Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Química Forense na Sala de Aula


Responsáveis pela formação: Michael John Smith e António Maurício Fonseca, Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
 
Tópicos programáticos:
Neste curso de curta duração dirigido a professores dos ensinos básico e secundário, o objetivo principal é demonstrar o potencial da Química em cenário de crime, e como motivar o interesse de alunos de várias idades. Em muitos casos, a Química fornece o conhecimento necessário para interpretar as provas recolhidas no local de crime e indicar aos investigadores a direção para traçar o rasto do criminoso. Isto não é ficção científica, é a vida real. As provas podem, de facto, identificar o culpado e ajudar os tribunais a condená-lo. Nesta ação de formação serão apresentados vários exemplos para ilustrar como a Análise Química pode ser utilizada para motivar alunos para o estudo deste ramo da Ciência.
Este curso fornece aos participantes a oportunidade de experimentar algumas das atividades laboratoriais que demonstram o papel da Química como parte integrante da Ciência Forense, num nível muito simples. Nas aulas laboratoriais serão efetuadas experiências de cromatografia planar, com equipamento de fácil montagem, que podem ser utilizadas para identificar tintas e papel recuperados de um local de crime. Um espetrómetro de baixo custo será utilizado para demonstrar como azeites de fabricantes diferentes podem ser distinguidos e um processo simples que pode ser aplicado para identificar azeite falsificado.
Nas aulas teóricas serão revistas os fundamentos operacionais de espectrómetros e aspetos relevantes de cromatografia de modo a apoiar as atividades desenvolvidas nas aulas laboratoriais.
 
Número de horas / Tipologia: 25 h (1 crédito).
 
Calendário / Horário: a definir.
 
Local de funcionamento: Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga.
 
Número máximo de participantes: 18.
 
Número mínimo de participantes para abertura da formação: 10.
 
Data limite para inscrições: a definir.
 
Custo: 100€.
 
Contacto:
Departamento de Química
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Email: sec@quimica.uminho.pt
Telefone: 253604386
Fax: 253604382
 
Destinatários:
Professores de Físico-Química dos Ensinos Básico e Secundário (grupo 510).
 
Observações:
Esta ação está acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/ACC-81135/15): 1,0 crédito.
 
Download da Ficha de Inscrição »»​