Ignorar Comandos do Friso
EN PT

sexta-feira, 29/11/2019
Procura pela matemática no ensino superior deve crescer nos próximos anos
Centro de Matemática da Escola de Ciências da UMinho
Entrevista com Lisa Santos, diretora do Centro de Matemática, no âmbito do ciclo de conversas com responsáveis de centros de investigação da UMinho.

quarta-feira, 27/11/2019
Afinal as minas de lítio são ou não um perigo para o ambiente?
Escola de Ciências da Universidade do Minho
A possibilidade de exploração de lítio na zona do Minho tem sido alvo de uma polémica que já originou protestos no município de Boticas, distrito de Vila Real. No dia em que o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, visitou o concelho e o local onde foi feita a prospeção para a criação da mina de lítio, um conjunto de populares juntou-se em manifestação contra o início da exploração mineira (…)O lítio é um elemento químico que pode ser encontrado na água marinha e em minerais como os pegmatitos, uma rocha que tem a composição de um granito. "Essa rocha não é particularmente perniciosa", explica Carlos Leal Gomes, professor de geologia na Escola de Ciências da Universidade do Minho que dedicou a sua carreira à investigação das rochas que podem conter lítio.

quarta-feira, 23/10/2019
Prémio de Melhor Livro em Ciências da Terra 2019
Escola de Ciências da Universidade do Minho
O livro 'Geoheritage: Assessment, Protection and Management' recebeu o prémio de 'Outstanding Publication' pela Association of Earth Science Editors.

quarta-feira, 25/09/2019
Equipa de estudantes da Universidade do Minho selecionada para finalistas do 1º Prémio do 2019 International Collegiate Competition for Brain-inspired Computing na China
1
Equipa da Universidade do Minho constituída pelos estudantes de pós graduação Weronika Wojtak, Flora Ferreira e Paulo Vicente, dos Programas Doutorais em Matemática e Engenharia Eletrónica e Computadores, está entre as equipas selecionadas para o 1º Prémio do ‘2019 International Collegiate Competition for Brain-inspired Computing’ na China http://contest.cbicr.org/en/ .