O grau de Doutor em Física no âmbito do Programa Doutoral MAP-Fis, é concedido em conjunto pelas Universidades do Minho, Aveiro e Porto nesta área científica. Este grau atesta um conhecimento profundo no domínio científico da Física, sistemático e extenso numa das suas especialidades, e a capacidade de desenvolver investigação naquele domínio. Este programa de estudos e investigação independente que culmina numa dissertação, é apoiado, pelos Departamentos de Física das três Universidades e pelas Unidades de Investigação diretamente relacionadas com eles.
A educação em Física é fundamental em todos os contextos que envolvam a investigação e desenvolvimento de novos produtos, inovação baseada em novos desenvolvimentos e tecnologias de ponta, e/ou modelação de sistemas de elevado grau de complexidade. Esta formação, conducente ao exercício profissional de Físico, tem como objetivos:
- Proporcionar formação em Física de alta qualidade, avançando os conhecimentos em áreas de especialidade até à fronteira do conhecimento.
- Proporcionar um ambiente científico estimulante, em projetos de investigação de alta qualidade, que facilite a aprendizagem, a troca e o desenvolvimento de novas ideias.
- Preparar adequadamente os candidatos para uma carreira em Física em ambiente universitário ou empresarial.
Pretende-se que o graduado do Doutoramento em Física adquira várias competências/conhecimentos, esperando-se do candidato uma contribuição significativa para o avanço do conhecimento científico em Física na forma de novas teorias, resultados ou desenvolvimentos experimentais. O programa proposto incide principalmente nas áreas científicas de:
- Física Atómica e Molecular
- Física da Matéria Condensada/ Nanociências
- Física Teórica e Física Computacional
- Meteorologia e Oceanografia
- Ótica e Fotónica.