Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

Voltar Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas (Mestrado) 2018/2019


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Biologia Molecular
  • Biotecnologia de Plantas

Contactos


    Escola de Ciências
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604390 Fax: 253604398
    E-Mail: cpedagogico@ecum.uminho.pt; sec@ecum.uminho.pt
    URL: https://www.ecum.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas visa a formação e qualificação pós-graduada de recursos humanos nas áreas de bioquímica, biologia molecular e funcional e biotecnologia, complementadas com competências nas áreas do empreendedorismo, de modo a habilitá-los à realização de projetos de I&D com forte componente de inovação. Este curso alia competências do Departamento de Biologia (Escola de Ciências), Departamento de Engenharia Biológica (Escola de Engenharia) e Departamento de Gestão (Escola de Economia e Gestão), utilizando os recursos humanos e materiais existentes nestes Departamentos, e nos centros a eles associados, nas áreas especificas de (a) Biologia Molecular e Biotecnologia Vegetais e áreas afins, (b) Engenharia Bioquímica e Biotecnologia, e (c) Gestão.
Este Mestrado tem a duração de dois anos. As competências adquiridas no primeiro ano poderão, então, ser associadas ao desenvolvimento de projetos de investigação, com a duração de 1 ano, quer sejam de índole mais fundamental ou mais aplicada, seja à escala de laboratório ou mais industrial, ou ao desenvolvimento de ideias de negócio/criação de empresas de base tecnológica. Este ciclo de estudos permite, assim, a definição de um perfil de especialização sólido mas eclético, mais compaginado com desafios da sociedade moderna.

Resultados de aprendizagem


O Mestre em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas será atribuído aos alunos que demonstrem:
1. Possuir competências científicas e tecnológicas nos seguintes domínios:
1.1. bioquímica, metabolismo e metabolómica vegetais;
1.2. biologia funcional e do desenvolvimento de plantas;
1.3. biologia molecular, engenharia genética e bioinformática;
1.4. biotecnologia vegetal;
1.5. processos de separação e processamento de bioprodutos;
1.6. gestão estratégica, marketing, previsão de risco, investigação e planeamento comercial associadas à inovação e empreendedorismo empresarial em biotecnologia molecular, biotecnologia vegetal, ou outro sector de valorização do património vegetal.
2. Saber aplicar esses conhecimentos para resolver problemas específicos na área da Biologia Molecular e Biotecnologia;
3. Saber programar e executar trabalho científico, assim como as estratégias mais adequadas, para responder a um determinado problema;
4. Saber elaborar uma plano de negócio;
5. Recolher, selecionar e interpretar a informação bibliográfica adequada à resolução de problemas específicos;
6. Saber comunicar cientificamente os resultados obtidos em diferentes fóruns científicos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do terceiro ciclo, nomeadamente aos programas doutorais “AgriChains – cadeias de produção agrícola”; Biologia Molecular e Ambiental e doutoramento em Biologia da ECUM, assim como outros programas nacionais e internacionais nas áreas das biociências e biotecnologias.

Saídas profissionais


O Mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas oferece um plano de estudos, flexível e capacitador de formação de diferentes perfis de profissionais. A aquisição de competências numa área de Biologia Molecular e/ou de Biotecnologia Vegetal potenciam a investigação fundamental ou aplicada nestas áreas. O espírito empreendedor dos alunos é ainda estimulado pelo desenvolvimento de comportamentos e competências empreendedoras, facilitadoras da criação de novos negócios de base biotecnológica. Assim, as saídas profissionais são diversificadas e incluem: a integração em equipas multidisciplinares de investigação em laboratórios públicos ou privados, nacionais ou internacionais; a integração em empresas e indústrias de base biotecnológica; criação de empresas de base biotecnológica.

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula no Curso:
a) Os titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em áreas das Ciências Biológicas, incluindo Biologia, Biologia Aplicada, Biologia-Geologia, Ensino de Biologia, Ensino de Biologia-Geologia; Ciências Farmacêuticas, incluindo Farmácia; Bioengenharias, incluindo Engª Biológica; Ciências Agrárias, Agro-Florestais ou Agro-Alimentares, incluindo Agronomia, Engª Agronómica, Engª Agrária, Engª Agrícola, Engª Zootécnica, Engª Florestal; Ciências Veterinárias, incluindo Medicina Veterinária; Ciências da Saúde, incluindo Medicina; Ciências Biomédicas, incluindo Engª Biomédica; Bioquímica, incluindo Engª Bioquímica; Ciências da Nutrição, incluindo Nutricionismo, Ciência Alimentar, Engª Alimentar; Ciências do Ambiente, incluindo Engª do Ambiente; Química e suas variantes, incluindo Química Industrial, Engª Química; áreas afins das referidas;
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos em áreas das Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Bio-engenharias, Ciências Agrárias, Agro-Florestais ou Agro-Alimentares, Ciências Veterinárias, Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas, Bioquímica, Ciências do Ambiente, ou áreas afins; organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado Aderente a este processo;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da Escola de Ciências, como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado num curso de uma das áreas referidas em a) e b) deste Artigo, ou áreas afins.
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da Escola de Ciências, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Poderão ser admitidos, como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do curso.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Curricular Unit Scientific Area ECTS
Year 1 60
S1 Bioquímica e Fisiologia Molecular BioMP 6
S1 Biotecnologia Vegetal BV 6
S1 Engenharia Genética de Plantas e Bioinformática BioMP 6
S1 Metabolismo Secundário e Compostos Bioativos BV 6
S1 Princípios de Marketing G 6
S2 Biorreactores e Processos de Separação EB 6
S2 Introdução ao Empreendedorismo G 6
S2 Opção I 6
Avanços em Biologia Molecular de Plantas BioMP 6
Bionanoparticulas: Desafios e Oportunidades Terapêuticas 6
Biopolímeros Baseados em Fontes Renováveis: da Síntese à Aplicação 6
Células de Mamífero e de Levedura como Modelos Complementares para Compreender a Morte Celular Programada e a Autofagia 6
Degradação e Tráfego de Proteínas na Saúde e na Doença 6
Stress Oxidativo e Antioxidantes 6
S2 Opção II 6
Avanços em Biologia Molecular de Plantas BioMP 6
Bionanoparticulas: Desafios e Oportunidades Terapêuticas 6
Biopolímeros Baseados em Fontes Renováveis: da Síntese à Aplicação 6
Células de Mamífero e de Levedura como Modelos Complementares para Compreender a Morte Celular Programada e a Autofagia 6
Degradação e Tráfego de Proteínas na Saúde e na Doença 6
Stress Oxidativo e Antioxidantes 6
S2 Opção III 6
Avanços em Genómica Microbiana e Bioinformática 6
Bionanossistemas com Aplicações Farmacêuticas e Dermocosméticas 6
Células de Mamífero e de Levedura como Modelos Complementares para Compreender a Morte Celular Programada e a Autofagia 6
Degradação e Tráfego de Proteínas na Saúde e na Doença 6
Engenharia Metabólica 6
Genómica, Metagenómica e Bioinformática 6
Interações Fungo-Hospedeiro e Virulência 6
Nutrição Molecular 6
Stress Oxidativo e Antioxidantes 6
Year 2 60
S1 Tese BV; BioMP; EB 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
18-01-2018
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 34/2011
Data de Registo:
13-07-2011
Validade:
17-01-2022