A Oficina envolve uma prática pedagógica e didática que implica a valorização de metodologias ativas, a criação de materiais adequados às áreas curriculares específicas que os docentes lecionam, ao trabalho de natureza pedagógica e colaborativa e à articulação interdisciplinar.
Trabalho presencial:
1ª Sessão on-line, síncrona (4 h): A percepção da água
A água e o ambiente à nossa volta. Observação e análise de fenómenos que decorrem da presença da água no nosso planeta. A água como conteúdo alvo de trabalho criativo.
Nesta sessão os formandos, organizados em equipas, identificarão os projetos a desenvolver, como trabalho autónomo.
2ª Sessão on-line, síncrona (4 h): A água na literatura e na ilustração
A água como elemento estético e do imaginário na literatura infantil.
3ª sessão presencial (4h): Propriedades da água
A água é uma substância singular no que diz respeito às suas características físicas e químicas. A exploração dessas características será efetuada a partir de diferentes experiências com recursos acessíveis.
4ª sessão on-line, síncrona (4 h):
Análise dos objetivos de aprendizagem definidos em cada projeto, exploração e discussão das abordagens e metodologias ativas utilizadas.
5ª Sessão on-line, síncrona (4 h): Valor e interpretação
O valor intrínseco da água tem aumentado com a sua escassez. Os níveis de poluição afetam a qualidade da água, reduzindo a sua disponibilidade a níveis que põem em causa a sobrevivência da vida humana e dos ecossistemas. Este tema tem sido analisado em diferentes áreas, nomeadamente nas ciências do ambiente, saúde, economia, direito e também nas artes. Nesta sessão será analisada a importância da confluência de diferentes pontos de vista e abordagem complementares na discussão de temas abrangentes como o da água.
6ª sessão presencial (5 h):
Apresentação discussão e avaliação dos projetos.
Trabalho autónomo (25 h):
- Trabalho de projeto realizado com vista a conceber e realizar uma experiência que ilustre e explore uma das propriedades físico-químicas da água.
- Elaboração de protocolos das experiências.