Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Detalhe do evento

NEBAUM junta alunos e investigadores em várias iniciativas Voltar

quarta-feira, 12/02/2025    Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho
1
Atividades começaram dia 12, com um “Speed-Meeting” para divulgar mestrados .
O Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho (NEBAUM) promoveu várias iniciativas em fevereiro. A primeira realizou-se no dia 12 e contou com a presença de cerca de meia centena de estudantes, que participaram na primeira edição do evento “Speed-Meeting” mestrados. “A ideia foi criar uma plataforma para que os alunos de licenciatura pudessem ouvir os testemunhos dos alunos ou alumni de mestrado, perceber como se candidatam, quais as expetativas que podem ter no final do ciclo”, avançou Pedro Faria, diretor do Departamento Científico do núcleo.

A iniciativa realizou-se no Departamento de Biologia (DB), na Escola de Ciências da UMinho (ECUM). Os participantes foram divididos em grupos e encaminhados para cada uma das mesas onde estavam alunos ou ex-alunos dos mestrados de Biodiversidade, Ecologia e Alterações Globais; Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas; Genética Molecular; Biofísica e Bionanossistemas; Técnicas de Caracterização e Análise Química; Bioinformática; Biotecnologia; Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo e no Ensino Secundário. “Escolhemos um ou dois representantes de cada mestrado. Os alunos que frequentam a licenciatura tiveram cinco minutos para colocar dúvidas e passar para a mesa seguinte”, explicou Ana Lopes, presidente do núcleo.

Esta foi a primeira vez que o NEBAUM promoveu uma iniciativa deste género. Para Joel Rodrigues, aluno do 3º ano de Biologia Aplicada, serviu essencialmente para “contactar com os alunos de mestrado, tirar dúvidas e ficar com uma noção do que seguir a nível académico”, sublinhou.

Núcleo promove iniciativa em parceria com a revista Jus


O NEBAUM, juntamente com o Núcleo de Estudantes de Bioquímica da UMinho (NEBQUM), o Núcleo de Estudantes de Ciências do Ambiente da UMinho (NECAUM) e a Jus (Journal UMinho Science), promoveram, no dia 20, um workshop intitulado “como transformar o relatório do projeto num artigo científico”.

O objetivo passou por fornecer ferramentas e conhecimentos aos alunos, para que possam adaptar os relatórios da UC Projeto e transformá-los em artigos científicos. Durante as licenciaturas, os estudantes são incentivados a produzir artigos científicos e relatórios, “mais com o objetivo de perceber que esta pode ser uma saída profissional, se decidirem investir na investigação”, referiu Ana Lopes, presidente do NEBAUM. A iniciativa, destinada a alunos de licenciatura, realizou-se no auditório da Escola de Ciências da UMinho.


NEBAUM organizou “Coffee Break” entre investigadores e alunos


Marcos Rubal e Ronaldo Sousa foram os convidados da 2ª edição do “Coffee Break” promovido pelo Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da UMinho (NEBAUM), no passado dia 24. Os investigadores do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho conversaram informalmente com os alunos, explicando o seu percurso escolar e profissional.

Marcos Rubal é licenciado em Ciências Marinhas, pela Universidade de Vigo (Espanha), mestre em Conservação da Biodiversidade e doutorado em Biologia, pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Desde 2023 que investiga no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA). A sua investigação centra-se na ecologia bentónica marinha, principalmente em invertebrados marinhos, mas já efetuou investigação na área das macroalgas e ervas marinhas, tendo descrito nove espécies e um género de invertebrados desconhecidos para a Ciência.

Ronaldo Sousa doutorou-se pela Universidade do Porto em 2008 e fez um pós-doutoramento na Universidade de Cambridge (Reino Unido) e no Ciimar (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Porto) entre 2008 e 2009. É docente na ECUM desde 2009, onde investiga a ecologia e a conservação aquática, a avaliação do estado de conservação da biodiversidade e dos ecossistemas de água doce no contexto das mudanças globais.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14