Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Centros de Investigação

As atividades de investigação da Escola de Ciências estão organizadas em Centros de Investigação que integram todos os docentes/investigadores a desenvolver trabalho nos Departamentos da Escola, além de investigadores convidados e alunos de doutoramento.
As atividades de investigação desenvolvem-se em áreas diversificadas e em colaboração com diversas instituições e entidades nacionais e internacionais.

 Centro de Biologia Funcional de Plantas

CBFP2.jpgO Centro de Biologia Funcional de Plantas (CBFP) é uma subunidade orgânica permanente da Escola de Ciências da Universidade do Minho e localiza-se no Campus Universitário de Gualtar, em Braga, Portugal. Para efeitos de financiamento por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, os membros do CBFP integram a unidade de I&D BioISI – Instituto de Biosistemas & Ciências Integrativas.
O Centro tem como principais objetivos o desenvolvimento de projetos de investigação na área da Biologia Funcional de Plantas e colaboração na docência pós-graduada. As principais áreas científicas especificas de interesse são:
i) Biologia do Desenvolvimento: · Biologia da Floração; · Senescência
ii) Biologia do Stress: · Tolerância ao stress abiótico; · Interação planta – fungo micorrízico.
Mais informações em http://bioisi.pt/  

 

 Centro de Biologia Molecular e Ambiental

CBMA2.jpgO Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) é uma subunidade orgânica da Escola de Ciências da Universidade do Minho que tem por missão promover investigação e educação avançadas, de elevado mérito, na área das Ciências Biológicas. O CBMA promove a ciência e a tecnologia ao nível regional, nacional e mesmo, internacional servindo a comunidade no contexto da Biossustentabilidade, da qualidade de vida e da bioeconomia, a par com o desenvolvimento de atividades de extensão. É nossa visão enfrentar os desafios da sociedade do século 21 relacionados com a Pressão sobre os Recursos Naturais e com as Alterações Globais, ao mesmo tempo que abordamos questões que afetam a Saúde e o Bem-estar. Ao abordar a complexidade dos sistemas biológicos a níveis de organização distintos, das moléculas à biosfera, e beneficiando da experiência da interdisciplinaridade da equipa, as atividades de I&D estão organizadas em  três grupos de investigação que convergem no sentido da Biologia Integrativa: i) O Grupo Biodiversidade e Ecologia Funcional SUSTAINING LIFE); ii) O Grupo Respostas Celulares ao Stress Ambiental (BASICS OF  LIFE); iii) O Grupo Genómica Funcional e Nanobiotecnologia para uma Vida Sustentável (INNOVATION FOR LIFE).
Mais informações em http://cbma.bio.uminho.pt/

 Centro de Ciências da Terra

CCT2.jpgO Centro de Ciências da Terra (CCT) é uma sub-unidade de investigação da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O CCT constitui o pólo na Universidade do Minho do Instituto de Ciências da Terra (ICT), unidade de investigação criada em 2014, com outros polos nas universidades de Évora e do Porto e classificada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com “Excelente”. Entre os principais objetivos referem-se: i) Contribuir para o desenvolvimento da investigação científica e para a realização da política científica nacional nos domínios das Ciências da Terra;
ii) Realizar programas e projetos de investigação científica;
iii) Desenvolver atividades de formação especializada, pós-graduada e de formação contínua;
iv) Promover a divulgação do conhecimento científico junto dos estudantes dos diversos graus de ensino e do público em geral. Os membros do CCT desenvolvem atividade, fundamentalmente, nas áreas de monitorização ambiental, dinâmica da litosfera e geoconservação.
Mais informações em http://www.ict.org.pt/  

 

 Centro de Física

CFUM2.jpgA missão do Centro de Física é desenvolver investigação de nível internacional em Física Fundamental e em Física Aplicada, em particular em áreas de interface com as outras ciências, como por exemplo a biologia, a medicina e a química. O Centro está também fortemente empenhado no treino pós-graduado de estudantes e na disseminação da sua investigação junto da sociedade, assim como no desenvolvimento de aplicações industriais dos resultados da sua investigação. Em traços muito gerais, o Centro de Física desenvolve a sua investigação no âmbito de 4 áreas da física e da ciência de materiais:
1) Física da Matéria Condensada (investigação experimental, teórica e computacional)
2) Física Molecular e Biofísica (investigação experimental e computacional)
3) Nanomateriais: Produção, Física e Aplicações (investigação experimental e computacional)
4) Óptica e Ciências da Visão (investigação experimental e computacional).
No Centro existem atualmente cerca de 30 laboratórios de investigação.
                                                                                                                                                                                                         Mais informações em http://www.cf-um-up.pt/  

 

 CITAB-UM

Mais informação em https://www.citab.utad.pt/

 Centro de Matemática

CMAT2.jpgO Centro de Matemática (CMAT) é uma unidade de investigação da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM), com um polo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tem por missão desenvolver e promover investigação em diversas áreas da matemática fundamental e aplicada, colaborando ativamente com outras unidades de investigação, nacionais e estrangeiras, e procurando também responder a novos desafios com impacto na sociedade, fomentando o desenvolvimento social e regional.
A equipa é composta por 62 investigadores doutorados, 41 dos quais são membros integrados, 12 alunos de doutoramento e 11 investigadores colaboradores provenientes de outras instituições. Esta equipa desenvolve a sua atividade científica a par de um forte envolvimento em estudos de graduação e pós-graduação, em colaboração com o Departamento de Matemática e Aplicações da UM e o Departamento de Matemática da UTAD.
Mais informações em http://www.cmat.uminho.pt/

 

 Centro de Química

CQ2.jpgO conhecimento em Química baseia-se no estudo e manipulação da molécula, a unidade mais pequena responsável pelas propriedades e comportamento de todas as substâncias e materiais que fazem parte do nosso dia-a-dia. No Centro de Química da Universidade do Minho (CQUM), a investigação em curso está essencialmente dirigida ao desenho, preparação e caraterização de novos candidatos a fármacos, e na preparação e modificação de novas moléculas precursoras de materiais com propriedades relevantes para as soluções tecnológicas do futuro. O desenvolvimento de nanomateriais para transporte controlado de fármacos ou para aplicações tecnológicas específicas é uma outra área de investigação que tem envolvido membros do CQUM. A preocupação com aspetos ambientais e de sustentabilidade tem reforçado o desenvolvimento de métodos ecológicos e de preparação de materiais menos agressivos para o ambiente e de técnicas analíticas para controlo de poluentes.
A maior parte destes trabalhos envolve áreas científicas complementares e decorre em colaboração com investigadores nacionais e estrangeiros, refletindo que a investigação atual é desenvolvida na interface da química com áreas como a biologia e a medicina, física, matemática, ciência de materiais e nano-ciências/tecnologia.
Mais informações em http://www.cq.uminho.pt/ 
 

 LIP-Minho

Mais informações em http://minho.lip.pt/