Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Detalhe do evento

Palestra "Construindo Pontes" Voltar

quarta-feira, 29/11/2017    Anfiteatro da Escola de Ciências, Campus de Gualtar, Braga
1
Integrada no Ciclo de Palestras do Centro de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Oradora convidada: Raquel Gonçalves-Maia, Professora Catedrática Aposentada, Universidade de Lisboa.
Anfiteatro da Escola de Ciências, Campus de Gualtar, Braga
14h30

Resumo:
Não sei quando tudo começou, mas sei que desejei um percurso com Química e para além da Química, uma “criação de pontes”, uma interligação entre áreas com obstáculos tantas vezes artificiais.

Na Química, como provavelmente em qualquer outra disciplina, a ponte mais evidente faz-se entre a Investigação e o Ensino. E a comunicação, oral ou escrita, com elas triangula. Existe, porém, uma comunicação “entre pares” e uma comunicação dita de “divulgação”, acessível ao cidadão comum.

Pontes entre a Química e a Física, a Engenharia, a Matemática e as Ciências da Computação, evoluindo em seguida para ligações com a Biologia e a Bioquímica e, através destas, para as disciplinas intrínsecas às Ciências da Saúde são parte integrante de um “raciocínio vertical”. Excelente!

E por que não explorar os territórios entre a Química e a Filosofia, e a História, e a Literatura, e a Arte...?

Muitos eus habitam a mesma linha. Eu conto-lhes.

E reconheço, sinónimo de gratidão, as influências marcantes que me concederam uma cultura abrangente: César Viana pela Química, Desmond Bernal pela Sociologia da Ciência, James Jeans pela Epistemologia, José Lima de Freitas pela Arte Transdisciplinar, António Alçada Baptista pela Literatura, Rómulo de Carvalho e António Gedeão pela genialidade bipartida entre a Ciência e a Poesia, Agostinho da Silva pela Sabedoria...


Nota biográfica
Raquel Gonçalves-Maia é doutorada e agregada em Química pela Universidade de Lisboa. Pós-doutoramento na Universidade de Exeter (Reino Unido). É professora catedrática aposentada do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Desenvolveu atividade de investigação na área da Química-Física, tendo sido coordenadora científica do GERQ - Grupo de Estrutura e Reactividade Química. Dirigiu o Boletim da Sociedade Portuguesa de Química e foi representante nacional na Commission on Chemical Kinetics da IUPAC. Foi membro de várias Comissões de Avaliação e de Direção/Organização universitárias.
Para além da Química, a Epistemologia, a História das Ciências e a Divulgação Científica têm suscitado o seu interesse. Publicou centenas de artigos, vários livros e capítulos de livros, nas áreas mencionadas, e também alguns contos e romances.

​​​​​​​​   Poster
1