A Oficina envolve uma prática pedagógica e didática que implica a valorização de metodologias ativas, a criação de materiais adequados às áreas curriculares específicas que os docentes lecionam, à articulação interdisciplinar e ao trabalho de natureza pedagógica e colaborativa.
Trabalho presencial:
1ª Sessão presencial (6h): Literatura para a Infância e Energia: leitura(s) e mediação leitora
- Apresentação e análise de obras com o objetivo de conhecer melhor a poesia para a infância;
- Discussão de propostas para abordar a obra “Roda que Roda” de João Manuel Ribeiro (poemas) e de Miriam Reis (ilustrações);
- Exploração das sinergias entre Educação Literária e Educação Dramática orientada para a obra “Roda que Roda” através de jogos dramáticos.
2ª Sessão presencial (6h): ENERGIA: formas e transformações
- Sessão de aula dialogada sobre os diversos conceitos relativos ao tema Energia, dando resposta a questões como: O que é a Energia? Onde se encontra? Como se manifesta?
- Sessão de aula demostrativa sobre uma experiência com o pêndulo de Newton para concretizar a comparação entre o ensino baseado em IBSE e ensino “tradicional” e exposição sobre outras metodologias de aprendizagem ativas na dinamização de atividades experimentais como o Ensino por projeto e o Hands-on.
- Trabalho em grupo de formandos, tendo como base um “desafio energético”, com vista à discussão e diferenciação entre as Aprendizagens Essências e Ações Estratégicas de acordo com o Perfil do aluno do pré-escolar e do 1º ciclo.
3ª sessão presencial (6h): Metodologia de Trabalho por Projeto
- Sessão prática de trabalho por projeto realizado por grupos mistos (educadores e professores) orientada para o desenvolvimento de atividades experimentais dirigidas às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo sobre a temática Energia;
- Execução dos trabalhos práticos sobre os temas atribuídos aos diversos grupos com a partilha de reflexões sobre a natureza pedagógica, curricular e interdisciplinar dos mesmos;
- Supervisão do desenvolvimento dos projetos por parte das formadoras, esclarecendo as dúvidas e incentivando a intencionalidade das atividades experimentais e criativas.
4ª sessão presencial (7h): Projetos e Protocolos - Avaliação
- Sessão de demostração dos formados que apresentam os projetos desenvolvidos, evidenciam a intencionalidade das aprendizagens a desenvolver nas crianças e justificam a escolha da metodologia ativa;
- Reflexão crítica sobre o desenvolvimento do projeto de formação suportado por metodologias ativas de aprendizagem e sobre os protocolos experimentais a implementar em sala de aula no contexto do ensino básico.
Trabalho autónomo (25 h):
- Trabalho de projeto realizado em grupo para conceber e realizar uma experiência que demonstre uma manifestação da energia sobre o tema atribuído: A energia do calor; Energia do movimento e Transferências de energia;
- Elaboração de protocolos experimentais baseados em metodologias ativas para fomentar a aprendizagem destes conceitos nas crianças.