Descrição
O objetivo do Doutoramento em Química Aplicada é formar recursos humanos altamente qualificados na área da Química, em temas de interesse para o exercício de atividades com ênfase na indústria e serviços e no âmbito de setores da economia tais como a agricultura, a indústria alimentar, farmacêutica, têxtil, de polímeros e química, saúde e dispositivos médicos, biotecnologia, energia e ambiente.
Pretende-se que os doutorandos adquiram capacidade para conceber, projetar e desenvolver investigação, de forma autónoma, respeitando padrões de qualidade e integridade académicas. Deverão ser capazes de analisar criticamente e sintetizar ideias novas e complexas e, numa perspetiva mais abrangente, deverão interpretar e equacionar problemas científico-tecnológicos, na interface da química com áreas como a biologia, medicina, física, ciência de materiais e nanotecnologia, e perceber a sua relevância económica e social, construindo uma visão crítica do conhecimento e da realidade. Deverão promover avanços científicos e tecnológicos, relacionados com a qualidade de vida e as necessidades da sociedade em termos de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, novos materiais, novos fármacos, e a minimização do impacto da química no meio ambiente, entre outros aspetos relevantes, preferencialmente em sinergia com parceiros da indústria regional/nacional.
Ao terminar este curso, o estudante deverá ter realizado trabalho de investigação experimental original que contribua para o conhecimento na respetiva área de investigação e que seja publicado em revistas da especialidade, com sistema de arbitragem, ou em patentes nacionais ou internacionais.
Este curso é caracterizado por um funcionamento flexível, sem componente curricular e sem calendarização definida para o início do ciclo de estudos, baseando-se unicamente num trabalho de investigação desenvolvido de acordo com o projeto de Doutoramento, permitindo acolher estudantes nacionais e internacionais com calendários de inscrições diversos.
Resultados de aprendizagem
1. Efetuar estudos sistemáticos numa área científica de modo a adquirir e dominar as competências e métodos de investigação associados a essa área
2. Identificar as principais questões que devem ser respondidas para resolver um problema complexo
3. Contribuir para a expansão das fronteiras do conhecimento através de investigação original
4. Conceber, criar e desenvolver projetos novos e inovadores na sua área de conhecimento
5. Realizar uma análise e avaliação crítica de resultados e possuir a capacidade de síntese de ideias novas e complexas
6. Comunicar com a comunidade científica e a sociedade em geral sobre a sua área de conhecimento na forma e linguagem habitualmente utilizada na comunidade científica internacional
7. Promover, em contextos académicos e profissionais, avanços científicos, tecnológicos e sociais numa sociedade baseada no conhecimento
8. Trabalhar em equipa e de forma independente num contexto multidisciplinar
9. Possuir espírito crítico e capacidade de defesa intelectual de opções e soluções
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de pós-doutoramento.
Saídas profissionais
Os graduados do Doutoramento em Química Aplicada estão habilitados a desenvolver trabalho de investigação em áreas transversais e de interface, centradas na Química, especialmente vocacionado para o reforço do tecido científico e/ou empresarial nacional e internacional. Deste modo as ofertas de emprego encontram-se no sector da indústria química, têxtil, polímeros, calçado, farmacêutica, do ambiente, dos novos materiais, e em institutos de investigação e estabelecimentos de ensino superior público ou privado.