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Ciência para os desafios globais


Responsáveis pela formação:
Ana Paula de Almada Faria de Bettencourt Estevão, Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho
António Mário Lourenço da Fonseca Almeida, Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Carlos Miguel da Silva Costa, Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Isabel Maria Cravo Aguiar Pinto Mina, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Jorge Manuel Vieira Pamplona, Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Luís Miguel Barros Gonçalves, Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Maria Antónia Paulo Dias Pereira Forjaz, Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Maria Cláudia Freitas de Sousa Mendes Araújo, Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Maria Dulce Silva Geraldo, Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Maria Isabel Pontes Correia Neves, Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Maria Paula Freitas de Sousa Mendes Martins, Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Maria Suzana Freitas de Sousa Mendes Gonçalves, Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Nelson Miguel Macedo da Silva Pereira, Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Nuno Filipe da Silva Fernandes de Castro, Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Paulo Jorge Silva Pereira, Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Raquel Menezes da Mota Leite, Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
 
Tópicos programáticos:
A formação integrará uma série de atividades diversificadas sobre temas científicos que estão incluídos nos programas das disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química, e Matemática, abrangendo os domínios relacionados com os grandes desafios globais que enfrentamos, tais como alterações climáticas, esgotamento dos recursos, neutralidade carbónica, desenvolvimento sustentável, economia verde, entre outros.

As atividades serão:

“Saída de campo - Geomorfologia da Serra do Gerês” (9h) – 5 de julho, das 08h00 às 17h00
O principal objetivo da saída de campo é discutir a evolução da paisagem da Serra do Gerês, destacando a importância da geodiversidade e dos processos geomorfológicos; em várias paragens, serão realçadas as principais características geomorfológicas da serra, com destaque para o modelado granítico e para o condicionamento tectónico na drenagem fluvial; com a caminhada ao sector do Compadre, os participantes poderão observar ao vivo alguns dos principais vestígios glaciários da Serra do Gerês. 
Recomendações: os participantes devem levar comida (o almoço será volante durante a caminhada ao vale de Compadre), água em quantidade suficiente para a atividade, calçado confortável e adequado para trilho em montanha, chapéu e protetor solar.

“Workshop - Impressão 2D e 3D” (3h) – 19 de julho, das 14h30 às 17h30
As técnicas de fabricação aditiva como a impressão 2D e 3D têm tido um crescimento rápido nos últimos anos, devido ao seu forte potencial de aplicabilidade nos contextos da digitalização, da transição energética ou a biotecnologia, resultando numa melhor integração dos materiais nos dispositivos, capacidade de obtenção de protótipos com relativa rapidez e com geometrias não convencionais de onde resulta uma elevada versatilidade de design. Igualmente, permite a processabilidade de uma ampla variedade de materiais, apresenta baixos custos e vantagens ambientais. Estas tecnologias baseiam-se na acumulação gradual de material de diversos tipos para formar uma estrutura 2D ou 3D previamente projetada com um modelo auxiliado por computador. Os materiais que podem ser impressos vão desde polímeros até metais, passando pelos compósitos, e são aplicados em diversas áreas desde a indústria do automóvel até à eletrônica, entre outras.

“Workshop - Química e Ambiente: Simulação de uma ETA” (3h) – 13 de setembro, das 14h30 às 17h30
Nesta atividade é apresentado um campo de aplicação da Química no Ambiente, explicando o funcionamento das Estações de Tratamento de Águas (ETA) e simulando em laboratório as etapas de tratamento. Essencial para professores, combina teoria e prática, sensibiliza para a preservação ambiental, desenvolve habilidades laboratoriais e pensamento crítico, promove trabalho em equipa e atualiza conhecimentos.

“Ciência com Vistas nas 7 Fontes” (3h) – 14 de setembro, das 09h30 às 12h30 
Tudo começa um pouco pela capacidade de nos maravilharmos ao observar e, pouco a pouco, irmos aprendendo a tocar à porta da pedra e da gota de água e da flor, pedindo-lhes que nos deixem entrar na sua intimidade. Nos caminhos que palmilhamos, nos afloramentos que observamos, nas pedras (das capelas e das condutas) e na água que emerge de nascentes - armazenada e cedida pelas rochas e estruturas geológicas - sentimos a ubiquidade da Terra. 
Esta atividade é um desafio que consiste num percurso pedestre ao longo do Vale das Sete Fontes, em que a observação e a contemplação deste lugar permitem interpretar a natureza à luz de vários saberes científicos. A água é o fio condutor para as apresentações, as demonstrações e as observações ativas de fenómenos, aprofundando-os e revelando-os como fonte de conhecimentos e aprendizagens de cariz multidisciplinar. Os participantes são ainda convidados a documentar fotograficamente a atividade. 

“Workshop - Matemática e Arte” (3h) – 20 de setembro, das 14h30 às 17h30
À primeira vista, Matemática e Arte parecem ser dois conceitos disjuntos, mas, na realidade, Matemática e Arte são dois mundos que coexistem e se inspiram mutuamente. Há artistas, como da Vinci ou Escher, que sentiram necessidade de adquirir e desenvolver conhecimentos matemáticos para desenvolver a sua visão artística. E há matemáticos (e cientistas da computação) que, atendendo às qualidades estéticas da Matemática, exprimem os seus sentimentos, não só provando teoremas mas também produzindo arte.
De entre as duas grandes finalidades do ensino da matemática – a finalidade instrumental (de aplicação) e a finalidade cultural (formativa) – podemos inserir a estética e o prazer intelectual na finalidade cultural. A matemática pode contribuir para o desenvolvimento do sentido estético a dois níveis: fora do domínio da matemática e dentro da própria matemática. Fora do domínio da matemática, principalmente no caso da Geometria, ela assume-se como um instrumento que contribui para a compreensão e a apreciação das obras de arte, tendo surgido correntes artísticas que se inspiraram nas formas geométricas, como foi o caso do Cubismo. Dentro da Matemática, as suas regularidades e as suas leis, pela sua “beleza”, são elas próprias uma fonte do desenvolvimento do sentido estético.
Nesta atividade, iremos abordar alguns tópicos onde se dá este encontro entre a Matemática e a Arte, tais como origami, pavimentações e simetrias e falaremos de alguns dos principais cientistas/artistas neste encontro.

“Noite Europeia dos Investigadores (NEI)” (2h) – 27 de setembro
A NEI é um evento europeu anual de comunicação e promoção científica que conecta cientistas e o público em geral, particularmente os jovens, e dá vida à investigação através de atividades educativas e divertidas. O objetivo é proporcionar que professores e alunos interajam com investigadores e compreendam melhor os desafios sociais e como a investigação é fundamental para superá-los, e inspirar os jovens a seguir carreiras na ciência e na investigação. A Noite Europeia dos Investigadores decorrerá no Forum Braga, entre as 16h e as 24h.

“Palestra - Como pode a Estatística ajudar na sobrevivência da sardinha?” (1h) – 27 de setembro, das 16h30 às 17h30 (Integrada na NEI)
Uma conversa sobre o papel da estatística na recuperação da biodiversidade marinha e sustentabilidade das pescas. Objetivo? Melhorar o conhecimento sobre a real abundância da sardinha na costa portuguesa, recorrendo à análise de dados recolhidos pelos próprios pescadores, e durante as campanhas científicas promovidas periodicamente pelo IPMA. 

“Palestra - A Física das Partículas Elementares” (1h) – 27 de setembro, das 18h00 às 19h00 (Integrada na NEI)
Palestra onde se fará uma introdução à Física das Partículas Elementares, com ênfase nos métodos experimentais e questões em aberto. 


 Número de horas / Tipologia: 25 h (presencial) .
 
Calendário - Horário: 5 e 19 de julho, 13, 14, 20 e 27 de setembro de 2024, sujeito a ajustes em função do horário letivo dos formadores.
 
Local de funcionamento: Escola de Ciências da UMinho, Campus de Gualtar, Braga, e exterior.

Destinatários: Professores dos Grupos 230, 500, 510 e 520.

Número mínimo/máximo de alunos: 15/30 alunos.
 
Custo: 60€ (sessenta euros).

Regime de avaliação: 
Os formandos serão sujeitos a uma avaliação de acordo com:
- participação nas atividades;
- reflexão escrita, individual, sobre temáticas abordadas nas sessões (1 página A4);
- a aprovação pressupõe a realização de 2/3 das atividades propostas (mínimo 16 horas + reflexão escrita).

 Data limite para inscrições: 20 de junho de 2024

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Observações: 
Este curso está emprocessor de acreditação pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua para professores dos Grupos 230, 500, 510 e 520.
 

Contacto: 
Escola de Ciências
Universidade do Minho 
Campus de Gualtar ​
4710-057 Braga 
Email: sec@ecum.uminho.pt 
Telefone: 253601531