Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Ciências experimentais: a arte da criatividade


Responsáveis pela formação:
Maria Dulce Silva Geraldo, Maria de Fátima Malveiro Bento, Isabel Maria Cravo Aguiar Pinto Mina, Sara Raquel Reis Silva, Carla Maria Faria Alves Pires Antunes, Manuel Filipe. C. Martins Costa, Maria de Fátima Morais da Silva, Cristina Maria Palhares Crispiniano Vieira Sousa Ferreira.
 
Tópicos programáticos:
É reconhecida a importância da aprendizagem das ciências e a aquisição de competências literárias, artísticas e dramáticas no desenvolvimento das crianças. A realidade, tecnológica e competitiva, em mudança, exige que as crianças possuam conhecimentos e competências técnicas, competências de pensamento crítico e reflexivo, de criatividade, assim como, competências humanas e sociais. 
A formação de crianças e jovens pretende criar cidadãos conscientes, reflexivos, participativos e críticos face aos problemas do mundo. Estas competências podem ser desenvolvidas através da abordagem experimental das ciências, da literatura para crianças e das expressões artísticas e dramáticas.
Assim, proporcionaremos aos professores uma formação em ciências experimentais que promova conhecimento científico e implementação de estratégias ativas em contexto de sala de aula.

I. Apresentação do Projeto Cenas & Ciências (3 horas)

 Processos Cognitivos Criativos (T e P) - (5 horas)
- Sinestia;
- Flexibilidade preceptiva;
- Imagética;
- Metáforas e Analogias;
- Criação de Problemas;
- Descoberta de Problemas.

II. Estratégias ativas: (8 horas T e P)
- Inquiry-based Science Education (IBSE);
- Hands-on;
- Trabalho cooperativo / colaborativo.
Transdisciplinaridade 
- Multidisciplinaridade;
- Interdisciplinaridade;
- Transdisciplinaridade.

III. Avaliação das atividades através de instrumentos de avaliação das estratégias ativas - (8horas)
Educação Inclusiva
- Educabilidade Universal;
- Equidade;
- Inclusão;
- Flexibilidade.

Avaliação da aplicação do Projeto Cenas & Ciências:
- Análise SWOT;
- Avaliação do impacto da ação nos diferentes contextos escolares.

IV. Avaliação final do Curso de Formação de Professores – (1 hora)

 Número de horas / Tipologia: 25 h .
 
Calendário - Horário: a definir.
 
Local de funcionamento: Escola de Ciências da UMinho, Campus de Gualtar, Braga.
 
Data limite para inscrições: a definir.
 
Custo: a definir.
 
Contacto: 
Escola de Ciências
Universidade do Minho 
Campus de Gualtar ​
4710-057 Braga 
Email: sec@ecum.uminho.pt 
Telefone: 253601531
 
Destinatários:
Professores dos Grupos 100 e 110.
 
Observações: 
Este curso está acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua para professores dos Grupos 100 e 110.