Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

banner_mc24.jpg

 Masterclasses Internacionais em Física de Partículas 2024

O LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em parceria com várias instituições de ensino superior portuguesas, incluindo a Universidade do Minho, organiza anualmente as Masterclasses em Portugal, uma iniciativa internacional que pretende levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de Físicos em Física de Partículas Elementares e áreas associadas. O objetivo é que os participantes possam experimentar ser Físicos de Partículas por um dia, trabalhando com dados reais adquiridos pelas grandes experiências internacionais.
 
As atividades começam com um curso de treino onde são ensinados os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Numa segunda parte, são fornecidos aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais para serem objeto e análise.

Em 2024, iremos organizar duas sessões de Masterclasses, em modo presencial no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, nos dias 23 de fevereiro e 8 de março.

Na primeira sessão, a realizar no dia 23 de fevereiro, serão fornecidos acontecimentos adquiridos pela experiência ATLAS do CERN, sendo solicitada a sua classificação por categorias segundo o tipo de acontecimentos (pares de eletrões, de muões ou de fotões, etc), interpretando-se no final os resultados obtidos em termos das partículas encontradas. Os resultados são depois associados aos dos vários grupos e discutidos em video conferência moderada pelo CERN – Laboratório Europeu de Física de Partículas e onde participarão também os outros grupos de visita às restantes Universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia. 

A segunda sessão, a realizar no dia 8 de março, decorrerá num formato similar mas serão fornecidos acontecimentos reais adquiridos pelo Observatório Pierre Auger, sendo solicitada a sua reconstrução (direção de chegada e energia) e seleção para procurar decifrar a origem, no Universo, dos raios cósmicos de energia extrema. A video conferência em conjunto com outros grupos será moderada por cientistas do Observatório Pierre Auger.
 
O programa é o seguinte:

08h45 - Receção no Complexo Pedagógico 2, Anfiteatro B2
09h15 - Abertura e Boas Vindas
09h30 - Palestra: Introdução à Física de Partículas
10h30 - Pausa 
10h45 - Palestra: Aceleradores e Detetores
11h45 - Almoço
13h30 - Atividade Experimental: Análise de Dados
14h30 - Reagrupamento de todos os alunos e discussão “local” dos resultados
15h00 - Video-conferência com Cientistas do CERN / Observatório Pierre Auger
17h00 - Encerramento

O almoço e a pausa para café são assegurados pela organização.

Prazo de inscrição: 9 de fevereiro de 2024
Formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/f4MZXPqck2R7gQS19

O número de participantes por dia estará limitado a 100 participantes. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada, dando-se prioridade aos estudantes do 12º, caso seja necessário. Podemos vir a pedir a grupos muito grandes que reduzam a sua participação para dar oportunidade a mais escolas de inscrever alunos (se tal se revelar necessário mais próximo da atividade).

Contactos:
Escola de Ciências
U​niversidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel.: 253601531
E-mail: sec@ecum.uminho.pt 
poster_mc24.jpg