junho de 2016

2ª Fase
De 26 de agosto a 05 de setembro de 2016

3ª Fase
De 26 a 30 de setembro de 2016

Prazos de inscrição


1ª Fase
De 21 a 28 de julho de 2016

2ª Fase
De 22 a 30 de setembro de 2016

3ª Fase
De 12 a 14 de outubro de 2016

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
16-05-2011
Número de Registo:
R/A-Cr 34/2011
Data de Registo:
13-07-2011
Validade:
15-05-2017