Maria Antónia Forjaz, Departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Cristina Aguiar, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Judite Almeida, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho
A educação básica requer oportunidades de aprendizagem que sublinhem a utilização das Ciências Naturais e da Matemática em variados contextos. Neste sentido esta ação é constituída por diferentes módulos, com temáticas diversificadas mas em que, sob um dado tema, são sempre propostas atividades quer de índole das ciências naturais quer da matemática. A ideia é tornar as Ciências vivas para as crianças, o que no ensino básico pressupõe propor tarefas que se adaptem aos seus interesses e estimulem a sua aprendizagem. É também um objetivo que as tarefas reflitam conexões matemáticas e das diferentes ciências, encaradas sob diferentes perspetivas. Consideram-se ligações com a vida real, com a área curricular de Ciências e conexões dentro da própria Matemática, propondo-se situações de ensino-aprendizagem ligadas a qualquer uma das áreas temáticas do 2.º ciclo do Ensino Básico das Ciências (Terra- Ambiente de Vida: Diversidade da vida, A célula — unidade de vida, Moléculas e compostos imprescindíveis à vida, Processos Vitais comuns aos Seres Vivos (Animais e Plantas), Microrganismos, Higiene pessoal e Estilos de Vida) e da Matemática (Geometria e Medida, Números e Operações, Álgebra, e Organização e Tratamento de Dados).
I. Apresentação
- Ensino experimental das Ciências
- A Oficina de Formação: apresentação da equipa de formadores, dos conteúdos, objetivos e metodologias de avaliação.
II. Módulo 1: H2O: água para a vida
- Água: molécula imprescindível à vida, qualidade, propriedades, estados, distribuição na Natureza;
- Pegada hídrica: definição e cálculo numérico mental e escrito, estimativa de resultados e uso de valores aproximados.
III. Módulo 2: Alimentos, nutrientes & calorias
- Alimentação: os alimentos como veículos de nutrientes; importância para o mundo vivo;
- Roda dos alimentos;
- Principais nutrientes e sua identificação; utilização dos nutrientes no crescimento e na produção de energia;
- Calorias: sua obtenção, cálculo e comparação em diferentes alimentos; cálculo da TMB (Taxa Metabólica Basal).
IV. Módulo 3: Célula: da simplicidade à complexidade
- Célula microbiana, animal e vegetal: diferenciação e construção de modelos;
- Níveis de organização no organismo humano: contribuição de diferentes células para a construção de diferentes órgãos do corpo humano: observação de tecidos;
- Corpo humano: medir e comparar diferentes partes: ordens de grandeza de números; noção de grandezas diretamente proporcionais e de constante de proporcionalidade direta; proporções – o homem de Vitrúvio.
V. Módulo 4: Bate, bate coração
- Órgãos vitais: o coração, o sangue e os seus constituintes;
- Disseção e observação do coração de um mamífero;
- Exploração do conceito de frequência cardíaca bem como o de índice de bem-estar (Índice de Ruffier);
- Recolha e organização de dados, construção de tabelas e gráficos (uso de papel milimétrico).
VI. Módulo 5: O mundo é dos pequenos!
- Microrganismos: quem são: aliados ou inimigos?;
- Crescimento e reprodução microbianas, potências de expoente natural;
- Meios de defesa contra as infeções microbianas;
VII. Módulo 6: Diz-me como vives, dir-te-ei como és
- Higiene pessoal: a pele;
- O Sol: importância na vida animal e vegetal; cuidados com a exposição solar;
- Classificação dos diferentes polígonos; representar, descrever e construir figuras no plano e no espaço e identificar propriedades que as caracterizam; pavimentações..