Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

Voltar Ecologia (Mestrado) 2018/2019


Geral


Grau Académico:
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ecologia

Contactos


    Escola de Ciências
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604390 Fax: 253604398
    E-Mail: cpedagogico@ecum.uminho.pt; sec@ecum.uminho.pt
    URL: https://www.ecum.uminho.pt

Descrição


O aumento demográfico e o desenvolvimento tecnológico levou à delapidação e à degradação dos recursos naturais. A consciencialização de que é mais económico prevenir do que resolver problemas conduz à necessidade de gerir os recursos de forma sustentável. Um conhecimento sólido em Ecologia, nomeadamente no que respeita às relações entre as populações e suas interações com os fatores ambientais, é fundamental se queremos contribuir para a sustentabilidade dos ecossistemas. O curso providencia uma oportunidade para o desenvolvimento de conhecimento, capacidades e outros atributos para uma carreira em Biologia Aplicada, Ciências do Ambiente, Conservação e Gestão dos Recursos Naturais, com vista à integração no mercado de trabalho ou ao prosseguimento para um 3º ciclo de estudos.
O Curso de Mestrado em Ecologia adotou um sistema de ensino modular. Cada UC ocorre isoladamente e as UC sucedem-se no tempo.
O Curso não tem áreas de especialização. A formação especializada é assegurada pela existência de uma oferta de UC optativas onde sob a forma de cursos avançados onde os estudantes têm oportunidade de interagir com especialistas de renome nacional e internacional.
As metodologias de ensino são variadas e incluem aulas teóricas, laboratoriais e de campo de forma a cumprir os objetivos de cada UC. Os estudantes são convidados a interagir fortemente com os docentes.
As teses de mestrado desenvolvem-se em diversos ambientes: laboratórios de investigação, empresas e associações, permitindo uma maior diversidade de abordagens e saídas profissionais.

Resultados de aprendizagem


Um Mestre em Ecologia deve:
1. demonstrar conhecimento e compreensão sobre factos, conceitos, princípios e teorias relevantes em domínios da Ecologia avançada;
2. deve dominar técnicas de investigação, incluindo recolha de informação, desenho experimental e tratamento de dados, amostragem, segurança no laboratório e no campo;
3. mostrar capacidade de gestão e comunicação, incluindo definir um problema, desenhar projectos, tomar decisões, trabalhar em equipa, apresentar relatórios (na escrita e na oralidade) e publicações científicas;
4. mostrar competências em ecologia básica e aplicada no que concerne à dinâmica das populações e das comunidade e ao funcionamento dos ecossistemas; a importância da biodiversidade nos ecossistemas e do valor económico dos recursos biológicos; e métodos moleculares para o estudo da diversidade e da filogenia das populações.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere capacidade técnico-científica para acesso a cursos de Doutoramento.

Saídas profissionais


A integração no mercado de trabalho pode dar-se ao nível de Técnico Superior no Sector Industrial/ Empresarial, nos Serviços, na Administração Pública ou em Organizações Não Governamentais.

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos. 

Pré-requisitos formais


a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das Ciências Biológicas, Ciências do Ambiente, Ciências do Mar, Ciências Agro-Florestais, Engenharia do Ambiente, Engenharia Biológica, Bioquímica, bem como em qualquer outra licenciatura com carácter técnico-científico afim a estas áreas;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas referidas em a);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola de Ciências da Universidade do Minho;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
30-04-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2479/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
29-04-2021