Este ciclo de estudos assenta na procura crescente de processos sustentáveis de produção de alimentos de melhor qualidade, através da otimização das cadeias de produção agroalimentar. Estas assumem grande relevância no sistema económico, cultural e político da UE, mas enfrentam desafios, e.g., alterações climáticas, sustentabilidade dos recursos naturais, necessidade duma maior regulamentação, envelhecimento da população ativa, concorrência nos mercados globais e entre as multinacionais e pequenas empresas, preocupações éticas e utilização de tecnologias de conhecimento intensivo. O setor da energia (produção de biocombustível) e as políticas de desenvolvimento rural têm também um impacto crescente nas cadeias agroalimentares.
O objetivo central do Programa é assim formar doutorados ca pazes de apresentar soluções pragmáticas e inovadoras para estes desafios, apoiados em investigação, ao nível das cadeias de valor agroalimentar, por forma a aumentar a sua competitividade.
Este C3 exige a obtenção de 240 ECTS, distribuídos ao longo de 4 anos (8 semestres), para a obtenção do grau. As áreas científicas e respetivos créditos devem ser reunidos da seguinte forma: Produção Agrícola e animal (120 ECTS), Biologia e Bioquímica (54), Indústria alimentares (54), Ciências da terra (6), outras áreas multidisciplinares à escolha do candidato (6).
O Programa Doutoral é lecionado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, maioritariamente nos Edifícios do Complexo Laboratorial, de Geociências, de Ciências Agrárias, no campus académico da Quinta de Prados, e na Universidade do Minho, na Escola de Ciências, Campus de Gualtar.
Este ciclo usa os espaços de docência e laboratórios das duas universidades UTAD e UMinho; adicionalmente e pontualmente, os alunos podem fazer módulos e/ou cursos de pós-graduação, e assistir seminários ou reuniões científicas noutras Universidade e/ou Centros reconhecidos de ID. O aluno antes de iniciar o seu trabalho laboratorial com consequente trabalho para realizar a Tese, escolhe uma série de UC que lhes vão conferir ECTS, de modo a colmatar eventuais deficiências de formação ou aprendizagem de competências necessárias para o seu trabalho de Tese.
Candidaturas 2023/2024
As candidaturas aos Cursos de Doutoramento, com componente letiva, são efetuadas on-line através da área de Candidatos do Portal Académico.