Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Química Forense - prática experimental em sala de aula


Responsáveis pela formação: Michael John Smith e António Maurício Fonseca, Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
 
Tópicos programáticos:
O Departamento de Química é uma entidade formadora responsável por ciclos de estudo de formação académica nos diversos domínios da Química. Os programas das disciplinas de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico e de Física e Química do Ensino Secundário orientam os formadores para um ensino dos conceitos científicos focados, sempre que possível, para situações variadas que sejam motivadoras (casos da vida quotidiana, avanços recentes da ciência e da tecnologia, contextos culturais onde a ciência se insira, episódios da história da ciência e outras situações socialmente relevantes) tendo por objetivo a compreensão do mundo natural e tecnológico. A ciência forense tem vindo a suscitar elevado interesse pela comunidade em geral podendo ser canalizado para o ensino das ciências, nomeadamente da química contextualizando-se no objetivo de ensino-aprendizagem. Considerando o interesse crescente por esta temática, a discussão de casos em sala de aula é uma estratégia de ensino muito relevante e vantajosa. Com a ação proposta pretende-se mostrar a possibilidade de realizar uma aprendizagem de conteúdos químicos contextualizados com o tema Química Forense evidenciando uma articulação entre diversos conceitos e a possibilidade de fortificarem metodologias de aprendizagem num contexto de desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores. Neste contexto, a presente da ação de formação pretende atualizar conceitos e conhecimentos no domínio das técnicas de caracterização e desenvolver processos experimentais no domínio da Química Forense, processos que poderão ser usados como estratégias motivadoras na sala de aula contribuindo para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espirito critico do estudante.
Conteúdos da ação: Introdução à Química Forense; Métodos analíticos em química forense: princípios da investigação forense; Recolha e análise de amostras; Análise química clássica no controle de substâncias químicas; Métodos espectroscópicos (IV, UV-Vis, fluorimetria, absorção atómica), métodos cromatográficos planar, em coluna e instrumentais (papel, TLC, coluna preparativa, GC, HPLC, cromatografia iónica), espectrometria de massa, eletroforese e microscopia ótica (MO) e eletrónica de varrimento (MEV); Apresentação de experiências simples para ilustrar a aplicação de cada técnica analítica - como investigar: a presença de vestígios no local do crime; as impressões digitais no local do crime; as manchas de sangue; a presença de drogas em vestígios; a identificação de substâncias por espetrometria de ultravioleta/visível
 
Número de horas / Tipologia: 25 h.
 
Calendário - Horário: a definir.
 
Local de funcionamento: Departamento de Química, Escola de Ciências da UMinho, campus de Gualtar, Braga.
 
Data limite para inscrições: a definir.
 
Custo: a definir.
 
Contacto:
Escola de Ciências
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Email: sec@ecum.uminho.pt  
Telefone: 253601531​
 
Destinatários:
Professores de Físico-Química dos Ensinos Básico e Secundário (grupo 510).
 
Observações:
Esta ação está acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/ACC-103767/19)​.