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Noite Europeia dos Investigadores 2022

Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, este ano dedicado ao tema Science for Everyone (SCIEVER) – Sustainability and Inclusion, financiado pela Comissão Europeia - DG Investigação & Inovação, através do Programa Quadro Horizonte Europa/ Programa Operacional Excelência Científica/ Marie Sklodowska-Curie Actions - European Researchers' Night, num consórcio com a Universidade de Lisboa (Coordenador), Escola de Ciências da Universidade do Minho, Nova ID FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Universidade de Coimbra.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público em toda a Europa que aproxima os investigadores do público em geral. A Noite permite ao público em geral descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos, estimulando o interesse por carreiras científicas, principalmente entre os jovens. 

Este ano, a Noite Europeia dos Investigadores irá decorrer no dia 30 de setembro e irá incluir uma programação presencial e online.
A Escola de Ciências da UMinho e o INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia coordenarão todas as atividades presenciais que decorrerão nessa Noite em Braga, no Altice Forum Braga , entre as 16h e as 24h.

O programa online será disponibilizado no site oficial, página que permitirá o acesso às atividades online no dia 30 de setembro e sua continuidade para visitas posteriores, garantindo a participação na maior festa da Ciência em Portugal!

Para além das atividades durante a Noite, iremos promover uma série de atividades preparatórias, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia.

Durante os dois anos do projeto, incluindo o ano letivo 22-23, os investigadores desenvolverão também atividades junto da comunidade escolar e das famílias sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.


Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. 
‘Ciência para Todos’ apresenta-se como o lema para envolver o público em geral, especialmente os jovens estudantes, sensibilizando-os 
para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade. Mais do que a sensibilização passiva e unidirecional, pretende-se criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável. As escolas e os seus alunos serão envolvidos em atividades durante todo o projeto, de forma a garantir o impacto em tais comunidades.

Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.


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Atividades Preparatórias
Conjunto de atividades que antecedem a Noite de 30 de setembro.

 Ciência com Vistas nas 7 Fontes - 17 de setembro - 09h30-12h30 - Cartaz »»
Esta atividade é um desafio que consiste num percurso pedestre ao longo do Vale das Sete Fontes em que a observação e a contemplação deste lugar permite interpretar a natureza à luz de vários saberes científicos.
A água é o fio condutor para as apresentações, as demonstrações e as observações ativas de fenómenos, aprofundando-os e revelando-os como fonte de conhecimentos e aprendizagens de cariz multidisciplinar.
Os participantes são ainda convidados a documentar fotograficamente a atividade para posterior exposição na Noite Europeia dos Investigadores 2022.

Investigadores responsáveis: António Mário Almeida, Isabel Aguiar Pinto Mina, Isabel Correia Neves, Jorge Pamplona, Maria Antónia Forjaz.
Público alvo: alunos do ensino secundário e público em geral.
Nº máximo de participantes: 20.

Informações complementares:
  • ­Ponto de encontro: Rua Eng. Nuno Álvares Pereira (no lado nascente do Hospital de Braga). GPS: 41°34'06.0"N 8°23'49.0"W;
  • ­Duração/extensão: para o percurso, com uma extensão de aproximadamente 4km, prevê-se uma duração de 3h;
  • ­Percurso acessível, mas que exige boa condição física;
  • ­O equipamento usado (roupa confortável e calçado de caminhada) deve ser adequado a percursos de terra com alguns declives associados ao risco de queda;
  • ­Recomenda-se o uso de chapéu, protetor solar e trazer uma garrafa de água;
  • ­A atividade não inclui seguro de acidentes pessoais para os participantes. Fica ao critério dos participantes realizarem um seguro de acidentes pessoais que cubra os riscos inerentes a esta atividade.
Inscrição prévia até dia 9 de setembro através do formulário disponível em https://forms.gle/YSCMmY4U6JRxCFn27


 Bioblitz Braga: Quantas árvores conseguimos identificar num só dia? - 24 de setembro - 09h30-13h00 - Cartaz »»
Este Bioblitz tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies vegetais (árvores) numa área específica, ao longo de um curto período de tempo. Os participantes serão desafiados a desvendar “pequenos enigmas” que têm por base características das espécies vegetais. Para o conseguir, terão de percorrer o Campus de Gualtar para encontrar e fotografar a(s) espécie(s) que corresponde(m) à solução de cada enigma, com a ajuda dos nossos investigadores, num programa para toda a família!

Local: campus de Gualtar, Braga.
Investigadores responsáveis: Ana Cunha, Teresa Lino Neto, Viriato Oliveira.
Público alvo: alunos do ensino secundário e público em geral.
Nº máximo de participantes: 24.
Ponto de encontro: Escola de Ciências da Universidade do Minho, edifício 6, campus de Gualtar, Braga.
Material que os participantes deverão trazer: Tablet/ Smartphone que permita o acesso à internet e câmara fotográfica (opcional caso o dispositivo anterior possua câmara), calçado e roupa confortável, chapéu e água.

Inscrição prévia até dia 16 de setembro através do formulário disponível em https://forms.gle/8WfgETpF5JahohAn9


 Dia Aberto Virtual - 27 de setembro - 10h-18h
O Dia Aberto será uma atividade preparatória para a NEI 2022, que visa aproximar alunos, pais e professores do ensino básico e secundário à investigação de qualidade realizada em Portugal. 
No dia 27 de setembro, teremos atividades integralmente online para miúdos e graúdos que querem conhecer mais sobre Ciência.
A participação é gratuita. Mais informações e inscrições em https://noitedosinvestigadores.org/dia-aberto/

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Programa presencial - 30 de setembro

Local: Altice Forum Braga, Braga.
Horário: 16h00-24h00
Entrada livre.
Estacionamento livre - entrada pelas traseiras do Fórum (Fujacal/Lomar/antigo espaço da feira municipal) - mapa.

Download do programa »» 


16h00-24h00 - Atividades experimentais, demonstrações e exposições

Nos vários postos instalados no Altice Forum Braga, os visitantes de todas as idades poderão interagir com investigadores de diferentes áreas científicas e participar num conjunto diversificado de atividades que procuram demonstrar a relevância da investigação e da ciência em geral para dar resposta às preocupações relacionadas com a sustentabilidade, neutralidade climática e inclusão social:

  • A Biotecnologia Industrial no CEB: a investigação para alcançar a sustentabilidade industrial
    Sabia que no CEB desenvolvemos bioprocessos e bioprodutos a partir de matérias-primas de baixo custo como por exempo as biomassas lenhinho-celulósica, as micro e macroalgas, utilizando estratégias “verdes” e inovadoras? Assim, Investigamos a produção de bioprodutos diversos, como proteínas, enzimas, adoçantes, aromas, anti-oxidantes, ácidos orgânicos, lípidos, entre outros.  Estes bioprodutos têm uma larga gama de aplicações em indústrias na área química, alimentar, cosmética, farmacêutica e bioenergia. A investigação multidisciplinar envolve a biologia sintética com o desenvolvimento de estirpes microbianas novas e/ou melhoradas, a engenharia de bioprocessos, através da modelação, supervisão e controlo de bioprocessos em biorreatores, e a tecnologia de fermentações, com a otimização de meios de cultura e condições de operação. Se queres saber como o fazemos então esta atividade é para ti.
    Organização: Centro de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da UMinho.
  • A História Genética Humana: convergência e inclusão.
    Esta atividade terá como objetivo apresentar alguns conceitos de genética humana: evolução, ideia de ancestralidade comum e depois, agarrando em características étnicas como cor da pele, fazer a distribuição filogeográfica dos fenótipos… O objetivo seria elucidar acerca da efemeridade do conceito de diferença étnica e descrever alguns aspetos de ancestralidade comum ocorrido por migrações recentes. 
    Cada participante receberá uma série de ímans com fotos diversas de diferentes populações mundiais que deverão ser colocadas na região de onde os participantes acharão que aquelas pessoas provêm… e fazer a discussão a partir disto, desmistificando alguns conceitos.
    Para quem quiser pôr-se à prova em relação ao que aprendeu, poderá realizar um pequeno quizz, que terá um ranking! (Com um pequeno prémio simbólico).
    Finalmente, para simbolizar a diversidade dos participantes na atividade, cada um deles poderá escolher uma cara impressa, com diferentes cabelos, olhos, narizes e tonalidades, para colar num poster que se encontrará também na estação. Visualmente, ao final do dia, veremos a singularidade de quem visitou a estação.
    Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
  • A Vida no Extremo
    Alguma vez se imaginaram a viver dentro de um caldo ácido e borbulhante? Ou então, no mais profundo dos oceanos? Ou mesmo, no interior de um reator nuclear? Parece impossível, não? Estes ambientes parecem ser demasiado extremos! No entanto, para certas formas de vida que habitam o nosso planeta é aqui que elas se sentem bem. Um grupo de organismos designado por extremófilos (que significa amigos de ambientes extremos) não só se adaptou a estas condições, como depende mesmo delas para sobreviver e prosperar. Venha aprender sobre estes organismos extremos, os seus habitats, e os seus potenciais usos!
    Realizaremos uma exposição envolvendo a apresentação de um cartaz e de uma atividade interativa na qual o público é convidado a aprender sobre os diferentes ambientes extremos na Terra, os organismos que os habitam, e a importância destes. Os limites para a vida, tal como atualmente conhecidos, serão apresentados, assim como as potencias aplicações destes extremófilos e os seus componentes celulares como ferramentas nas indústrias biossustentáveis do futuro.
    Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Armazenamento de energia sustentável para uma mobilidade e uma eletrónica sustentáveis
    O armazenamento de energia e a sua portabilidade é uma necessidade crescente e atual devido ao contínuo desenvolvimento tecnológico e também a constante mobilidade das pessoas. Um tipo de armazenamento de energia são as baterias de ião-lítio que convertem a energia química em energia elétrica e que estão presentes em inúmeros dispositivos, como por exemplo: telemóvel, computador, e carros elétricos, entre outros.
    Nesta atividade será explicada de uma maneira simples e intuitiva, recorrendo a atividades experimentais elucidativas/interativas, os princípios básicos sobre materiais sustentáveis para baterias de ião-lítio, atividade que será de interesse do público em geral (a partir dos 8 anos). Igualmente serão apresentados outros tipos de baterias além lítio que poderão ocupar um importante lugar no desenvolvimento da sociedade.
    Organização: Centro de Física (CFUM) da Escola de Ciências da UMinho.
  • As baterias de ião de lítio e a sua importância no desenvolvimento tecnológico e social
    Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um crescente desenvolvimento tecnológico originado pelas diversas necessidades como a miniaturização de dispositivos, mobilidade e crescimento populacional. Em conjunto com outros sistemas, o sistema de armazenamento de energia tem evoluído exponencialmente, sendo as baterias de ião de lítio o sistema preferencial e mais aplicado. Estes sistemas têm sido implementados numa enorme variedade de dispositivos como por exemplo nos carros elétricos, telemóveis e relógios digitais inteligentes (smartwatch), entre muitos outros. A atividade proposta tem como objetivo elucidar os diversos conceitos relacionados com as baterias de ião de lítio, os diversos componentes que determinam a sua performance, assim como as principais linhas de desenvolvimento deste sistema de armazenamento e sua utilização. Para tal, diversas atividades experimentais e interativas serão demonstradas e orientadas para o público geral.
    Organização: Centro de Química (CQ) da Escola de Ciências da UMinho.
  • As cores que vemos
    As cores que vemos ao nosso redor dependem muito da iluminação utilizada e da normalidade da visão das cores. O Daltonismo, a utilização de fontes de luz específicas ou a utilização de lentes coloridas pode alterar a nossa perceção das cores. Nesta atividades será possível alterar a nossa perceção das cores manipulando a iluminação e a utilização de filtros coloridos.
    Organização: Centro de Física (CFUM) da Escola de Ciências da UMinho.
  • As plantas sustentam o planeta e dão-lhe cor
    Pela fotossíntese, com a ajuda inestimável da água e da luz solar, as plantas tornaram possível a colonização do planeta porque estão na base da cadeia alimentar e fornecem O2. No entanto, no contexto atual de alterações climáticas e de aumento exponencial da população mundial, a fome ameaça uma parte significativa da população do planeta. Torna-se por isso fundamental implementar práticas sustentáveis de gestão da nossa casa em forma de bola, de preservação da biodiversidade e da saúde dos ecossistemas. É fundamental conhecer melhor as plantas para se garantirem sistemas sustentáveis de produção de alimentos e se implementarem práticas agrícolas resilientes. As plantas dão ainda um colorido especial ao nosso mundo. Dos verdes (da clorofila), passando pelos amarelos e laranjas (dos carotenóides) até aos vermelhos e violetas (das antocianinas). Estes pigmentos determinam, por exemplo, as cores dos frutos e dos seus sub-produtos, mas têm também papéis fundamentais na nutrição e saúde da humanidade. Vamos saber como. 
    Organização: Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Biotecnologia Alimentar no CEB: inovação e segurança alimentar para todos
    Sabias que no CEB desenvolvemos tecnologias alimentares que serão a base da alimentação no futuro? As áreas específicas de investigação incidem sobre a produção de microalgas como fonte alternativa e sustentável de nutrientes, desenvolvimento de sistemas alimentares funcionais à nano e micro-escala, tecnologias de processamento inovador, baseadas na aplicação de campos elétricos, avaliação da digestão gastrointestinal in-vitro, com modelos estáticos e dinâmicos, das formulações desenvolvidas e desenvolvimento de embalagens edíveis biodegradáveis. Sabia que também contribuímos para a diminuição da perda de alimentos e para a disponibilização de alimentos seguros e em quantidade à sociedade? A deterioração de alimentos por fungos filamentosos e pelas suas toxinas (as micotoxinas), resultam em perdas de alimentos, afetando a segurança e a sustentabilidade da cadeia alimentar.  No CEB estudamos a forma como podemos prevenir a contaminação e proliferação de fungos nos alimentos e evitar a acumulação de micotoxinas, procurando utilizar estratégias sustentáveis e sem impacto nas características nutricionais do alimento. Nesta atividade pretende-se promover a interação entre alunos do secundário, publico em geral e investigadores do CEB. Se queres saber como o fazemos então esta atividade é para ti. 
    Organização: Centro de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da UMinho.
  • Biotecnologia Ambiental no CEB: da biorremediação à sustentabilidade energética
    Sabias que no CEB desenvolvemos processos que melhoram diretamente a qualidade do ambiente? Associamos a despoluição, à produção de substâncias de valor e amigas do ambiente. Temos também desenvolvido novas tecnologias com recurso a nano-materiais que aceleram a produção destas substâncias tornando os processos mais eficientes. Desenhamos e avaliamos tecnologias amigas do ambiente, eficazes na retenção e degradação de poluentes em barreiras constituídas por biofilmes microbianos suportados em materiais adsorventes de baixo custo como argilas, zeólitos e resíduos agro-florestais e recuperamos metais pesados e terras raras presentes em efluentes industriais que reutilizamos como catalisadores ambientais no tratamento de efluentes líquidos e gasosos.  Nesta atividade pretende-se promover a interação entre alunos do secundário, publico em geral e investigadores do CEB. Se queres saber o que investigamos na área da Biotecnologia Ambiental e conhecer a engenharia química e biológica então esta atividade é para ti.
    Organização:  Centro de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da UMinho.
  • Biotecnologia aplicada à Saúde no CEB: a ciência e a tecnologia na área biomédica
    Sabias que no CEB desenvolvemos novas estratégias antimicrobianas (novos produtos farmacêuticos, novos materiais funcionalizados e superfícies para dispositivos médicos) e ainda usamos vírus que matam bactérias, os bacteriófagos?  No CEB estudamos doenças infeciosas crónicas que são provocadas por bactérias ou fungos que se estabelecem nos nossos tecidos, em comunidades organizadas conhecidas por biofilmes. Os biofilmes são muito resistentes às nossas defesas e aos antibióticos e por isso são tão difíceis de tratar.  No CEB são também investigadas tecnologias para a produção de celulose-bacteriana em larga escala de forma mais sustentável que a da exploração florestal. Nesta atividade pretende-se promover a interação entre alunos do secundário, publico em geral e investigadores do CEB. Se queres saber o que investigamos na área da Biotecnologia aplicada à Saúde e se queres conhecer as Engenharias Química e Biológica e, Biomédica então esta atividade é para ti.
    Organização: Centro de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da UMinho.
  • Biotecnologia de Leveduras: diversidade e aplicações
    Nesta atividade prática os participantes poderão descobrir que um pequeno microrganismo como a levedura do pão ou da cerveja pode ser usado como uma poderosa fábrica biotecnológica para produzir produtos essenciais às nossas vidas como fármacos, plásticos, aditivos alimentares e até biocombustíveis, de um modo sustentável e amigo do ambiente.
    Organização: Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Boas práticas para a gestão da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas agrícolas
    No âmbito do European Green Deal, a União Europeia definiu uma Estratégia para a Biodiversidade até 2030 que assenta num plano de proteção da natureza e de reversão da degradação dos ecossistemas. Biodiversidade é um termo abrangente que engloba a diversidade de ecossistemas naturais e agrícolas. Por exemplo, a variedade de microrganismos, fungos, plantas e animais contribuem para a biodiversidade de uma sistema agrícola como uma vinha. Neste contexto, a cobertura do solo (enrelvamento) com vegetação espontânea (espécies autóctones) ou semeada representa uma alternativa sustentável ao sistema convencional de mobilização do solo, apresentando diversas vantagens para a cultura da vinha. Em particular, esta prática agrícola contribui para o aumento da biodiversidade no ecossistema da vinha, podendo reduzir a incidência de doenças e pragas e, desta forma, limitar o uso de pesticidas. Por outro lado,  a diversidade da comunidade microbiana da vinha pode contribuir fortemente para a tipicidade dos vinhos, uma vez que os microrganismos que colonizam a superfície do bago (microbiota) determinam o progresso do processo fermentativo. Neste contexto, os projetos "Fleurs locales" (Interreg Sudoe) e “GrapeMicrobiota” (FCT) visam, respetivamente, a otimização de misturas de espécies nativas para o enrelvamento das entrelinhas da vinha  e o estudo da comunidade microbiana do bago de uva de diferentes variedades de videira da região DOC Douro com vista à desenho de estratégias de preservação da tipicidade do vinho. Em concreto, nesta atividade vamos explicar como implementamos estes projetos no campo e mostrar alguns resultados já obtidos. Por exemplo, os visitantes do nosso stand vão compreender como escolhemos as sementes que são aplicadas no campo e observar a variedade de microrganismos que colonizam o bago de uva e compreender o seu contributo no processo fermentativo.
    Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Conhecer a medula espinal, a sua importância/função assim como causas e consequências da sua lesão
    A medula espinal é o principal condutor de informação entre o cérebro e as restantes partes do nosso organismo. A transmissão de informação através da medula espinal é assim essencial para a realização de tarefas simples do dia-a-dia como caminhar, perceber alterações de temperatura, sentir o toque ou mesmo manter os nossos órgãos vitais funcionais. Lesões na medula espinal são comuns, e podem ocorrer como o resultado de acidentes de viação ou quedas, resultando numa perturbação desta linha de condução, e consequentemente à perda de várias funções motoras, sensoriais e autonómicas. 
    As lesões na medula espinal têm assim um grande impacto e consequências severas no dia-a-dia dos pacientes, que são maioritariamente jovens adultos entre os 16-30 anos de idade. Hoje em dia, estas lesões não têm um tratamento efetivo, sendo que os únicos cuidados ao paciente são paliativos e de manutenção da sua qualidade de vida.
    Esta atividade tem como principal objetivo não só alertar a comunidade em geral para a importância da medula espinal para o funcionamento normal do nosso organismo como principais consequências de uma lesão medular. Para isso, sendo nós parte de um grupo de investigadores do ICVS/3B’s da Escola de Medicina da Universidade do Minho que trabalha na área de terapias para o tratamento de lesões medulares, pretendemos desenvolver as seguintes atividades: 1. Exposição de um modelo de coluna vertebral e medula espinal em tamanho real; 2. Demonstração de um circuito elétrico que mimetiza uma propagação de sinais nervosos em condições normais e em caso de lesão medular; 3. Demonstração do processo de lesão medular através de diagramas e explicação da falta de recuperação e tratamento; 4. Quizz de sensibilização para as consequências de lesão medular na vida dos pacientes afetados.
    Organização: ICVS/3B’s Escola de Medicina da UMinho.
  • Desenvolvimento de sensores sustentáveis 
    A utilização de sensores baseados em materiais sustentáveis (não tóxicos, solúveis em água, e de origem natural) visa o desenvolvimento de materiais alinhados com os pressupostos da economia circular, essenciais no presente desenvolvimento tecnológico e, em particular, para as cidades inteligentes, agricultura e ambiente 4.0.
    Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a potencial aplicabilidade de materiais desenvolvidos a partir de materiais (de origen natural e/ou reciclaveis) e tecnologias verdes (produção aditiva) como sensores de força ou deformação, de humidade, temperatura, de impacto, que permitem avaliar e atuar sobre os diferentes entornos. A crescente necesidade destes materiais e sensores no âmbito da digitalização das sociedades serão apresentadas, assim como demonstrada a sua preparação e utilização no nosso dia a dia. 
    Organização: Centro de Física (CFUM) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Dispositivo microfluídico para simular o sistema microfisiológico humano
    A atividade consistirá em mostrar em que consiste um organ-on-a-chip e a sua importância no desenvolvimento de novos tratamentos, neste caso, para combater o cancro.
    Organização: Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da UMinho.
  • Engenharia aplicada a têxteis do futuro
    Serão apresentados tratamentos e modificações avançadas de têxteis. Em particular de têxteis de origem natural por tratamento com plasma, tecidos não tecidos inteiramente produzidos por bactérias, assim como novos métodos de coloração têxtil e pigmentos. Também serão demonstrados têxteis responsivos ao pH para desenvolvimento de pensos que reportam a presença de infeções. Todas as atividades poderão ser experienciadas pelos visitantes.
    Organização: Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Escola de Engenharia da UMinho.
  • Estatística divertida... e a sua aplicação na sustentabilidade das pescas! 
    Esta atividade tem duas componentes, uma interativa enquadrada na tipologia "quizz/jogo/concurso", e a segunda enquadra-se na tipologia "exposição" com a apresentação de um poster com um exemplo da aplicação da Estatística. 
    Os jogos/quizzes oferecidos aos participantes da NEI são propostos pelo ALEA – Ação Local Estatística Aplicada –, que foi criado com o propósito de proporcionar instrumentos relacionados com o ensino, a aprendizagem e, por consequência, a compreensão e a utilização da Estatística, destinados essencialmente a docentes e alunos dos ensinos básico e secundário, mas dos quais também podem beneficiar outros públicos. É, pois, por excelência, um instrumento para o incremento da Literacia Estatística em diversos contextos, tal como referido na respetiva webpage.
    O poster apresenta um importante exemplo de aplicação da Estatística com impacto direto na sociedade, que surge no âmbito de um projeto FCT da UMinho com o departamento de Recursos Marinhos do IPMA. Os modelos estatísticos podem ajudar a manter a biodiversidade marinha de espécies comerciais, como a sardinha, contribuindo para a sustentabilidade das pescas em Portugal.  
    Organização: Departamento de Matemática (DMat) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Estatística no Mundo que nos rodeia
    O objetivo principal desta atividade é alertar para a presença da estatística em notícias/atividades do dia-a-dia. Serão realizadas duas tarefas. 1 - preenchimento de um questionário por parte dos participantes de forma a ter um conhecimento demográfico da população da NEI. Os resultados deste questionário são projetados numa tela em tempo real, de forma a apresentar os resultados e motivar os participantes para o preenchimento do questionário.  2 - projeção de algumas notícias retiradas dos media (jornais, televisão, etc.) para sensibilizar os participantes para a importância da literacia estatística na sua leitura e interpretação.
    Organização: Departamento de Matemática (DMat) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Estratégias de prevenção de incêndios florestais 
    Exposição da temática; Atividades interativas (quizzes); Colaboração presencial dos bombeiros voluntários de Baião); Explicação e apelo à necessidade do tema; Demonstração de diversos tipo de biomassa.
    Organização: Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da UMinho.
  • Exposição Chemistry EveryWhere
    Exposição constituída por com temas atuais relacionados com os projetos de investigação realizados no Centro de Química e onde é evidenciado o papel da Química no dia a dia. 
    Organização: Centro de Química (DQ) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Exposição de Fotografia Científica
    Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory .
  • Fibras naturais para materiais de construção ecológicos
    A atividade apresentará pesquisas sobre o uso de fibras naturais para a produção de materiais de construção com melhores propriedades mecânicas. O objetivo será destacar a importância do uso de tais fibras verdes e bio-renováveis ​​para alcançar a descarbonatação da indústria da construção e para demonstrar que o desenvolvimento de compósitos naturais de alto desempenho é viável e econômico eficiente. Diferentes tipos de fibras vegetais que podem ser utilizadas na produção de materiais de construção serão apresentados. Será dada ênfase aos métodos de tratamento ecologicamente corretos que foram desenvolvidos para superar os desafios envolvidos na incorporação de fibras naturais em compósitos cimentícios. Além disso, serão expostos compósitos de fibras naturais e suas aplicações na construção serão explicadas. Os visitantes receberão demonstrações práticas de métodos de tratamento de fibra e terão a chance de examinar amostras de materiais compostos de fibra natural. Cartazes (…e vídeos…) mostrando o processo de projetar compósitos de fibras naturais e resultados experimentais obtidos em testes de laboratório também serão exibidos.
    Organização: ISISE- Institute for sustainability and Innovation in Structural Engineering da UMinho.
  • Fluídos a diferentes escalas: magia ou ciência?
    À escala humana o fluxo da água é dominado pela inércia. Se parares de mexer o teu café, ele continua a rodar à volta da caneca antes de parar completamente. Se dois rios se juntam, a água dos dois mistura-se e forma um novo rio. Este tipo de fluxo é chamado de turbulento, e é caótico e imprevisível.
    À micro e à nano escala, a viscosidade dos fluídos predomina relativamente à inércia, e o fluxo passa a ser laminar. Isto significa que os fluídos passam a fluir em camadas paralelas, sem se misturar. Ao contrário do fluxo turbulento, o fluxo laminar é linear, previsível, e também reversível, permitindo que possamos controlar com precisão. Vem descobrir mais sobre o fluxo laminar e conhecer as diferentes aplicações nas áreas de saúde, alimentação e ambiente!
    Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory .
  • Horta-STOL / Semente a semente e gota a gota
    Esta proposta consiste num stand expositivo com atividades demonstrativas e hands on. Pretendemos dar a conhecer o espaço Horta-STOL  que começou a ser cultivado em janeiro deste ano e que conta já com mais de 100 espécies vegetais (sim, não vamos falar das outras) entre plantas hortícolas, fruteiras, ornamentais, suculentas, aéreas e espontâneas comestíveis, todas coligidas num portefólio que queremos mostrar. Vamos ensinar a descobrir o pH dos solos usando reagentes muito simples como bicarbonato de sódio e vinagre. E ainda a gerir a água de rega construindo vasos poupa-água e sistemas rega gota-a-gota, reutilizando materiais descartáveis.
    Organização: STOL-Science Through Our Lives / Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Já comeu plástico hoje?
    Através desta atividade (com caráter expositivo/ demonstrativo) pretendemos dar a conhecer o “mundo” da flora intestinal, através de imagens esclarecedoras e modelos simples que sirvam de analogia para uma melhor compreensão da flora intestinal,  da sua importância e de fatores que a desequilibram (como é o caso da ingestão de microplásticos). Adicionalmente, apresentaremos estratégias práticas para cuidar da flora intestinal, por exemplo a ingestão de probióticos como a kombucha (uma bebida ainda algo desconhecida, mas em franca expansão em termos de mercado) que pretendemos ter “desmistificada” no nosso stand, mostrando como é relativamente simples e divertido fazê-la em casa.
    Organização: STOL-Science Through Our Lives / Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho, Mai Kombucha.
  • Materiais sustentáveis com propriedades óticas  
    Os materiais desenvolvidos a partir de polímeros de origem natural, dos quais são exemplo a celulose, a carragenina ou o alginato, permitem o desenvolvimento de uma nova geração de sensores sustentáveis, e deste modo amigos do ambiente dada a sua não-toxicidade, e solubilidade em água. 
    Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a potencial aplicabilidade dos polímeros de origem natural no desenvolvimento de novos materiais capazes de atuarem como sensores de temperatura, através da mudança de cor, assim como de materiais fotoluminescentes importantes no âmbito da iluminação e em estratégias de anti contrafação. 
    Organização: Centro de Química (CQ) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Microcápsulas biodegradáveis anti-mosquito ativadas por luz solar
    Demostração de microcápsulas biodegradáveis para sistemas de libertação controlada, incluindo fragrâncias e anti-mosquito.
    Organização: Centro de Física (CFUM) da Escola de Ciências da UMinho, Photocapsules Lda.
  • Microrganismos patogénicos e nutrição
    O uso generalizado de azóis, quer em medicina quer na agricultura, tem contribuído para o aparecimento de espécies de fungos cada vez mais resistentes a medicamentos.
    Recentemente, foi proposto que Candida auris, uma espécie altamente patogénica para o Homem, surgiu simultaneamente em três continentes devido ao aumento global das temperaturas causado por alterações climáticas. Assim, é essencial estudar estes microrganismos, perceber como se adaptam e crescem no nosso organismo em face dos nutrientes disponíveis,  alterações metabólicas e de temperatura.
    Nesta sessão prática serão apresentados estes microrganismos, incluindo algumas curiosidades e as mais recentes investigações nesta área.
    Organização: Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho.
  • O impacto das alterações climáticas na diversidade microbiana
    Atividade terá como objetivo apresentar alguns conceitos de diversidade microbiana: ideia que a biodiversidade é vasta, em todos os pequenos objetos e meios que nos rodeiam, mas ao mesmo tempo é frágil e altamente mutável, e que pequenas diferenças climatéricas podem mudar completamente as comunidades microbianas locais! 
    Cada participante receberá uma série de “etiquetas” que deverá fazer corresponder com placas de petri com microorganismos (Crescidos a partir da impressão de mãos, chaves, telemóveis, maçanetas da porta…). Num segundo set de teste, mostrar as mesmas placas, expostas a uma temperatura diferente… e fazer a discussão a partir disto, desmistificando alguns conceitos.
    Para quem quiser pôr-se à prova em relação ao que aprendeu, poderá realizar um pequeno questionário online.
    Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
  • O mistério da tinta invisível desvendado pela química!
    Nesta atividade, os visitantes serão convidados a decifrar uma mensagem escrita com tinta invisível usando soluções com reagentes químicos apropriados. Será apresentada uma breve explicação das reações químicas envolvidas, estabelecendo uma correlação com a Química no dia-a-dia.
    Organização: Departamento de Química (DQ) da Escola de Ciências da UMinho.
  • O papel dos microrganismos de origem marinha na transição para uma economia sustentável
    Os ecossistemas marinhos são ambientes que podem apresentar condições extremas em termos de temperatura, salinidade, pH e pressão. Os microrganismos que vivem nestes habitats, incluindo bactérias, leveduras e fungos filamentosos, apresentam características metabólicas e fisiológicas que lhes permitem adaptar-se e sobreviver nestas condições. Cada vez mais, os microrganismos marinhos têm sido alvo de estudo, revelando características interessantes para aplicação em diferentes indústrias, tais como a indústria farmacêutica, alimentar, cosmética e dos biocombustíveis. Nesta atividade, serão apresentados alguns exemplos de microrganismos marinhos com capacidade de produzir compostos de valor acrescentado, com elevado potencial biotecnológico. 
    Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
  • O que são bio-sensores?
    Os sensores têm evoluído muito nas últimas décadas com os avanços da microeletrónica e engenharia, permitindo o desenvolvimento de sensores com maior sensibilidade, menor dimensão e menor custo de fabricação.
    Um sensor eletroquímico é um dispositivo capaz de fornecer informações quantitativas sobre uma amostra. No INL, há cientistas que trabalham no desenho e fabricação de bio-sensores electroquímicos para detectar marcadores específicos de doenças inflamatórias e neurológicas.
    Hoje vamos mostrar como funcionam alguns sensores eletroquímicos já conhecidos por todos nós – por exemplo testes de glicémia ou testes de gravidez – e dar a conhecer com mais detalhe os bio-sensores desenvolvidos no INL.
    Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory .
  • Os animais mais abundantes do mundo!
    ‘Nemátode’ é o nome de um grupo de animais geralmente cilíndricos e alongados, ecologicamente bem-sucedidos e diversos, que podem ser encontrados em ambientes aquáticos ou no solo. Apesar da sua dimensão microscópica, desempenham papéis importantes em muitos processos do solo tais como decomposição de matéria orgânica e reciclagem de nutrientes.  Para além disso são organismos sensíveis às variações das condições ambientais permitindo que, através da sua diversidade e abundância, sejam utilizados como bioindicadores da qualidade e funções do solo.  Alguns nemátodes são parasitas de animais e de plantas e têm um impacto negativo na agricultura, ambiente, e saúde humana. Os fitoparasitas alimentam-se de tecidos vegetais, provocando a diminuição de absorção de água e nutrientes por parte das plantas, e consequentemente a produção diminuiu e o impactos económicos aumentam. O estudo da ecologia e distribuição de nemátodes, bem como de soluções sustentáveis para a gestão de nemátodes fitoparasitas em sistemas agrícolas e zonas verdes urbanas revela-se assim de elevada importância. Os nemátodes são os animais mais abundantes do mundo, estimando-se que, apenas na camada superficial do solo terrestre, haverá cerca de 57 mil milhões de nemátodes por cada pessoa.
    Esta atividade expositiva tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância dos nemátodes na estrutura e funcionamento dos ecossistemas do solo. Pretende-se demonstrar de que forma estes organismos podem fornecer informação sobre a qualidade dos nossos solos e também divulgar mecanismos de gestão e mitigação do impacto dos nemátodes fitoparasitas nos sistemas agrícolas. Durante a atividade serão realizadas observações de nemátodes vivos e plantas infetadas, e ainda realizados jogos (online e presencial), dedicados às crianças, para uma melhor compreensão e conhecimento destes organismos.    
    Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Os micróbios podem ser úteis às plantas
    Nesta atividade, será apresentada/demonstrada a associação entre plantas e micróbios e revelada sua importância para o cultivo de diferentes plantas. Além disso, será demonstrado que muitos micróbios podem ser benéficos no combate ao desenvolvimento de patógenos.
    Organização: Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Os recursos geológicos que usamos no nosso quotidiano não são inesgotáveis 
    Esta atividade terá como objetivo guiar os participantes na descoberta dos recursos geológicos utilizados em algumas matérias primas necessárias para fabricar os produtos que utilizamos no nosso quotidiano. Pretende-se chamar a atenção para o crescente aumento do consumo, associado ao aumento da população mundial e ao desenvolvimento tecnológico, de alguns recursos que não são renováveis. Desde os cereais que comemos ao pequeno almoço até ao telemóvel que utilizamos para mandar mensagens aos amigos, ou a corrente elétrica que faz funcionar a TV, quase tudo o que necessitamos no nosso dia-a-dia envolve recursos geológicos. O objetivo será chamar a atenção dos participantes para a necessidade premente de fazer um uso mais sustentável destes recursos, consumindo menos, prolongando a vida útil dos produtos, reciclando ou reutilizando.
    Cada participante receberá uma série de ímans com fotos diversas de diferentes objetos/produtos que utilizamos diariamente e que deverão ser associadas ao recurso que os participantes acham que é utlizado para fabricar aquele produto… e fazer a discussão a partir disto, chegando à conclusão da premência do uso sustentável dos recursos. Os participantes poderão ainda descobrir as diferentes caracteriticas de areais com proveniências diferentes, chamando a atenção para o elevado consumo deste recurso que começa já a ser escasso.
    Organização: Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho.
  • Photobooth 'Cientista Genial!'
    A ciência e o laboratório saem à rua. Aqui podes tirar uma fotografia com os teus amigos, os teus colegas e a tua família. Temos adereços, temos sorrisos e temos ideias loucas, só tens de juntar-te a nós!
    Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory .
  • Pobreza energética e conforto térmico em edifícios 
    Exposição da temática; Interação com uma maquete dinâmica com explicação do ambiente térmico do espaço; Explicação e apelo à necessidade do tema.
    Organização: Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da UMinho, Metrics, Algoritmi, CMEMS.
  • Prevenção e remediação para um ambiente sustentável
    A atividade visa a demostração de como são desenvolvidos materiais para aplicações antimicrobianas  nomeadamente focada na remediação ambiental e superfícies higiénicas. Em particular serao mostrados materiais com propriedades fotocatalíticas e antimicrobianas baseados em nanopartículas e membranas poliméricas multifuncionais para degradação de poluentes emergentes (e.g. antibióticos), bem como na eliminação de bactérias. A atividade contempla ainda, a demonstração de fotorrecetores e dispositivos portáteis produzidos por impressão 3D. 
    Organização: Centro de Física (CFUM) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Proteção solar amiga da pele e do mar
    Parece um paradoxo, mas não é. O sol é essencial para a vida, mas ao mesmo tempo o sol pode fazer muito mal à nossa pele, sendo a principal causa de envelhecimento cutâneo e de doenças tão graves como o cancro da pele. Para que o Sol seja efetivamente o nosso melhor amigo e aproveitarmos tudo que ele nos oferece temos de nos proteger dele! Mas como? Obviamente usando protetores solares. No entanto, ao aplicarmos protetores solares na pele e nos banharmos nos lagos, rios, mares ou oceanos, estamos a introduzir na natureza uma série de agentes químicos não biodegradáveis que a maioria destes protetores contêm na sua composição. A solução é procurarmos protetores solares com agentes físicos amigos da pele e da natureza. 
    Nesta atividade demonstraremos o efeito de protetores solares físicos constituídos por nanopartículas lipídicas biocompatíveis. Estas nanopartículas por serem muito pequenas, refletem de forma difusa a radiação ultravioleta solar em todas as direções bloqueando o seu acesso à epiderme e prevenindo lesões na pele. Estes protetores solares são muito eficazes e muito inócuos podendo ser usados em peles mais sensíveis como as atópicas e as dos bebés. Além disso, estes protetores são também amigos do ambiente graças à sua composição à base de lípidos naturais biodegradáveis.
    Organização: Centro de Física (CFUM) e Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Química de tod@s e para tod@s
    Serão apresentadas diversas experiências relacionadas com a investigação que se desenvolve no Centro de Química e onde se demonstrará o papel da Química no quotidiano. Para além destas demonstrações, poderá ser visualizado com "maior proximidade" o efeito de estufa recorrendo a plataformas digitais.
    Organização: Centro de Química (DQ) da Escola de Ciências da UMinho.
  • River2Ocean - Estudo da biodiversidade aquática na região do Minho
    O que sabes sobre a biodiversidade aquática da região do Minho? Conheces as suas espécies nativas, algumas com grande valor económico e cultural, e as principais ameaças a que estão sujeitas? Vem connosco conhecer as espécies aquáticas da região do Minho com o projeto River2Ocean.
    A atividade é dirigida a pequenos grupos compostos no máximo por 10 pessoas, com uma duração média de 5 a 10 minutos. Durante a sessão, serão disponibilizadas fotos de 8 espécies aquáticas nativas da região do Minho, as quais se devem listar em ordem decrescente de acordo com a preferência de cada participante. Em seguida, os participantes terão a oportunidade de responder a um Quiz digital sobre curiosidades ecológicas de cada uma dessas 8 espécies através de um código QR. Posteriormente, com o intuito de avaliar a percepção dos particiantes sobre as principais ameaças à biodiversidade aquática da região do Minho, e novamente por meio de um código QR, os participantes terão acesso a duas perguntas sobre a temática. Haverá também um stand interativo com um monitor, onde serão projetados vídeos sobre a biodiversidade aquática da região do Minho. 
    Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Saúde Visual para Tod@s
    Esta atividade pretende desenvolver atividades que abragem alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A atividade tem como principal objetivo explicar e sensibilizar pessoas de todas as ideias, especialmente os mais jovens para os problemas visuais advindos do aumento da incidência e prevalência da miopia. Outro objetivo passa por explicar de que forma esse aumento da prevalência de problemas visuais como a miopia e o consequente aumento da prescrição e uso de dispositivos óticos (como lentes oftálmicas, lentes de contacto e lentes intraoculares) pode afetar a sustentabilidade ambiental. Serão também abordados temas relacionados com os problemas visuais mais comuns na idade adulta. 
    A atividade será composta por diversas demonstrações interativas que permitirão aos participantes perceber a estrutura do olho humano e construir um “olho” com materiais simples, assim como entender o esforço visual contínuo que os olhos têm de fazer para manter focados objetivos em visão próxima (durante o uso de telemóveis, tablets, etc). Estas simulações serão realizadas através de medições em tempo real do esforço visual (em dioptrias) de um voluntário. Através de um simulador especialmente desenvolvido para esta atividade, será possível a visualização gráfica num ecrã (através de imagens ilustrativas de esforço visual) por todos os participantes na atividade.
    A par destas demonstrações e após a sensibilização para os problemas que podem advir do uso indiscriminado da visão próxima, será apresentada a problemática do crescente aumento da miopia e as implicações num maior número de usuários de lentes oftálmicas e lentes de contacto – o que gera resíduos que não são biodegradáveis e que, ao sofrerem deterioração, podem fragmentar-se e transformar-se em microplásticos e contribuir para a degradação ambiental.
    Serão também abordados temas relacionados com os problemas visuais na idade adulta, nomeadamente a presbiopia e patologias associadas a doenças sistémicas. População informada é uma forma de prevenção, e é pretendido com esta série de demonstrações levar a população a estar alerta para todos estes problemas e permitir a sua deteção precoce. 
    Organização: OutLab - Clinical and Experimental Optometry Research Lab (CEORLab) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Scientia & Sustentabilidade
    Exposição e atividades hands-on que evidenciam como as ciências influenciam a nossa vida e podem contribuir para a sustentabilidade.  Exposição: os expositores ilustram, entre outros, animais e plantas, exemplos vivos do património natural português ou mundial com os quais nos podemos cruzar e que urge conhecer e preservar. Atividades hands-on:
    - 'Perder? Ganhar?... Importante é reutilizar e reciclar!' - vem jogar às cartas e fica pro em reciclagem;
    - 'Plástico para que te (não) quero.'. - traz o teu saco de plástico usado e vem dar-lhe uma nova vida;
    - 'O teu Garrano salta?' - traz um quadrado de papel e põe o teu garrano  de origami a saltar.
    Organização: Scientia.com.pt / Departamento de Biologia (DB) e Departamento de Matemática (DMAT) da Escola de Ciências da UMinho.
  • Será possível usar microchips para diagnosticar cancro? 
    Nesta demonstração interactiva, vamos falar como é possível desenhar e fabricar microchips para aplicações médicas. Em particular, células cancerígenas têm propriedades diferentes das células saudáveis. Com o conhecimento científico sobre as diferentes características de cada tipo de célula, é possível desenhar microchips personalizados. Vem descobrir mais sobre microchips, e de que forma poderão ser utilizados no diagnóstico de cancro. 
    Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory.
  • Todos juntos à descoberta das partículas elementares! 
    Tornaremos o mundo invisível das  partículas mais próximo dos visitantes através da deteção de partículas cósmicas que nos rodeiam em dispositivos simples (câmara de faíscas, câmara de nevoeiro) em que podemos observar os rastos deixados pela passagem dessas partículas. Faremos medidas de contagens de partículas da radiação ambiente com tubos de Geiger e contaremos como fizemos medidas semelhantes em altitude, com recurso a um balão estratosférico, em colaboração com jovens cientistas do ensino secundário. Visualizadores virtuais interativos permitirão transpor essa experiência para os detetores mais complexos usados em alguns dos grandes projetos internacionais em que o LIP participa, nomeadamente no acelerador LHC do CERN e em experiências de astropartículas. 
    Organização: LIP-Minho e Sociedade Portuguesa de Física (SPF).
  • Uma história que corre: contos sobre o futuro das culturas d’água 
    Esta atividade propõe a criação de uma história coletiva sobre o futuro de um rio hipotético que deságua no mar da região norte de Portugal, mais precisamente daqui a cinquenta anos. O objetivo é levar os visitantes da NEI2022 a questionar a sua relação com as zonas de rio e de mar e pensar no futuro e na sustentabilidade destas áreas. Para construir esta história, cada participante poderá escolher uma imagem entre as várias disponibilizadas previamente pela equipa e, numa folha transparente, desenhar/escrever um passo no “conto”, isto é, uma parte da história para sobrepor à imagem escolhida. O participante a seguir irá dar continuidade à história, com base no que foi feito pelo anterior e assim sucessivamente. Para dar início à história, a equipa irá proporcionar um ponto de partida para inspirar os participantes. Cada imagem (“conto”) será pendurada numa corda - o “fio narrativo” da história - que irá sendo completada com os contributos de cada participante à medida que os visitantes interagem com a atividade, de forma a construir uma narrativa plural, mas contínua e co-criativa. Para além da criação deste “fio narrativo”, haverá uma mesa com materiais diversos sobre os rios e os mares, para impulsionar a criatividade dos visitantes e proporcionar a discussão sobre o tema: pequenas espécies marítimas e ribeirinhas encontradas na região norte de Portugal; livros relacionados com a temática das Culturas d’Água; a reprodução, em pequena escala, de uma azenha; fontes documentais dos séculos XVI a XVIII. A ideia do uso destes materiais é dar a conhecer aos participantes a multiplicidade de relações dos grupos humanos com as Culturas d’Água na longa duração..  
    Organização: Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM/Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória; Rio Neiva - Associação Defesa do Ambiente.
  • Vamos limpar os oceanos! 
    A produção e o consumo desenfreado do plástico, bem como a poluição causada, tornou-se um problema global e um dos maiores desafios ambientais para a humanidade. Os números são alarmantes. A população mundial perto de 300 milhões de toneladas de plástico por ano, poluindo o solo, a água, e o ar.
    Nesta experiência vamos ajudar as crianças a explorar a importância da poluição do oceano através de uma atividade de ciência sensorial de limpeza! Porque todos podemos ajudar no combate à poluição!
    Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory.
  • Vistas com Ciência
    Exposição fotográfica de um percurso interpretativo do vale das Sete Fontes. A exposição é o corolário da atividade preparatória Ciência com Vistas nas 7 Fontes com uma abordagem multidisciplinar. Sugestões de outros percursos, em território nacional, complementam a exposição.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho.

18h30 - "O papel dos jovens na sustentabilidade do Oceano"
[Pequeno auditório]
Conversa que dará origem a um episódio do Podcast  "Uma Gota no Oceano", projeto sobre Literacia do Oceano financiado pelos EEAGrants, no âmbito do Programa Crescimento Azul, e produzido pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.
Convidados: Marisa Gomes, aluna de doutoramento no CBMA. Presença e participação dos Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA).
Organização: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), com a parceria do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA).

20h30 - Palestra "Os milénios do Garrano"
[Pequeno auditório]
O Garrano é um equídeo de uma das quatro raças autóctones de Portugal. De porte pequeno, cor castanha e passo invulgar, estes herbívoros, que habitam o Minho e Trás-os-Montes, têm forte capacidade de sobrevivência. Atualmente são vistos como protetores das florestas por se alimentarem dos matos que permitem a propagação dos incêndios. Esta palestra inclui a projeção de um minifilme e abordará a história, o modus vivendi, a importância e o risco de extinção desta raça.
Convidado: José Leite, Médico Veterinário da Câmara de Vieira do Minho, membro da ACERG-Associação Criadores Equinos Raça Garrana. 
Organização: Scientia.com.pt / Departamento de Biologia (DB) e Departamento de Matemática (DMAT) da Escola de Ciências da UMinho.

21h30 - Palestra "Geodiversidade: um bem comum para todos"
[Pequeno auditório]
Celebra-se no próximo dia 6 de outubro, pela primeira vez, o Dia Internacional da Geodiversidade, proclamado recentemente pela UNESCO ao reconhecer que os bens e benefícios que obtemos da geodiversidade são essenciais à sobrevivência e bem-estar, tanto dos seres humanos como de toda a biodiversidade. Serão abordados alguns dos desafios que a humanidade enfrenta para os quais o contributo dos geocientistas não pode ser negligenciado.
Convidado: José Brilha, docente e investigador do Departamento/Centro de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho. 
Organização: Departamento/Centro de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho.

22h45 - Entrega de prémios do concurso de fotografia científica
[Pequeno auditório]

23h15 - Entrega do prémio melhor atividade NEI2022
[Pequeno auditório]


Atividades com Inscrição
Com inscrição prévia e número limitado de participantes:
 
  • Números para todos | Escape room [16h30, 17h30, 18h30, 20h30, 21h30, 22h30]
    A atividade tem o formato de Escape Room. Em cada sessão um grupo de 8 pessoas deverá entrar numa sala e decifrar os enigmas apresentados, de modo a conseguir escapar no período de 45 minutos. Os temas sobre os quais os enigmas versam são história, aplicações e curiosidades sobre o número Pi e sistemas criptográficos e assinaturas digitais. A segurança de dados é um tema incontornável da atualidade e uma das principais preocupações da nossa era. A criptografia é fundamental para garantir a transmissão segura de dados como transações financeiras, informações pessoais e conversas privadas. Com os desafios propostos na Escape Room e os pósteres produzidos para apoio à atividade, os participantes poderão perceber processos e ideias matemáticas que fundamentam a criptografia. O melhor será que os participantes se conheçam entre si, claro, para funcionarem como equipa.
    Organização: CMAT OutLab, Centro de Matemática (CMat) da Escola de Ciências da UMinho.
    Destinatários: maiores de 13 anos.
    Número máximo de participantes por sessão: 8.
    Inscrição obrigatória até dia 20 de setembro através do formulário disponível em https://forms.gle/DxC9Hcdsd5taQ2xs8
  • Workshop 'Construção de um detetor de partículas' [17h30, 22h00]
    Workshop destinado a ilustrar, com as mãos na massa, como podemos contruir um detetor de partículas, permitindo ver o (aparentemente) invisível!
    Organização: LIP-Minho e Sociedade Portuguesa de Física (SPF).
    Destinatários: maiores de 10 anos.
    Número máximo de participantes por sessão: 12.
    Inscrição obrigatória até dia 20 de setembro através do formulário disponível em https://forms.gle/DxC9Hcdsd5taQ2xs8
  • Workshop 'Cosmética Natural' [16h30, 21h00]
    Vem fazer um produto cosmético com ingredientes naturais, fáceis de encontrar.
    Organização: Scientia.com.pt / Departamento de Biologia (DB) e Departamento de Matemática (DMAT) da Escola de Ciências da UMinho.
    Destinatários: maiores de 14 anos.
    Número máximo de participantes por sessão: 20.
    Inscrição obrigatória até dia 20 de setembro através do formulário disponível em https://forms.gle/DxC9Hcdsd5taQ2xs8

Contactos:
neinvestigadoresbraga@gmail.com
https://www.facebook.com/noitedosinvestigadorespt/
http://noitedosinvestigadores.org/
https://www.youtube.com/channel/UCoGmMgCx-MOtpFfH_JGlspw?view_as=subscriber

 
This project has received funding from the European Union’s Horizon Europe research and innovation programme Marie Skłodowska Curie actions under proposal No 101061524.
A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.
Programa Horizonte Europa Investigação & Inovação.

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