Aliar a aquisição de conhecimentos científicos e técnicos ao desenvolvimento de atitudes que assegurem aos cidadãos a avaliação e a aplicação desse conhecimento é missão da Escola. As Ciências da Natureza podem prestar um contributo nesta tarefa, preparando os jovens para um mundo que não é o que conhecemos, ao ajudar os alunos (i) a desenvolver a compreensão de si próprios e do mundo que os rodeia, (ii) a entender a ciência como uma atividade humana que busca conhecimento e o aplica na resolução de problemas da vida e (iii) a desenvolver capacidades e atitudes que os leve a querer saber e a ter prazer na descoberta. O uso da metodologia experimental na resolução de problemas facilitará a compreensão do mundo, aplicando o método científico, estimulando a curiosidade, a cooperação, desenvolvendo a capacidade de observação, o raciocínio e o sentido crítico.
Por outro lado, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem constitui um desafio central e a valorização profissional dos docentes através da formação contínua deverá ser realizada tendo também em conta o saber-fazer prático. É ensejo desta oficina contribuir para a formação de docentes e induzir a produção de materiais adequados às CN do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, preferencialmente com caráter experimental e interdisciplinar que, de algum modo, assegurem a transformação das práticas, acompanhadas por uma autorreflexão.
Acresce que as formadoras integram o projeto de divulgação de ciência Scientia.com.pt em cujo âmbito têm promovido atividades hands-on periódicas para crianças e jovens, e outras sessões de divulgação de Ciência para públicos diversificados. Acreditamos ser também esta uma razão para o CFAE Braga/Sul nos desafiar a dinamizar esta oficina.
A oficina é constituída por diferentes módulos, com temáticas diversificadas mas em que, sob um dado tema, são sempre propostas atividades experimentais interdisciplinares. A ideia é tornar a Ciência viva para as crianças, o que no ensino básico pressupõe tarefas adaptadas aos seus interesses e que estimulem a sua aprendizagem. É também um objetivo que as tarefas reflitam conexões matemáticas e das diferentes ciências, encaradas sob diferentes perspetivas.
I. Apresentação
- Ensino experimental das Ciências
- Apresentação dos formadores, dos conteúdos, objetivos e metodologias de avaliação.
II. Módulo 1: H2O: água para a vida
- Água: molécula imprescindível à vida, qualidade, propriedades, estados, distribuição na Natureza
- Pegada hídrica: definição e cálculo, estimativa de resultados e uso de valores aproximados.
III. Módulo 2: Alimentos, nutrientes & calorias
- Alimentação: os alimentos como veículos de nutrientes; importância para o mundo vivo. Roda dos alimentos;
- Principais nutrientes e sua identificação; utilização dos nutrientes no crescimento e na produção de energia;
- Calorias: cálculo e comparação em diferentes alimentos; cálculo da TMB (Taxa Metabólica Basal).
IV. Módulo 3: Célula: da simplicidade à complexidade
- Células microbianas, animal e vegetal: diferenciação e construção de modelos;
- Níveis de organização no organismo humano;
- Corpo humano: medir e comparar diferentes partes: ordens de grandeza de números; noção de grandezas diretamente proporcionais e de constante de proporcionalidade direta; proporções – o homem de Vitrúvio.
V. Módulo 4: Bate, bate coração
- Órgãos vitais: o coração, o sangue e os seus constituintes.
- Exploração do conceito de frequência cardíaca bem como o de índice de bem-estar (Índice de Ruffier);
- Recolha e organização de dados, construção de tabelas e gráficos (uso de papel milimétrico).
VI. Módulo 5: O mundo é dos pequenos!
- Microrganismos: aliados ou inimigos?;
- Crescimento e reprodução microbianas, potências de expoente natural;
- Meios de defesa contra as infeções microbianas;
VII. Módulo 6: Diz-me como vives, dir-te-ei como és
- Higiene pessoal: a pele;
- O Sol: importância na vida animal e vegetal; cuidados com a exposição solar;
- Classificação dos diferentes polígonos; representar, descrever e construir figuras no plano e no espaço e identificar propriedades que as caracterizam; pavimentações.
VIII. Avaliação
- Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos/ avaliação.