Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

À Roda da Energia


Responsáveis pela formação:
Maria Dulce Silva Geraldo, Maria de Fátima Malveiro Bento, Isabel Maria Cravo Aguiar Pinto Mina, Sara Raquel Reis Silva, Maria de Fátima Cunha Nunes Sá Machado, Carla Maria Faria Alves Pires Antunes, Maria de Fátima Morais da Silva.
 
Tópicos programáticos:
A Oficina envolve uma prática pedagógica e didática que implica a valorização de metodologias ativas, a criação de materiais adequados às áreas curriculares específicas que os docentes lecionam, à articulação interdisciplinar e ao trabalho de natureza pedagógica e colaborativa.

Trabalho presencial:
1ª Sessão presencial (6h): Literatura para a Infância e Energia: leitura(s) e mediação leitora
- Apresentação e análise de obras com o objetivo de conhecer melhor a poesia para a infância;
- Discussão de propostas para abordar a obra “Roda que Roda” de João Manuel Ribeiro (poemas) e de Miriam Reis (ilustrações);
- Exploração das sinergias entre Educação Literária e Educação Dramática orientada para a obra “Roda que Roda” através de jogos dramáticos.

2ª Sessão presencial (6h): ENERGIA: formas e transformações
- Sessão de aula dialogada sobre os diversos conceitos relativos ao tema Energia, dando resposta a questões como: O que é a Energia? Onde se encontra? Como se manifesta?
- Sessão de aula demostrativa sobre uma experiência com o pêndulo de Newton para concretizar a comparação entre o ensino baseado em IBSE e ensino “tradicional” e exposição sobre outras metodologias de aprendizagem ativas na dinamização de atividades experimentais como o Ensino por projeto e o Hands-on. 
- Trabalho em grupo de formandos, tendo como base um “desafio energético”, com vista à discussão e diferenciação entre as Aprendizagens Essências e Ações Estratégicas de acordo com o Perfil do aluno do pré-escolar e do 1º ciclo.

3ª sessão presencial (6h): Metodologia de Trabalho por Projeto
- Sessão prática de trabalho por projeto realizado por grupos mistos (educadores e professores) orientada para o desenvolvimento de atividades experimentais dirigidas às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo sobre a temática Energia;
- Execução dos trabalhos práticos sobre os temas atribuídos aos diversos grupos com a partilha de reflexões sobre a natureza pedagógica, curricular e interdisciplinar dos mesmos;
- Supervisão do desenvolvimento dos projetos por parte das formadoras, esclarecendo as dúvidas e incentivando a intencionalidade das atividades experimentais e criativas.

4ª sessão presencial (7h): Projetos e Protocolos - Avaliação
- Sessão de demostração dos formados que apresentam os projetos desenvolvidos, evidenciam a intencionalidade das aprendizagens a desenvolver nas crianças e justificam a escolha da metodologia ativa;
- Reflexão crítica sobre o desenvolvimento do projeto de formação suportado por metodologias ativas de aprendizagem e sobre os protocolos experimentais a implementar em sala de aula no contexto do ensino básico.

Trabalho autónomo (25 h):
- Trabalho de projeto realizado em grupo para conceber e realizar uma experiência que demonstre uma manifestação da energia sobre o tema atribuído: A energia do calor; Energia do movimento e Transferências de energia;
- Elaboração de protocolos experimentais baseados em metodologias ativas para fomentar a aprendizagem destes conceitos nas crianças.

 Número de horas / Tipologia: 25 h (presencial) + 25h (autónomo) .
 
Calendário - Horário: a definir.
 
Local de funcionamento: Escola de Ciências da UMinho, Campus de Gualtar, Braga.
 
Data limite para inscrições: a definir.
 
Custo: a definir.
 
Contacto: 
Escola de Ciências
Universidade do Minho 
Campus de Gualtar ​
4710-057 Braga 
Email: sec@ecum.uminho.pt 
Telefone: 253601531
 
Destinatários:
Professores dos Grupos 100 e 110.
 
Observações: 
Este curso está acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua para professores dos Grupos 100 e 110.