Ignorar Comandos do Friso
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Experimentar Scientia


Responsáveis pela formação:
Maria Antónia Forjaz, Departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências da Universidade do Minho 
Cristina Aguiar, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho 
Judite Almeida, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho
 
Tópicos programáticos:
Aliar a aquisição de conhecimentos científicos e técnicos ao desenvolvimento de atitudes que assegurem aos cidadãos a avaliação e a aplicação desse conhecimento é missão da Escola. As Ciências da Natureza podem prestar um contributo nesta tarefa, preparando os jovens para um mundo que não é o que conhecemos, ao ajudar os alunos (i) a desenvolver a compreensão de si próprios e do mundo que os rodeia, (ii) a entender a ciência como uma atividade humana que busca conhecimento e o aplica na resolução de problemas da vida e (iii) a desenvolver capacidades e atitudes que os leve a querer saber e a ter prazer na descoberta. O uso da metodologia experimental na resolução de problemas facilitará a compreensão do mundo, aplicando o método científico, estimulando a curiosidade, a cooperação, desenvolvendo a capacidade de observação, o raciocínio e o sentido crítico.
Por outro lado, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem constitui um desafio central e a valorização profissional dos docentes através da formação contínua deverá ser realizada tendo também em conta o saber-fazer prático. É ensejo desta oficina contribuir para a formação de docentes e induzir a produção de materiais adequados às CN do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, preferencialmente com caráter experimental e interdisciplinar que, de algum modo, assegurem a transformação das práticas, acompanhadas por uma autorreflexão. 
Acresce que as formadoras integram o projeto de divulgação de ciência Scientia.com.pt em cujo âmbito têm promovido atividades hands-on periódicas para crianças e jovens, e outras sessões de divulgação de Ciência para públicos diversificados. Acreditamos ser também esta uma razão para o CFAE Braga/Sul nos desafiar a dinamizar esta oficina.

A oficina é constituída por diferentes módulos, com temáticas diversificadas mas em que, sob um dado tema, são sempre propostas atividades experimentais interdisciplinares. A ideia é tornar a  Ciência viva para as crianças, o que no ensino básico pressupõe tarefas adaptadas aos seus interesses e que estimulem a sua aprendizagem. É também um objetivo que as tarefas reflitam conexões matemáticas e das diferentes ciências, encaradas sob diferentes perspetivas.

I. Apresentação
- Ensino experimental das Ciências
- Apresentação dos formadores, dos conteúdos, objetivos e metodologias de avaliação.

II. Módulo 1: H2O: água para a vida
- Água: molécula imprescindível à vida, qualidade, propriedades, estados, distribuição na Natureza
- Pegada hídrica: definição e cálculo, estimativa de resultados e uso de valores aproximados.

III. Módulo 2: Alimentos, nutrientes & calorias
- Alimentação: os alimentos como veículos de nutrientes; importância para o mundo vivo. Roda dos alimentos;
- Principais nutrientes e sua identificação; utilização dos nutrientes no crescimento e na produção de energia;
- Calorias: cálculo e comparação em diferentes alimentos; cálculo da TMB (Taxa Metabólica Basal).

IV. Módulo 3: Célula: da simplicidade à complexidade
- Células microbianas, animal e vegetal: diferenciação e construção de modelos;
- Níveis de organização no organismo humano;
- Corpo humano: medir e comparar diferentes partes: ordens de grandeza de números; noção de grandezas diretamente proporcionais e de constante de proporcionalidade direta; proporções – o homem de Vitrúvio.

V. Módulo 4: Bate, bate coração
- Órgãos vitais: o coração, o sangue e os seus constituintes.
- Exploração do conceito de frequência cardíaca bem como o de índice de bem-estar (Índice de Ruffier); 
- Recolha e organização de dados, construção de tabelas e gráficos (uso de papel milimétrico). 

VI. Módulo 5: O mundo é dos pequenos!
- Microrganismos: aliados ou inimigos?;
- Crescimento e reprodução microbianas, potências de expoente natural;
- Meios de defesa contra as infeções microbianas;

VII. Módulo 6: Diz-me como vives, dir-te-ei como és
- Higiene pessoal: a pele;
- O Sol: importância na vida animal e vegetal; cuidados com a exposição solar;
- Classificação dos diferentes polígonos; representar, descrever e construir figuras no plano e no espaço e identificar propriedades que as caracterizam; pavimentações.

VIII. Avaliação
   - Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos/ avaliação.​

 
Número de horas / Tipologia: 30 h presenciais.
 
Calendário - Horário: a definir.
 
Local de funcionamento: Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho, Campus de Gualtar, Braga.
 
Data limite para inscrições: a definir.
 
Custo: a definir.
 
Contacto: 
Escola de Ciências
Universidade do Minho 
Campus de Gualtar 
4710-057 Braga 
Email:  sec@ecum.uminho.pt 
Telefone: 253601531
 
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 520.
 
Observações: 
Este curso está acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua para professores dos Grupos 230 e 520​.
 
 
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