Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
A Escola
Mensagem do Presidente
Comemorações dos 50 anos ECUM
Órgãos
Atos Eleitorais
Conselho de Escola
Conselho Científico
Conselho Pedagógico
Conselho de Gestão
Departamentos
Documentação institucional
Estatutos
Objetivos operacionais
Plano de atividades
Relatório de atividades
Regulamentos
Documentos internos
Contactos
Ensino
Que curso escolher?
Cursos
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Propinas
Prémios e Incentivos
Cursos não conferentes de grau
Estudante Internacional
Ensino a Distância
Formação Contínua de Professores
Reconhecimento de Graus
Bolsa de Contratação
Provas Académicas
Provas de Mestrado
Provas de Doutoramento
Audições Públicas
Sessões de Apresentação
Documentação para alunos da EC
Normas de formatação de teses
Formulários/ requerimentos
Calendário Escolar/ Exames/ Horários
Investigação
Centros de Investigação
Infraestruturas Científicas
Projetos Estruturantes
Estágio Científico Avançado de Doutoramento
Programa de Pós-Doutoramento
Patentes
Spin-offs
Emprego Científico
Internacionalização
Intercâmbio e Mobilidade Académica
Blended Intensive Programmes
ARQUS - European University Alliance
Sociedade
Atividades para as escolas
Atividades públicas
Parcerias
Media
Eventos
Agenda
Notícias
Newsletter
Rubrica Ciência CM
Redes Sociais
EN
PT
Detalhe do evento
3M+1: História da Matemática, da Música e Militar
Voltar
12/10/2017 - 14/10/2017
Campus de Gualtar, Braga
Realizar-se-á na Universidade do Minho, em Braga, nos dias
12, 13 e 14 de outubro de 2017
um Encontro internacional
3M+1: História da Matemática, da Música e Militar.
A comemoração do bicentenário da edição monumental de Os Lusíadas levada a cabo por D. José Maria do Carmo de Souza Botelho Mourão e Vasconcelos (1758-1825), 5.º Morgado de Mateus, é-nos ocasião e estímulo para organizarmos uma reflexão multidisciplinar em torno de uma tríade de áreas:
MATEMÁTICA
onde é costume destacarem-se a robustez, o rigor, a durabilidade e a flexibilidade de conceitos e teorias.
CIÊNCIAS MILITARES
para as quais a clareza, a elegância e a estabilidade dos argumentos matemáticos contrastam, muitas vezes, com a prática e as condições severas dos campos de batalha.
MÚSICA
cujas raízes se confundem com as da matemática e que tem ligações ancestrais às acções militares, quer enquanto meio de comunicação quer como elemento potenciador de sentimentos humanos.
Os assuntos em discussão centrar-se-ão na Matemática, na Música e nas Ciências Militares do século XVIII mas o nosso desejo é reunir especialistas de muitas outras áreas do saber que lhes possam ser associadas.
O Encontro inclui sessões plenárias, comunicações orais selecionadas de entre os trabalhos submetidos e sessão de posters.
Oficinas de Sabedoria: Jovens "Iluminados"
No âmbito do “3M+1” foi lançado um concurso de criação de curtas-metragens, intitulado "Jovens 'Iluminados'", com o fim de instruir os jovens para uma “leitura” - informada e crítica - do mundo que os rodeia, sob o lema "José Anastácio da Cunha – O Tempo, as Ideias, a Obra". As inscrições estiveram abertas até 31 de dezembro. Em complemento, a 12 de outubro houve 10 workshops - oficinas de sabedoria sobre dez áreas (Arquitetura, Artilharia/Balística, Computação, Filosofia, História, História da Matemática, Literatura, Música, Química e Sistemas de Informação), para aprofundar a discussão, estimular, entusiasmar e inspirar os participantes do concurso. Detalhes em
bit.ly/jovensiluminados
.
email - 3mmais1@gmail.com
endereço:
Secretariado 3M+1
Departamento de Matemática e Aplicações
Campus de Gualtar - 4710-057 Braga
telefone: +351 253 60 43 41
http://w3.math.uminho.pt/~web/Mat2/MAT2/
Partilhar
×