Descrição
O Mestrado em Bioquímica Aplicada tem como objetivo formar profissionais dotados de conhecimentos avançados na área da Bioquímica e suas aplicações. A Bioquímica é uma ciência independente que, devido à sua transversalidade, tem hoje uma vasta gama de aplicações- das ciências da saúde à indústria passando pelos métodos analíticos. Este mestrado proporciona uma formação sólida em áreas clássicas da Bioquímica, tais como a estrutura e função de biomoléculas e métodos utilizados na sua produção, caracterização e análise. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre os mais recentes avanços científicos em áreas como a regulação molecular da célula e técnicas utilizadas para o seu estudo, a manipulação genética, a modelação computacional e a bioinformática. De modo a conferir especialização aos formandos no âmbito das aplicações da Bioquímica, e assim proporcionar uma melhor preparação para integrar o mercado de trabalho e/ou em programas de 3º ciclo, são definidos três ramos opcionais: Bioquímica molecular e analítica, Biomedicina ou Biotecnologia.
Acesso a estudos superiores
Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas.
Saídas profissionais
O curso foi pensado de forma a proporcionar uma formação avançada não só em aspetos fundamentais da Bioquímica, mas incluindo também as suas aplicações nas vertentes analítica, biomédica e biotecnológica. Esta estrutura dará oportunidade aos formandos de se especializarem numa destas áreas aumentando também a sua competitividade em termos de mercado de trabalho:
- Indústria Alimentar, Farmacêutica e a emergente Biotecnologia
- Laboratórios de análises clínicas e não clínicas.
- Formação a nível de terceiro ciclo e opção por um carreira académica ou de investigação científica.