Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Curso de Aprofundamento em Gestão Integrada de Áreas de Exploração de Recursos Minerais

As atividades de exploração mineira estão na base do funcionamento da sociedade. A utilização de elementos químicos é fundamental em todos os processos industriais sendo, por sua vez, maioritariamente extraídos de minerais. As utilizações de materiais de origem exclusivamente natural carecem quase sempre de algum tipo de transformação que pode implicar a utilização de instrumentos que, por sua vez, são fabricados a partir de elementos provenientes da mineração (por exemplo de materiais metálicos).

Recentemente tem havido um impulso no sentido da reindustrialização da europa de forma a limitar a fragilidade decorrente da forte dependência de estados exteriores ao espaço europeu para produção industrial. Este aspeto está patente na recente Pandemia Covid-19 e no atual cenário geopolítico europeu, em que se constatam dificuldades no provimento de matérias-primas essenciais sem que ocorram aquisições maciças de produtos a países não europeus.

Considerando o sector energético e a mobilidade e as metas de descarbonização que têm sido discutidas e aprovadas pela Comunidade Europeia, no âmbito da “Transição Energética”, contemplada no Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), serão necessárias profundas mudanças na forma como se produz energia e como nos mobilizamos. Este esforço, mesmo considerando o conceito de economia circular, implicará um aumento exponencial da exploração de vários elementos químicos estratégicos, implicando, por sua vez, um aumento significativo da exploração de recursos minerais. Referindo novamente o Pacto Ecológico Europeu, este inclui um conjunto de medidas que assentam na promoção de um sistema de exploração/utilização de recursos sustentáveis, com um plano de ação para impulsionar a utilização eficiente dos recursos através da transição para uma economia limpa e circular.

Considerando os pressupostos acima descritos, ocorrerá naturalmente uma maior procura de recursos naturais estratégicos, críticos para a situação sócio-económica e ambiental que se pretende, sendo expectável o aumento significativo de áreas mineradas. Tendo em conta que a extração de recursos minerais é passível, se mal-conduzida, de causar impactes ambientais, é fundamental que esta ocorra de modo a preservar funcionamento dos ecossistemas. Neste sentido, este curso tem por principal objetivo fornecer algumas ferramentas de apoio à gestão integrada de áreas sujeitas à exploração de recursos minerais, em contexto de sustentabilidade ambiental.

Os recursos humanos – pessoal docente e não docente - do Departamento de Ciências da Terra têm desenvolvido investigação em diversas áreas relacionadas com a exploração e reutilização de recursos naturais numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, incluindo a monitorização, prevenção e mesmo a recuperação de áreas degradadas. Em todas estas atividades, o conhecimento detalhado do território implica o envolvimento de um conjunto de técnicas e ferramentas indispensáveis à gestão integrada das áreas de atividade extrativa. Esta deve ser abordada na perspetiva do binómio Atividade extrativa – Ambiente, visando a exploração sustentável e a recuperação das áreas de exploração dos recursos minerais.

O curso destina-se a profissionais do sector público e/ou privado detentores, pelo menos, do grau de licenciado na área das Ciências da Terra e do Ambiente, ou outras afins. Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos aprofundados de técnicas que suportam a caraterização das áreas de extração e exploração, tipologia de resíduos, monitorização ambiental dos sistemas afetados e avaliação do impacte ambiental. Como potenciais destinatários citam-se técnicos de organismos de Administração pública, de Laboratórios do Estado e de Empresas de Consultoria e Empresas com interesses no sector extrativo (subsetores das massas minerais, minerais industriais e minérios metálicos).


Tipo de curso: Curso breve creditado
Nível: Especialização
Área científica do curso: Geologia
Número de créditos ECTS: 12
Duração normal do curso: 10 semanas
Regime de funcionamento: presencial


Objetivos

Conteúdos

Avaliação

Candidaturas

Taxas e Propinas

Número de vagas

Requisitos de admissão