Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Química Aplicada (Doutoramento) 2017/2018


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Química

Contactos


    Escola de Ciências
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604390 Fax: 253604398
    E-Mail: cpedagogico@ecum.uminho.pt; sec@ecum.uminho.pt
    URL: https://www.ecum.uminho.pt

Descrição


O objetivo do Doutoramento em Química Aplicada é formar recursos humanos altamente qualificados na área da Química, em temas de interesse para o exercício de atividades com ênfase na indústria e serviços e no âmbito de setores da economia tais como a agricultura, a indústria alimentar, farmacêutica, têxtil, de polímeros e química, saúde e dispositivos médicos, biotecnologia, energia e ambiente.
Pretende-se que os doutorandos adquiram capacidade para conceber, projetar e desenvolver investigação, de forma autónoma, respeitando padrões de qualidade e integridade académicas. Deverão ser capazes de analisar criticamente e sintetizar ideias novas e complexas e, numa perspetiva mais abrangente, deverão interpretar e equacionar problemas científico-tecnológicos, na interface da química com áreas como a biologia, medicina, física, ciência de materiais e nanotecnologia, e perceber a sua relevância económica e social, construindo uma visão crítica do conhecimento e da realidade. Deverão promover avanços científicos e tecnológicos, relacionados com a qualidade de vida e as necessidades da sociedade em termos de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, novos materiais, novos fármacos, e a minimização do impacto da química no meio ambiente, entre outros aspetos relevantes, preferencialmente em sinergia com parceiros da indústria regional/nacional.
Ao terminar este curso, o estudante deverá ter realizado trabalho de investigação experimental original que contribua para o conhecimento na respetiva área de investigação e que seja publicado em revistas da especialidade, com sistema de arbitragem, ou em patentes nacionais ou internacionais.
Este curso é caracterizado por um funcionamento flexível, sem componente curricular e sem calendarização definida para o início do ciclo de estudos, baseando-se unicamente num trabalho de investigação desenvolvido de acordo com o projeto de Doutoramento, permitindo acolher estudantes nacionais e internacionais com calendários de inscrições diversos.

Resultados de aprendizagem


1. Efetuar estudos sistemáticos numa área científica de modo a adquirir e dominar as competências e métodos de investigação associados a essa área
2. Identificar as principais questões que devem ser respondidas para resolver um problema complexo
3. Contribuir para a expansão das fronteiras do conhecimento através de investigação original
4. Conceber, criar e desenvolver projetos novos e inovadores na sua área de conhecimento
5. Realizar uma análise e avaliação crítica de resultados e possuir a capacidade de síntese de ideias novas e complexas
6. Comunicar com a comunidade científica e a sociedade em geral sobre a sua área de conhecimento na forma e linguagem habitualmente utilizada na comunidade científica internacional
7. Promover, em contextos académicos e profissionais, avanços científicos, tecnológicos e sociais numa sociedade baseada no conhecimento
8. Trabalhar em equipa e de forma independente num contexto multidisciplinar
9. Possuir espírito crítico e capacidade de defesa intelectual de opções e soluções

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Os graduados do Doutoramento em Química Aplicada estão habilitados a desenvolver trabalho de investigação em áreas transversais e de interface, centradas na Química, especialmente vocacionado para o reforço do tecido científico e/ou empresarial nacional e internacional. Deste modo as ofertas de emprego encontram-se no sector da indústria química, têxtil, polímeros, calçado, farmacêutica, do ambiente, dos novos materiais, e em institutos de investigação e estabelecimentos de ensino superior público ou privado.

Acesso


15

Vagas

0

Mínimo

Pré-requisitos formais


Os destinatários deste DQA serão titulares do grau de Mestre ou Licenciatura nos domínios da Química, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Biológica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Polímeros, Engenharia Têxtil e outros domínios científicos afins.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Candidaturas abertas em permanência ao longo do ano

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese de Doutoramento QUI 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
21-07-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2383/2011/AL01
Data de Registo:
24-11-2016
Validade:
20-07-2022