Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

ECUM inaugura exposição artística no 47.º aniversário Voltar

terça-feira, 15/02/2022   
Ilustração de Ana Clara Cavalcante

A Escola de Ciências vai apresentar criações artísticas da autoria de seis membros da instituição.

No âmbito das celebrações do seu 47.º aniversário, a Escola de Ciências da UMinho vai unir a ciência à arte através de uma exposição artística. Da fotografia ao croché, da pintura à escultura, da ilustração ao artesanato, esta exposição explora o cruzamento da criatividade com a ciência, numa iniciativa que pretende valorizar a produção artística e cultural da comunidade da Escola de Ciências, trazendo-a para o espaço público.

A exposição ficará patente no hall do Complexo Pedagógico 2, no Campus de Gualtar, em Braga, entre 21 e 26 de fevereiro de 2022.


Alexandra Nobre

Professora Auxiliar do Departamento de Biologia

“Caixas de Vida”, “Cérebro”, “Cogumelos” e “Líquenes” são trabalhos artesanais em croché com diferentes tipos de fio. Alguns modelos apresentam ainda técnicas de bordado e de feltragem. Já “Corais vivos – Corais mortos” integra a recriação de recife de coral “Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço”, um dos projetos iniciais do grupo de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia, STOL – Science Through Our Lives.


Ana Clara Cavalcante

Aluna da Licenciatura em Biologia Aplicada

“Como se Acendem Luzes no Mar?” é uma ilustração realizada após observação de uma preparação de Noctiluca, ao microscópio ótico, numa aula da Unidade Curricular de Zoologia. Por sua vez, “Solanum lycopersicum” é uma das 11 ilustrações da galeria virtual SolanArt referente a solanáceas presentes nas floras portuguesa e/ou brasileira. As ilustrações foram criadas utilizando o programa Procreate, num IPad conectado a uma Apple pen.


Carlos Tavares

Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Física

“daRibeira 2Noir”, “daRibeira Osga SQ12” e “daRibeira Tritão M12” representam construções artesanais de guitarras e de colunas de amplificação (cabinets) para guitarra elétrica.


Cristina Ribeiro

Técnica Superior do Departamento de Biologia

“O Cientista” é uma escultura representativa da profissão e cujos adornos têm significados diferentes que remetem para o papel desta figura. Esta criação teve como inspiração o Projeto EASY GOV – Laboratory Management Platform. Já “Mamã” é uma figura com destaque para a maternidade e para o papel da mãe. A escultura é composta por vários materiais significativos e é uma homenagem à mãe da autora.


José Carlos Costa

Professor Associado do Departamento de Matemática

Pintura a óleo sobre tela representada através de uma composição com figuras geométricas, pontuada por algum simbolismo da matemática, inspirada no abstracionismo geométrico de Wassily Kandinsky.


Nuno Castro

Professor Auxiliar do Departamento de Física

“Olhares Subaquáticos I” e “Olhares Subaquáticos II” dizem respeito à arte da fotografia e representam o mundo debaixo de água de Porto Santo e Lagos, respetivamente.

Ilustração de Ana Clara Cavalcante