Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Spin-offs

Spin-offs de projetos com vínculo a Departamentos ou Centros de Investigação da Escola de Ciências da UMinho :

acutus.png​Acutus
A Acutus está implementada no mercado nacional na área de equipamento laboratorial científico e didático. Fornecemos todo o material e equipamento necessário ao funcionamento de laboratórios das áreas da Química, Física, Biologia e Geologia.​
​Luís Martins
martins@acutus.pt​
www.acutus.pt​
concept_beer.pngConcept Beer
A Concept Beer é uma empresa dedicada a melhorar a qualidade da cerveja artesanal em Portugal, com formações e consultoria especializada, bem como análises químicas e biológicas. Com o mercado da cerveja artesanal em franca expansão, os cervejeiros necessitam de obter cerveja sempre nas melhores condições possíveis, para fazer face à concorrência. Com a realização de análises periódicas é possível atingir esse objetivo e desse modo obter uma vantagem comercial para com outros produtos não analisados. Para além disso pretendemos preencher a lacuna de conhecimento na área da microbiologia da cerveja por parte de alguns produtores, através de serviços de consultoria e formações. A nossa ampla formação em microbiologia permite-nos auxiliar em diversos problemas do cervejeiro artesanal bem como na formação sobre técnicas assépticas.
​João Silva
joaosilva@conceptbeer.pt
www.conceptbeer.pt
EarthEssences.pngEarth Essences
O nosso foco é a produção certificada, em Modo Biológico, de Plantas Aromáticas, Medicinais e extração dos seus Óleos Essenciais. Acreditamos num processo meticuloso e de qualidade para levar até si a essência da natureza através da produção e transformação deste tipo de plantas. Praticamos agricultura de sustentabilidade recorrendo a tecnologia de ponta para extrair de modo disciplinado o melhor que a terra tem.
​Rita Trindade
rita.trindade@earthessences.pt
www.earthessences.pt
ecofoot.pngEcofoot
O Projeto Ecofoot consiste na produção de nanopigmentos funcionais e outros produtos similares de aplicação à indústria de tinturaria e acabamentos têxteis, e de I&D na aplicação a outras indústrias de aplicação de corantes e pigmentos (papel, cabelo, curtumes, tintas gráficas, tintas de revestimento). Têm a vantagem sobre os corantes no facto de não necessitarem de lavagens posteriores ao tingimento ou estamparia, nomeadamente no tingimento de fibras celulósicas tais como o algodão, necessitando somente de um enxaguamento, sendo a poupança em água e energia significativas, com as consequentes implicação ecológicas.
Jaime Rocha Gomes
rgomes@det.uminho.pt
​www.ecofoot.pt
Geosite.jpgGEOSITE
A GEOSITE dedica-se à prestação de serviços em geociências relacionados com o ordenamento do território, gestão e educação ambiental, turismo científico e conservação da natureza. Assume-se como um projeto inovador e diferenciador que assenta na conceção e oferta, a nível internacional, de serviços e produtos exclusivos desenvolvidos por uma equipa altamente especializada. Organiza-se em três áreas de trabalho fundamentais: Geoturismo, Geoconservação e Cartografia.
Paulo Pereira
info@geosite.pt
​www.geosite.pt
nanodelivery.pngNanodelivery - I&D EM BIONANOTECNOLOGIA
​A Nanodelivery tem como missão a investigação e desenvolvimento de produtos e processos biológicos utilizando a nanotecnologia para aplicações nas áreas de saúde, biologia, cosmética, nutrição e biosensorização. O objetivo principal da Empresa é o desenvolvimento de nanovetores para serem usados com agentes de transfeção no campo da Biologia Molecular assim como na área da Saúde para terapia génica. A versatilidade dos produtos combinada com o know-how da equipa de investigação multidisciplinar permitirá o desenvolvimento de produtos para uma gama variada de indústrias (cosmética, alimentação e têxtil).
​Elisabete Oliveira
beta@fisica.uminho.pt
nanopaint.jpgNanopaint
A Nanopaint é uma empresa tecnológica especializada na área de tintas electroactivas. Dedica-se à produção e comercialização de polímeros modificados à escala atómica, utilizando diversas técnicas laboratoriais de modo a obter tintas específicas para cada tipo de aplicação, criando desta forma novos produtos com valor acrescentado.
​​Juliana Oliveira
joliveira@nanopaint-tech.com
www.nanopaint-tech.com
NaturalConcepts.pngNatural Concepts
​Fundada em 2008, a empresa NaturalConcepts Lda. tem como área de negócio o desenvolvimento, produção e comercialização de produtos 100% naturais baseados em plantas aromáticas e medicinais (PAM). Aqui incluem-se chás e infusões, óleos essenciais, óleos base e manteigas, entre outras matérias-primas para aromaterapia. Com elevado know-how acumulado, a nossa empresa presta também serviços no desenvolvimento de soluções naturais para diversas áreas como a Alimentar e Cosmética.
​Marylène Lombardo
geral@naturalconcepts.pt
www.naturalconcepts.pt
phytoclean.pngPhytoClean
​A PhytoClean é uma empresa de cariz ambiental, que se dedica principalmente à produção, venda e aplicação de plantas aquáticas com características depuradoras. Estas espécies autóctones tem a capacidade de limpeza de águas e solos, pois eliminam elementos prejudiciais ao ambiente, reabilitando assim locais contaminados e degradados. A utilização de espécies autóctones fomenta a biodiversidade e permite um maior enquadramento paisagístico. Existe uma vasta aplicação, desde piscinas, lagos, tratamento de águas residuais domésticas e industriais, reabilitação de explorações mineiras, entre outras. Como forma de complemento a PhytoClean fornece ainda serviços de consultoria, que passam pelo estudo e auxílio da escolha da espécie que mais se adequa ao local e aos elementos a eliminar/reduzir, implementação das plantas e infraestruturas necessárias, executando também análises químicas ao solo e água. A PhytoClean fornece, assim, um serviço especializado “chave-na-mão” de soluções adequadas a cada caso. Temos como missão contribuir para um caminho mais sustentável, ecológico e amigo do ambiente. Através da aplicação deste tipo de plantas, evita-se a contaminação e utilização de químicos prejudiciais ao Homem e ao Ecossistema.
​Patrícia Gomes
geral@phytoclean.pt
www.phytoclean.pt
sinergeo.pngSinergeo
​A Sinergeo - Soluções Aplicadas em Geologia, Hidrogeologia e Ambiente Lda., foi fundada em 2006 e é constituída por profissionais licenciados em Geologia. Dedicamo-nos desde então à prestação de serviços, consultoria e execução de projectos nas áreas da geologia, hidrogeologia, geofísica e geotecnia. Apostamos na melhoria das capacidade técnicas e inovadoras da nossa equipa e na aquisição dos mais modernos equipamentos e software como forma de aumentar a nossa eficácia e eficiência e reforçar a imagem de profissionalismo e dinamismo.
Jorge Oliveira
jorgeoliveira@sinergeo.pt
​www.sinergeo.pt
somatica.gifSomatica, Materials & Solutions
A Somatica é uma empresa tecnológica que desenvolve materiais electroactivos, incorporando estes nos produtos dos seus clientes e criando valor acrescentado. É líder nacional na área dos dispositivos de entrada de dados para a industria.
Jivago Nunes
jivagonunes@somatica.pt
​www.somatica-ms.com
spm_nanosolutions.jpgSPM Nanosolutions
A SPM Nanosolutions é uma empresa que realiza actividades de I&D em biotecnologia e nanotecnologia, focando-se no desenvolvimento de nanossistemas de base magnética em duas áreas de investigação prioritárias: ciências da saúde e ciências do ambiente.
​Daniela Pereira
spm.nanosolutions@gmail.com
vinalia.pngVINALIA
​A Vinalia apresenta-se como um interlocutor pluridisciplinar com o sector empresarial vitivinícola, actuando em quatro vertentes: Investigação e desenvolvimento, Consultoria, Formação, Representação e Comercialização de equipamentos enológicos. A empresa presta serviços relac​ionados com a optimização da qualidade das uvas, das vinificações e da estabilização e conservação de vinhos.
​Isabel Araújo
isabel.araujo@vinalia.com.pt​
www.vinalia.​com.pt