Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

“Olimpíadas de Química Mais” querem despertar o interesse e gosto pela Química Voltar

sábado, 15/03/2025    Anfiteatro da Escola de Ciências, Edifício 6, Campus de Gualtar, Braga
1
Semifinal regional realizou-se na UMinho.
O Departamento de Química da Escola de Ciências da UMinho (DQ-EQUM), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química, organizou no passado dia 15 de março, mais uma edição das semifinais das “Olimpíadas de Química Mais”. A iniciativa contou com a participação de 57 alunos do 10º e 11º ano, provenientes de escolas secundárias de Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Famalicão.

Afonso Andrade, João Magalhães e Matilde Sousa, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Cabeceiras de Basto foram os vencedores desta semifinal. O segundo prémio foi atribuído a André Cunha, Lucas Proença e Pedro Vasconcelos da Escola Secundária Alberto Sampaio (Braga). Emanuel Machado, Salvador Araújo e Sofia Lopes da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga) arrecadaram o terceiro prémio.

Os participantes testaram os conhecimentos químicos numa prova teórica. Os vencedores irão participar na final nacional das “Olimpíadas de Química Mais”, agendada para dia 10 de maio, na Universidade de Aveiro.

A comissão organizadora contou com professores do DQ-ECUM e alunos de mestrado em Química da UMinho. A iniciativa, que a nível nacional contou com a participação de 150 escolas, pretende dinamizar o estudo e ensino da Química, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos e, também, aproximar as escolas básicas/secundárias e as universidades.

1
2
3
4
5