Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Cadeias de Produção Agrícola - da mesa ao campo (PD-FCT AGRICHAINS Interuniversitário: UM+UTAD) (Programa Doutoral) 2018/2019


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências Agrárias

Contactos


    Escola de Ciências
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604390 Fax: 253604398
    E-Mail: cpedagogico@ecum.uminho.pt; sec@ecum.uminho.pt
    URL: https://www.ecum.uminho.pt

Descrição


Este ciclo de estudos assenta na procura crescente de processos sustentáveis de produção de alimentos de melhor qualidade, através da otimização das cadeias de produção agroalimentar. Estas assumem grande relevância no sistema económico, cultural e político da UE, mas enfrentam desafios, e.g., alterações climáticas, sustentabilidade dos recursos naturais, necessidade duma maior regulamentação, envelhecimento da população ativa, concorrência nos mercados globais e entre as multinacionais e pequenas empresas, preocupações éticas e utilização de tecnologias de conhecimento intensivo. O setor da energia (produção de biocombustível) e as políticas de desenvolvimento rural têm também um impacto crescente nas cadeias agroalimentares.
O objetivo central do Programa é assim formar doutorados ca pazes de apresentar soluções pragmáticas e inovadoras para estes desafios, apoiados em investigação, ao nível das cadeias de valor agroalimentar, por forma a aumentar a sua competitividade.
Este C3 exige a obtenção de 240 ECTS, distribuídos ao longo de 4 anos (8 semestres), para a obtenção do grau. As áreas científicas e respetivos créditos devem ser reunidos da seguinte forma: Produção Agrícola e animal (120 ECTS), Biologia e Bioquímica (54), Indústria alimentares (54), Ciências da terra (6), outras áreas multidisciplinares à escolha do candidato (6).
O Programa Doutoral é lecionado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, maioritariamente nos Edifícios do Complexo Laboratorial, de Geociências, de Ciências Agrárias, no campus académico da Quinta de Prados, e na Universidade do Minho, na Escola de Ciências, Campus de Gualtar.
Este ciclo usa os espaços de docência e laboratórios das duas universidades UTAD e UMinho; adicionalmente e pontualmente, os alunos podem fazer módulos e/ou cursos de pós-graduação, e assistir seminários ou reuniões científicas noutras Universidade e/ou Centros reconhecidos de ID. O aluno antes de iniciar o seu trabalho laboratorial com consequente trabalho para realizar a Tese, escolhe uma série de UC que lhes vão conferir ECTS, de modo a colmatar eventuais deficiências de formação ou aprendizagem de competências necessárias para o seu trabalho de Tese.

Resultados de aprendizagem


O estudante irá:
1. ser capaz de identificar as necessidades de investigação nas diferentes etapas das cadeias de valor agrícola e alimentar, tendo em conta os conceitos de sustentabilidade e economia circular;
2. compreender as exigências dos consumidores de produtos inovadores e segu ros, resultantes de uma investigação multidisciplinar dentro da cadeia de valor agrícola e alimentar;
3. ser capaz de diferenciar a investigação da inovação e criar im pacto da ciência na sociedade;
4. ser capaz de conduzir e liderar investigações independentes, com pensamento crítico sob os regulamentos de ética e segurança, num laboratório científico, quer em centros de investigação ou em laboratórios de stakeholders;
5. Ser capaz de impulsionar a inovação para criar valor acrescentado nas cadeias de valor agrícola e alimentar ;
6. ser capaz de, criticamente, analisar a ciência e escrever artigos científicos;
7. ser capaz de trabalhar efetivamente numa equipa multidisciplinar;
8. ser capaz de comunicar a ciência à sociedade em geral e aos stake holders, particularmente a co-criação de valor acrescentado ao longo da cadeia de valor agrícola e alimentar;
9. ser capaz de apoiar a investigação e a inovação em empresa s start-up.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Os sectores onde preferencialmente vão o actuar os futuros doutorados serão a indústria Agro-Alimentar, o sector produtivo agrícola, empresas relacionadas com o meio-ambiente e biodiversidade, universidades, laboratórios e centros de ID privados e/ou públicos, bem como do modo geral outas actividades da sociedade em geral, onde as cadeias de produção agrícola e alimentar, numa visão global, podem ser importantes "players".

Acesso


20

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


A apresentação da candidatura é efetuada nos termos do respetivo edital, através do preenchimento de formulário próprio, devendo ser anexados os seguintes elementos:

a) Certificados comprovativos de que o candidato possui as habilitações de acesso exigidas para a candidatura;

b) Curriculum vitae pormenorizado e atualizado, de acordo com as especificações definidas no edital;

c) Documentos (cópias de certificados/diplomas de inglês ou de declarações de docentes/ex -docentes) que atestem que o nível de língua inglesa do candidato é adequado à frequência do programa;

d) Carta(s) abonatória(s) e contacto(s) do(s) signatário(s) ou de outros responsáveis que recomendem o candidato;

e) Outros documentos exigidos no edital ou que os candidatos considerem
relevantes.

Pré-requisitos formais


Os critérios de admissão devem ser tão flexível quanto possível para permitir a admissão de alunos de um vasto espectro de áreas, não impedindo a admissão de candidatos com forte potencial para o sucesso.

Ter o grau de licenciado (BSC) é um requisito mínimo absoluto. Outros graus, cursos e qualificações académicas, devem ser devidamente reconhecidos pelo Sistema Educativo Português.

Podem candidatar -se ao Programa:
a) Mestres nas áreas Ciências Agronómicas, Ciências Florestais, Ciências do Ambiente, Ciências Alimentares, Ciências da Nutrição, Biologia, Química, Enologia, Geofísica, ou áreas afins;
b) Licenciados nas áreas descritas acima, ou afins, detentores de um currículo escolar e/ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão de Admissão;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão de Admissão.

Pré-requisitos recomendados


Os alunos com MSc em ciências AFBBE, ou áreas afins, pode ser preferidos em relação a outros candidatos. Sólida experiência profissional (eg, em empresas agro-alimentares ou PME agrícolas), devidamente documentada e comprovada, é bem-vinda e pode ajudar a superar este critério. Como tal, os candidatos sem mestrado também pode ser excecionalmente admitidos, desde que possuam uma nota elevada de licenciatura e experiência profissional relevante na área do programa.

Domínio da língua inglesa (oral e escrito) pelos candidatos, também é um critério mínimo para admissão ao DP.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
A Competências Interpessoais I CT; PAA; BB; IndA 6
A Metodologias de Investigação PAA; BB; IndA 6
A Projeto de Tese PAA; BB; IndA 6
A Seminário I CT; PAA; BB; IndA 6
A Tese PAA; BB; IndA 30
A Opção
A selecionar entre as UC oferecidas pela UTAD ou pela UMinho ou outro estabelecimento de ensino superior português. A seleção das UC optativas será sempre aprovada pela Direção do Doutoramento.
6
Avanços em Biologia Molecular de Plantas 6
Efeitos do Clima nas Cadeias de Produção Agrícola 6
Nutrição Molecular 6
Plantas num Ambiente em Mudança: uma Abordagem Molecular 6
Processos Avançados de Oxidação para Tratamento de Água e Esgoto 6
Stress Oxidativo e Antioxidantes 6
Técnicas de Bioprodutividade e Fotossíntese em Condições de Campo 6
Ano 2 60
A Competências Interpessoais II CT; PAA; BB; IndA 6
A Seminário II CT; PAA; BB; IndA 6
A Tese PAA; BB; IndA 48
Ano 3 60
A Competências Interpessoais III PAA; BB; IndA 6
A Seminário III PAA; BB; IndA 6
A Tese PAA; BB; IndA 48
Ano 4 60
A Tese PAA; BB; IndA 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
17-12-2013
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 159/2013
Data de Registo:
28-02-2014
Validade:
16-12-2019