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Curso de Aprofundamento em Geometria e Medida para o Ensino Secundário

O Curso procura dar resposta a uma solicitação da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), de formação e atualização científica dos professores do ensino secundário (anos 7.º a 11.º/12.º), em diversos países, em especial nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A Matemática é uma disciplina que integra os currículos dos diversos países, não apenas pelo valor que tem enquanto corpo de conhecimento fundamental e promotor do desenvolvimento do raciocínio, mas também porque está na base do desenvolvimento tecnológico que sustenta a economia, a vida social, o exercício da cidadania e o desenvolvimento. Contudo, a Matemática é, também, objeto de atitudes negativas por parte de muitos estudantes e até causa de insucesso ou mesmo de abandono escolar.

O curso “Geometria e Medida para o Ensino Secundário”, proporcionando formação fundamental nesta área a professores do Ensino Secundário, no ativo, promove, de forma ampla, a educação e a literacia matemática. Ampla porque situada ao nível da formação de professores, prevendo-se um elevado efeito multiplicador uma vez que, em cada ano, um professor trabalha com um número considerável de alunos cuja educação e motivação para o prosseguimento de estudos será tanto melhor quanto melhor for a qualidade de formação do professor. O curso contribui, assim, para a consecução de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, de forma particular para o ODS4 focado numa educação de qualidade para todos, garantindo o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e à aprendizagem ao longo da vida para todos os cidadãos, em todos os continentes. De forma indireta contribui ainda para os ODS 8 (crescimento sustentável e emprego), 9 (infraestruturas resilientes e industrialização) e 10 (redução das desigualdades entre países).

Funcionando na modalidade de e-learning, o curso permite o acesso a professores de diferentes PALOP, possibilitando-lhes uma partilha de experiências entre profissionais de diferentes países, o que se traduzirá numa mais-valia formativa para os mesmos.

O curso destina-se a Professores de Matemática do Ensino Secundário (anos 7.º a 11.º/12.º) licenciados ou bacharéis de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Poderão ser admitidos ao curso os professores em serviço detentores do grau de licenciado ou de bacharel que os habilita para lecionar nesse nível de ensino, num PALOP.

Tipo de curso: Curso breve creditado
Nível: Especialização
Área científica do curso: Matemática
Número de créditos ECTS: 7,5
Duração normal do curso: 12 semanas
Regime de funcionamento: e-learning (via plataforma de aprendizagem virtual da Universidade do Minho).

Candidaturas:

Candidaturas: de 8 de agosto a 2 de setembro de 2022
Divulgação resultados: até dia 13 de setembro de 2022
Período de inscrições: até dia 21 de setembro de 2022
Funcionamento do curso: de de 4 de outubro a 16 de dezembro de 2022 em formato e-learning.

As candidaturas devem ser formalizadas, nas datas estipuladas para o efeito, através do preenchimento do Boletim de candidatura (obrigatório), disponível aqui.

Após submissão da candidatura, deverão ser enviados os seguintes documentos para o email cursosbreves_ecum@ecum.uminho.pt:

• Documento de Identificação
• Certificado Licenciatura ou Certificado de Bacharelato
• Declaração da Escola onde ensinam comprovando que estão a leccionar: no ensino básico - do 7.º ao 12.º ano.

Para mais informações contactar pelo email cursosbreves_ecum@ecum.uminho.pt

Equipa docente

Objetivos

Conteúdos

Avaliação

Candidaturas em 2022

Número de vagas

Requisitos de admissão