É reconhecida a importância da aprendizagem das ciências e a aquisição de competências literárias, artísticas e dramáticas no desenvolvimento das crianças. A realidade, tecnológica e competitiva, em mudança, exige que as crianças possuam conhecimentos e competências técnicas, competências de pensamento crítico e reflexivo, de criatividade, assim como, competências humanas e sociais.
A formação de crianças e jovens pretende criar cidadãos conscientes, reflexivos, participativos e críticos face aos problemas do mundo. Estas competências podem ser desenvolvidas através da abordagem experimental das ciências, da literatura para crianças e das expressões artísticas e dramáticas.
Assim, proporcionaremos aos professores uma formação em ciências experimentais que promova conhecimento científico e implementação de estratégias ativas em contexto de sala de aula.
I. Apresentação do Projeto Cenas & Ciências (3 horas)
Processos Cognitivos Criativos (T e P) - (5 horas)
- Sinestia;
- Flexibilidade preceptiva;
- Imagética;
- Metáforas e Analogias;
- Criação de Problemas;
- Descoberta de Problemas.
II. Estratégias ativas: (8 horas T e P)
- Inquiry-based Science Education (IBSE);
- Hands-on;
- Trabalho cooperativo / colaborativo.
Transdisciplinaridade
- Multidisciplinaridade;
- Interdisciplinaridade;
- Transdisciplinaridade.
III. Avaliação das atividades através de instrumentos de avaliação das estratégias ativas - (8horas)
Educação Inclusiva
- Educabilidade Universal;
- Equidade;
- Inclusão;
- Flexibilidade.
Avaliação da aplicação do Projeto Cenas & Ciências:
- Análise SWOT;
- Avaliação do impacto da ação nos diferentes contextos escolares.
IV. Avaliação final do Curso de Formação de Professores – (1 hora)