Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Banner_MC2017_MediumRes.png

 Masterclasses Internacionais em Física de Partículas 2017

O LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em parceria com várias instituições de ensino superior portuguesas, incluindo a Universidade do Minho, organiza as MasterClasses em Portugal, uma iniciativa a nível internacional, que pretende levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de Físicos em Física de Partículas Elementares e áreas associadas. O objetivo é mostrar aos jovens o tipo de atividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e promover os Institutos e Universidades onde se realizam as sessões.
 
As atividades começam com um "curso de treino" onde são ensinados os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Numa segunda parte são fornecidos aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos em LHC no CERN, sendo solicitada a sua classificação por categorias segundo o tipo de acontecimentos (decaimentos hadrónicos, e+e-, mu+mu-, etc), obtendo-se no final após as devidas correções uma estimativa das frações correspondentes a cada tipo de decaimento. Os resultados são depois associados aos dos vários grupos e discutidos em video conferência com os outros grupos de visita às restantes Universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia.
 
Destinatários:
Esta ação visa sobretudo alunos dos 10º, 11º e 12º anos, especialmente motivados para a disciplina de Física.
 
Em 2017, a ação na Escola de Ciências da Universidade do Minho decorre durante a manhã e tarde do dia 10 de março de 2017.
 
Número de vagas:
100
 
Prazo de inscrição:
até 6 de janeiro de 2017.
 
 
Contactos:
Escola de Ciências
UIniversidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel.: 253604390
E-mail: sec@ecum.uminho.pt

Poster_MC2017_MediumRes.png