Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Descrição da Unidade

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) é uma Unidade Orgânica de Ensino e Investigação implantada nos campi de Gualtar e Azurém, onde desenvolve as suas atividades de ensino, de investigação e de interação com a sociedade.

As subunidades orgânicas da ECUM, 5 Departamentos e 6 Centros de Investigação, estruturam-se nas áreas científicas de Biologia, Geologia, Física, Matemática e Química, assegurando 11 cursos de licenciatura, 14 de mestrado e 8 de doutoramento.

A qualidade de ensino e investigação perseguida pela ECUM é suportada por 183 docentes com o grau de doutor, 8 investigadores contratados e ainda por 36 trabalhadores não docentes e não investigadores, com formação específica nas suas áreas de atuação, dos quais cerca de 60% desenvolve trabalho especializado na vertente laboratorial.

O conhecimento sólido associado a um espírito inovador conjugam-se para que a ECUM cumpra continuamente a sua missão: investigar, ensinar e divulgar ciência.

 

Ensino

No ano letivo 2015/16, registaram-se 451 inscrições de estudantes em cursos de 1º ciclo e 186 em 2º ciclo. Os cursos de 3º ciclo contam com um total de 106 estudantes.

Todos os cursos de 1º ciclo apresentaram uma taxa de colocação de 100%, à exceção da Licenciatura em Química (65%). Registou-se um aumento de 8,9% no número de estudantes relativamente ao ano letivo anterior. Este aumento resulta de um incremento de 10,2% nos cursos de 1º ciclo e de 5,5% nos cursos de 2º ciclo. A nível de 3º ciclo, observou-se uma diminuição de 20% no número de estudantes de doutoramento, face a 2015. No ano letivo 2015/16 destaca-se a conclusão de 129 dissertações de mestrado e 11 teses de doutoramento. Houve 2153 estudantes de licenciatura a frequentarem UCs lecionadas pela ECUM, 36% dos quais pertencem a cursos de outras UOEI. A ECUM ofereceu 7 UCs Opção UMinho que atraíram 389 alunos, quase duplicando o número de alunos do ano anterior. Houve uma evolução positiva na internacionalização do ensino, principalmente nos cursos de 2º e 3º ciclos, em consequência da articulação com a estratégia de recrutamento de estudantes internacionais da Reitoria.

A ECUM disponibiliza ainda 7 cursos de Formação a Distância: Contactologia Avançada e Superfície Ocular, Atualização em Contactologia Avançada e Superfície Ocular, Geoparques, Análise Estatística de Dados, Terapia Visual, Validação de Métodos Analíticos e Controlo de Qualidade e Ciência com Vistas - Uma vis(i)ta multidisciplinar.

 

Investigação

A investigação realizada na ECUM está organizada em subunidades orgânicas de investigação, designadamente, os Centros de Biologia Funcional de Plantas (CBFP), de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), de Ciências da Terra (CCT), de Física (CF), de Matemática (CMAT), e de Química (CQ). A UMinho integra ainda, através da ECUM, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e um polo do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), sediado na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

Os Centros de Biologia Molecular e Ambiental, de Biologia Funcional de Plantas, de Ciências da Terra e o LIP estão avaliados com classificação de Excelente para o triénio 2015-2017, enquanto o Centro de Física e o CITAB estão avaliados com Muito Bom. Os Centros de Química e Matemática detêm a classificação de Bom.

A atividade científica envolveu 176 investigadores doutorados, 8 investigadores contratados, 37 pós-doutorados e 167 doutorandos. No ano de 2016, destacamos a atividade científica dos membros da ECUM, traduzida em 510 artigos referidos na base de dados ISI Web of Knowledge e um número elevado de projetos com financiamento externo, quer por entidades nacionais (35 projetos), quer internacionais (18 projetos), totalizando quase 2.5 M€. A ECUM conta ainda com cinco programas doutorais que atribuem bolsas de doutoramento.

A ECUM está ainda envolvida em dois projetos estruturantes da sua investigação: o IBS, dedicado aos problemas da bio-sustentabilidade, assente no CBMA; o QuantaLab, dedicado à exploração de materiais quânticos e tecnologias quânticas, assente no CF.

 

Interação com a Sociedade

A estratégia da ECUM inclui a comunicação, promoção e projeção da Escola nas suas principais valências. A extensão à comunidade inclui a articulação do conhecimento científico e tecnológico e o desenvolvimento de aplicações, ao serviço do tecido económico-produtivo, assim como de outras entidades da administração pública.

Relativamente a iniciativas dirigidas ao grande público, destacou-se em 2016: a publicação de cerca de 300 notícias na comunicação social nacional e regional e de 37 artigos no jornal Correio do Minho realizados no âmbito da rubrica semanal “Ciência”; as ações na “Noite Europeia dos Investigadores”, que tiveram a participação de cerca de 1100 visitantes. A promoção da ciência e da ECUM junto da comunidade educativa pré-universitária adquiriu grande destaque, nomeadamente com: a 3ª edição da iniciativa “Férias com Ciência no Campus Júnior”, com a participação de 70 crianças; a 2ª edição de “A minha Escola de Ciências”, com o apoio financeiro das Câmaras Municipais de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães e o envolvimento de 3903 alunos e 60 professores de 24 escolas secundárias destes municípios; visita de 1232 alunos às instalações da ECUM; “Masterclasses Internacionais em Física de Partículas” com a participação de 118 alunos; Feira de Oferta Educativa e Formativa da UMinho com mais de 9000 visitantes; 6ª edição da “Festa da Ciência” com cerca de 700 alunos; Congresso “Ciência, Inovação e Sustentabilidade” onde foram apresentadas 20 comunicações orais, 30 posters, 10 performances de ciência e 18 apresentações de mini-estágios por 450 alunos de 21 escolas secundárias; e a 9ª edição do Verão no Campus onde participaram 60 alunos. De salientar, também, iniciativas com empresas, nomeadamente a 5ª edição da “iSci – Interface Ciência” com a presença de 9 empresas convidadas e 89 alunos e o programa de estágios “AMEC nas empresas” com a participação de 42 alunos em 19 empresas.

Finalmente, importa ainda referir a organização pelas subunidades da ECUM de inúmeras palestras, workshops, ações de formação, exposições e outras atividades, envolvendo escolas, museus, bibliotecas e outras instituições.