Descrição
A Física, na sua abrangência, é uma ciência integradora do conhecimento científico e tecnológico, intimamente ligada a outros domínios do saber como são a Matemática, a Química, a Biologia, as Ciências de Computação, as Ciências de Engenharia e outras. Por isso, o Físico é capaz como ninguém de analisar uma situação, de a esquematizar, de detetar e resolver os seus problemas ou de explorar novas ideias e oportunidades, gerando conhecimento e riqueza a partir da informação. Uma formação em Física oferece o domínio dos fenómenos microscópicos que acontecem nos dispositivos mais avançados, necessitado as indústrias de alta tecnologia do conhecimento especializado que a física proporciona. Na área da saúde, em contexto hospitalar, há muito que é reconhecida a contribuição da Física e dos seus profissionais, nomeadamente nas áreas de radiologia, radioterapia e medicina nuclear. As carreiras seguidas pelos antigos alunos da Licenciatura mostram um espectro largo de saídas profissionais, num curso com formação versátil que ajuda a enfrentar os novos desafios.
O curso segue uma linha central que cobre os principais domínios da Física, dando uma formação sólida, de base, nas suas diversas áreas. Tem também uma forte componente experimental, expressa no número significativo de UC laboratoriais. Os três percursos possíveis, permitem aos alunos uma primeira escolha de uma área específica, sem limitarem as suas opções futuras enquanto licenciados em Física. O percurso A traduz uma formação focada nas áreas fundamentais da Física. O percurso B, que pode ser identificado com um "minor" em Química, está direcionado para os alunos que pretendam seguir uma atividade profissional ligada ao ensino. O percurso C - Física Médica, permite uma primeira abordagem dos alunos aos temas e técnicas ligadas a essa área específica.
No último ano curricular, a UC de Projeto de Investigação em Física permite aos alunos uma introdução aos princípios da investigação em Física.