Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
banner_iypt2019.jpg

 Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019)

Em 1869 o russo Dmitri Ivanovich Mendeleiev publicava no jornal da Sociedade Russa de Química, com um resumo republicado em alemão na Zeitschrift für Chemie (12, 405-406 1869), um estudo sobre a classificação sistemática de todos os elementos químicos conhecidos (63) à data de 1869. Em 2019 passam 150 anos desta extraordinária criação do génio humano e a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica.
 
A Tabela Periódica, enquanto ícone da química, representa o carácter central desta ciência nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento científico e das tecnologias. A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações devem também servir para promover a consciencialização da sociedade para o papel da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.
 
 Assista ao vídeo
 
 
 
A Escola de Ciências da Universidade do Minho junta-se às comemorações do IYPT2019, propondo uma série de atividades que terão lugar ao longo do ano de 2019.
 
Atividades já programadas ou em curso:
 
  • Tabela Periódica Humana
    No dia 29 de janeiro de 2019 decorrerá, a nível nacional, a formação de Tabelas Periódicas Humanas nos locais mais emblemáticos de cidades de Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Vila Real, Évora, Tomar, Funchal (Madeira), Covilhã, Faro e Castelo Branco. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário e o público em geral para a importância deste ícone da Química, dando-se assim início às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica!

     Em Braga, a formação da Tabela Periódica Humana, numa organização da Escola de Ciências da Universidade do Minho e da Delegação de Braga da Sociedade Portuguesa de Química, terá lugar na Nave Principal do Complexo Desportivo de Gualtar, pelas 10h00, e contará com a colaboração de 133 alunos das Escolas Secundárias Sá de Miranda e Alberto Sampaio.

    Mais informações em https://www.iypt2019.pt/agenda/event/410
    Registo fotográfico »»

    Assista ao vídeo
     

  • Palestra "A tabela periódica dos elementos químicos: o ano internacional da tabela periódica como celebração dos seus 150 anos”
    Orador convidado: Christopher Brett, atual Vice-Presidente da União Internacional de Química Pura Aplicada (IUPAC) e Presidente eleito para o biénio 2020‑2021.
    Dia 21 de fevereiro de 2019, às 15h45, na Universidade do Minho, Auditório B2, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Braga .

    Resumo: A sistematização periódica dos elementos na tabela concebida por Mendeleiev em 1869 tem sido fundamental para prever propriedades dos elementos e direcionar a pesquisa, as consequências sendo patentes em muitos progressos nas ciências químicas. A evolução do pensamento que conduziu à tabela será descrita. O papel da tabela periódica nos avanços de conhecimento e nas aplicações tecnológicas será ilustrado com exemplos escolhidos para demonstrar a importância crucial dos elementos químicos para a indústria, humanidade e o planeta, num contexto de sustentabilidade e a olhar para o futuro.

    Christopher Brett é Vice-Presidente da União Internacional de Química Pura Aplicada (IUPAC) e membro da Comité de Gestão do Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT) e das celebrações do centenário da IUPAC, ambos a decorrer em 2019. Ele é também um membro da Comissão Interdivisional de Química Verde para o Desenvolvimento Sustentável da IUPAC. Foi Presidente da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE) em 2007-8 e é Presidente da Divisão de Química Analítica da Sociedade Portuguesa de Química 2018-20. É professor catedrático no Departamento de Química da Universidade de Coimbra e diretor do Laboratório de Eletroanálise e Corrosão do Instituto Pedro Nunes, Coimbra. Os seus interesses em investigação têm focado principalmente o desenvolvimento de novos materiais para eletroquímica e a sua aplicação em diferentes áreas, especialmente em sensores.

  • “A caminho de Copenhaga”
    Leitura encenada apresentada pelo Gume – Grupo de Teatro da Universidade do Minho.
    Dia 21 de fevereiro de 2019, às 16h45, na Universidade do Minho, Auditório B2, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Braga .
  • Tertúlia "Todos por Tabela - Os Elementos Químicos em Conversa"
    Dia 1 de março de 2019, às 18h30, no Shopping Braga Parque, Braga

    "Todos por Tabela - Os Elementos Químicos em Conversa", é uma tertúlia a cargo de um painel de professores e investigadores da Escola de Ciências da Universidade do Minho, inserida nas comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, justamente quando se comemoram 150 anos da sua criação pelo russo Dmitri Mendeleiev.

    Convidados:
    Alexandra Nobre, Departamento de Biologia
    João Paulo André, Departamento de Química
    Maria Antónia Forjaz, Departamento de Matemática e Aplicações
    Mikhail Vasilevskiy, Departamento de Física
    Pedro Pimenta, Departamento de Ciências da Terra

    Moderação:
    Paula Nogueira, investigadora no Centro de Física da Universidade de Coimbra, doutoranda em História da Ciência e Educação Científica e membro do grupo STOL – Science Through Our Lives, grupo de comunicação e divulgação de ciência da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

    Registo fotográfico »»

  • Tabela Periódica em Croché
    A Escola de Ciências da Universidade do Minho alia-se às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos com a produção de uma Tabela Periódica em croché que servirá de mote para uma série de atividades desenhadas para o público em geral. A idealização e coordenação deste projeto que ganhou cariz internacional é de Alexandra Nobre (Departamento de Biologia / STOL - Science Through Our Lives).

    A Tabela Periódica de 16,5 metros quadrados consiste na junção de 250 retângulos (118 elementos químicos, 2 elementos de inserção de lantanídeos e actinídeos e 130 retângulos brancos de preenchimento) feitos em croché por mais de 100 pessoas, públicas (universidade sénior, escolas secundárias, colégios, associação de pais) e privadas, de idades compreendidas entre os 6 e os 90 anos e envolveu 14 nacionalidades dos 5 continentes (Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Grã-Bretanha/ Ilhas Guersey, França, Estados Unidos da América, México, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Tunísia, Turquia).
    Depois de pronta a Tabela Periódica vai estar exposta em espaço público e poderá ser requisitada pelas instituições interessadas.

    Inauguração da exposição:
    1 a 21 de março – Shopping Braga Parque, Braga

    Contacto:  Alexandra Nobre | 253601540 | anobre@bio.uminho.pt
    Mais informação em https://www.facebook.com/pg/STOLisfun/photos/?tab=album&album_id=1730892120357242
    Registo fotográfico »»
    Sem-Título-1.jpg
  •  Concurso "À Descoberta da tabela periódica"
    O concurso “À Descoberta da Tabela Periódica”, organizado pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, no âmbito das comemorações do “Ano Internacional da Tabela Periódica  – AITP2019”, tem como objetivo primordial promover o conhecimento da Tabela Periódica, divulgar o seu caráter de “janela sobre o Universo que nos ajuda a expandir a nossa compreensão do mundo”, e sensibilizar para a forma como a sua elaboração foi o resultado de diversos contributos científicos.

    O concurso destina-se a alunos do Ensino Secundário do Curso de Ciências e Tecnologias ou equivalente (cursos de formação vocacional e profissional de nível secundário) e baseia-se na avaliação de conhecimentos científicos e históricos relacionados com a Tabela Periódica, o que inclui, para além do conhecimento desta, a estrutura atómica e as propriedades químicas e físicas dos elementos, a história da sua descoberta e os vários contributos científicos que culminaram na sua ordenação periódica por Dmitri Mendeleiev.

    Dia 5 de abril, às 14h00, na Universidade do Minho, Auditório B1/B2, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Braga.
    Inscrições até dia 28 de fevereiro através do formulário disponível em http://bit.ly/inscriçãoconcursotabelaperiódica
    Regulamento (atualizado) »»

    Equipas inscritas »»

    Patrocinadores:patrocínios.jpg

Mais informações:

Escola de Ciências da Universidade do Minho | sec@ecum.uminho.pt | 253604390 / 253601531

Comissão Nacional do Ano Internacional da Tabela Periódica | tabelaperiodica@spq.pt | 225081662

https://www.iypt2019.pt/index

 

sector_sc_iypt_en.jpgLOGO SPQ FINAL RGB-05.jpg