As metodologias de ensino/aprendizagem adotadas nos módulos constituintes são os métodos expositivo e ativo participativo, com dominância deste último. O método expositivo é preponderante durante as sessões de apresentação de teorias, métodos e técnicas associadas aos conteúdos do curso.
A componente experimental é uma parte central do curriculum estando prevista o envolvimento dos alunos na realização de exames optométricos, na apresentação de casos práticos, na elaboração e acompanhamento de programas de terapia visual adequados aos casos por si apresentados.
As metodologias de ensino em cada módulo baseiam-se na apresentação de Conteúdos baseados em imagens e vídeos acompanhados de texto explicativo sediados na plataforma de ensino ou disponíveis na Internet. Proporcionam-se ainda ligações para bibliografia relevante e de acesso on-line.
Serão apresentados aos alunos casos práticos que devem discutir e apresentar o respetivo diagnóstico e opções de tratamento.
Ao longo dos módulos, os alunos são ainda desafiados a apresentar casos práticos obtidos por eles nos seus locais de trabalho. Estes casos devem ser recolhidos de acordo com os métodos de exame abordados ao longo deste tema e serem acompanhados do respetivo diagnóstico.
Existem Sessões de Esclarecimento de dúvidas com os docentes através do Fórum da aplicação de suporte ao ensino.
Caso opte por não entregar casos práticos obtidos por ele, poderá em alternativa realizar uma sessão de práticas orientadas em laboratório no final da lecionação de todos os módulos.
A avaliação será feita com base em:
• Diagnóstico de casos práticos propostos. (5 %) (Módulo I)
• Ficha completa de um exame que tenham realizado com o respetivo diagnóstico e opção de tratamento. (15%) (Módulo I)
• Protocolo para a realização de uma técnica de terapia visual. (5%)
• Programa de terapia visual realizado pelo aluno. (20 %) (Módulo III)
• Avaliação realizada no final de cada módulo. (15 %) (Todos os módulos)
• Exame global realizado no final do curso. (40%)/div>
* Existe a possibilidade de realizar uma sessão de práticas para os alunos que optarem por fazer uma sessão intensiva de práticas laboratoriais orientadas nas instalações da Universidade do Minho em substituição dos trabalhos práticos propostos. Cada aluno terá uma sessão intensiva de um dia na semana proposta.
No final do curso é realizado um exame global, presencial, que corresponde a 40% da nota final.
Classificação Final: 60% avaliação modular + 40% exame global.
Candidaturas em 2021
Candidaturas: de 30 de agosto a 3 de setembro de 2021.
Divulgação resultados: até dia 10 de setembro de 2021.
Período de inscrições: entre 20 e 22 de setembro de 2021.
Funcionamento do curso: entre 27 de setembro e 4 de dezembro de 2021.
As candidaturas devem ser dirigidas ao Conselho Pedagógico da Escola de Ciências, nas datas estipuladas para o efeito, juntamente com a seguinte documentação:
• Boletim de candidatura (obrigatório), disponível
aqui
• Cópia digital do certificado de habilitações (obrigatório)
• Curriculum Vitae detalhado (obrigatório)
• Comprovativo (fatura-recibo) da taxa de candidatura* (obrigatório)
• Documento de identificação (opcional)
*O pagamento da taxa de candidatura é efetuado na
Store UMinho
A divulgação dos resultados, bem como, as instruções de como proceder à respetiva inscrição será efetuada, na data estipulada, por email para cada candidato.