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Noite Europeia dos Investigadores 2016


A Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, dedicada ao tema “SCILIFE – Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, que irá decorrer nos dias 30 de setembro de 2016 e 29 de setembro de 2017, num consórcio com as Universidades de Lisboa, do Porto, Nova de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.

A Escola de Ciências da UMinho coordenará todas as atividades que decorrerão nessa noite em Braga, estando a ser planeado um programa destinado ao grande público que pretende mostrar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal e, em particular, em Braga. Esta será igualmente uma excelente oportunidade para as unidades de investigação locais se conhecerem e partilharem informação sobre a investigação que desenvolvem.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. "Ciência no dia-a-dia" tem sido percebida como um lema para estimular a participação do público em geral, especialmente do público jovem, com atividades de investigação e de transmissão do conhecimento científico. Ao adotar este objetivo para Noite Europeia dos Investigadores, temos a intenção de potenciar a consciência pública sobre o quanto a ciência influencia o nosso modo de vida, mas também dar aos investigadores a oportunidade de concretizar a perceção do grande público sobre o seu trabalho e melhorar os contactos entre os investigadores e os cidadãos para reforçar os esforços de inovação.

Este ano, para além das atividades durante a Noite, iremos promover uma série de atividades preparatórias, que decorrerão nos meses de julho e setembro, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia.

Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.

SCILIFE – Science in Everyday Life – is a Portuguese consortium for the European Researchers’ Night (ERN). Using the theme of Science in Everyday Life as background, SCILIFE will address ‘traditional’ science and society issues – e.g. citizens’ engagement with sustainable and inclusive research, scientific careers, society’s involvement in science policy, decision making and collective deliberation – but it will do so by bringing Responsible Research and Innovation (RRI) strategically into the public debate.
Activities hands-on, workshops, science cafes, street animation and a concert will be structured in order to highlight and raise awareness towards the main aims of contemporary RRI – responsibility, transparency and openness – in the sciences, arts and humanities, as well as their alignment with European culture and values.
The SCILIFE consortium is coordinated by the University of Lisbon through its National Museum of Natural History and Science (MUHNAC). It combines major universities in Portugal – Porto, Minho, Nova University of Lisbon, the University Institute of Lisbon – and the Municipality of Lisbon, together with more than 50 associated partners from the academic sector, industry, NGOs and civil society. It covers the most populated regions of Portugal, with direct and indirect impacts expected to reach thousands of people, particularly the youth.
This project has been supported by the EU under HORIZON 2020 in the framework of the Marie Skłodowska Curie actions.

Highlights in Braga
On the 30th of September, between 4 p.m. and 12 p.m., at the Museum of Archaeology D. Diogo de Sousa, in Braga, visitors of all ages will be able to observe and participate in a wide range of experiments, demonstrations and practical exercises related with the scientific areas of Biology, Biodiversity, Physics, Optometry, Nanotechnology, Astronomy, Geology, Environment, Mathematics, Statistics, Computer Science, Chemistry, Communication Sciences, Psychology and Nursing.
By 9 p.m., the School of Sciences of the University of Minho joins the celebrations of the Pulses International Year, with a get-together which aims to increase public awareness for the fundamental role of pulses in food and nutrition security, in climate change adaptation, in human health and soils.
 
Programa detalhado - 30 de setembro
Local: Museu D. Diogo de Sousa
Entrada livre.
 
16h00-19h00 / 20h00-24h00 - Atividades experimentais e demonstrações
Nos vários postos instalados no Museu D. Diogo de Sousa, os visitantes de todas as idades poderão observar e participar na realização de experiências, demonstrações e exercícios práticos relacionados com as áreas científicas da Biologia, Biodiversidade, Física, Optometria, Nanotecnologia, Geologia, Ambiente, Matemática, Estatística, Computação, Química, Ciências da Comunicação, Psicologia e Enfermagem:
 
  • A água no mundo vivo
    A água desempenha papéis fundamentais nos seres vivos, como solvente e como reagente, como por exemplo ao nível da fotossíntese. O tema do transporte da água é abordado com algum detalhe ao nível do ensino secundário, onde se exploram os conceitos de osmose, turgescência e plasmólise, mas raramente é referido que o seu transporte ao nível da membrana biológica é mediado por aquaporinas, cuja descoberta foi premiada com um prémio Nobel.
    Promovido pelo Departamento de Biologia da Escola de Ciências.
  • Ideias Leguminosas
    Atividades diversas (material expositivo, material manipulável e jogos), algumas produzidas em parceria com a Escola Sementes de Liberdade que pretendem alertar para o papel importante que as leguminosas têm na nossa vida (tanto da área da saúde como do ambiente). Não é sem motivo que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 2016 o ano Internacional das Leguminosas. Vamos comemorar!
    Promovido pelo STOL - Science Through Our Lives da Escola de Ciências.
  • O que eu sei sobre nemátodes
    Num stand com informação, microscópio, lupa e outro material, os visitantes são convidados a responder corretamente a diversas questões sobre o tema.
    Promovido pelo Departamento de Biologia da Escola de Ciências.
  • Scientia@Alimentos
    Atividades interdisciplinares hands-on em minilaboratório. Nos vários postos instalados no local, os interessados, de todas as idades, poderão observar e participar na realização de experiências de pesquisa e identificação de hidratos de carbono, proteínas, gorduras e água em alimentos diversos bem como calcular o valor calórico aproximado de alguns alimentos e determinar a TMB (taxa de metabolismo basal).
    Promovido pelo Scientia.com.pt da Escola de Ciências.
  • A biodiversidade que nos alimenta
    As espécies vegetais são usadas para fins diversos, alimentar, medicinal, aromático, industrial ...
    Sementes, bolbos, tubérculos, rizomas, são órgãos de propagação e exigem formas de conservação diversas. Em frio, em campo, in vitro, crioconservação, são algumas das técnicas usadas e que poderá ver e conhecer. 
    Promovido pelo INIAV - Banco Português de Germoplasma Vegetal.
  • Cores para (quase) todos!
     Pretende-se abordar vários aspetos da visão das cores com demonstrações e testes de diagnóstico de anomalias genéticas.
    Promovido pelo Departamento de Física da Escola de Ciências.
  • O desafio de ver luzes na escuridão
    O olho humano é dotado de diversas lentes que configuram um sistema óptico imperfeito. Como tal, nalgumas circunstâncias do dia-a-dia depara-se com perturbações que degradam a visão dos objetos. Isso acontece por exemplo quando observamos fontes de luz intensas contra um fundo escuro (ao conduzir à noite, ao observar luzes de rua, etc), o que pode resultar muito incomodativo para algumas pessoas com doenças oculares ou com intervenções cirúrgicas. Com a presente atividade pretende-se mostrar a perceção dessas perturbações visuais que afetam a maioria das pessoas, como as medimos e como as compensamos.
    Promovido pelo Departamento de Física da Escola de Ciências.
  • Nanotecnologia no dia a dia
    Promovido pelo INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
  •  À descoberta dos minerais
    Atividade relacionada com a identificação de minerais de acordo com as suas propriedades físicas. Os participantes são convidados a escolherem vários minerais e a determinaram as suas propriedades. No final das várias etapas de identificação têm que acertar no nome do mineral que escolheram.
    Promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências.
  • Anda fazer a erupção de um vulcão
    Atividade destinada a promover a simularão de erupção (a frio) de um vulcão com produtos que podes fazer em casa. 
    Promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências.
  • CTEM MatLab
    Jogos Matemáticos: jogos que pretendem desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.
    Promovido pela CTEM Academy.
  • Tens perceção extra sensorial?
    Dado um baralho de cartas convencional, o aluno deve procurar adivinhar a cor de cada carta que dele é retirada: vermelha ou preta. Concluir-se-á que o aluno tem PES se existirem evidências significativas de que ele consegue adivinhar a cor de um número significativo de cartas.
    Promovido pelo Departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências.
  • Dados, Cartas e Roletas nas Probabilidades
    Nesta atividade utilizaremos jogos, tipo “jogos de tabuleiro”, para apresentar conceitos de probabilidades e estatística. Os participantes serão convidados a jogar quatro diferentes jogos (roleta escondida; previsão de dados; aviões; cartas), onde terão de fazer opções de jogo baseadas em probabilidades. No final de cada jogo irá ser dada uma explicação da teoria que deveria ter sido em conta para a melhor estratégia de jogo.
    Promovido pelo Departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências.
  • Computação
    Conjunto de 4 atividades à volta do tema da computação: 1. O País da Computação – sobre computabilidade; 2. Os 10 Algoritmos do Sec. XX – sobre algoritmos; 3. Alice, Bob e o Computador – sobre criptografia; 4. A Marcha das Máquinas – sobre inteligência artificial.
    Promovido pelo Centro de Matemática da Escola de Ciências.
  • Não há um dia sem química
    Pode dizer-se, com toda a razão, que nos perfumes que usas encontras a química na sua essência, que a reação de Maillard comparece à mesa do teu almoço e que uma célula eletroquímica alimenta o telemóvel com que combinas com os amigos ir tomar uma água tónica à discoteca.
    Vem ver como se fazem perfumes personalizados, como os aminoácidos reagem com os hidratos de carbono, libertando aromas que bem conheces dos alimentos, como pode ser gerada energia elétrica sem poluição e como muitos produtos naturais são fluorescentes.
    Promovido pelo Departamento de Química da Escola de Ciências.
  • ‘Comendador dos média’ – o quizz
    Jogo de perguntas e respostas que testam o conhecimento dos concorrentes sobre os média.
    Promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação.
  • Repórter Pikachu
    Jogo de procura de Pikachus, com repórter de imagem, para criar um vídeo curto sobre um determinado stand/participante da NEI.
    Promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação.
  • Promoção de Experiências Positivas – Crianças e Jovens
    Será apresentado o programa de intervenção Promoção de Experiências Positivas-Crianças e Jovens que visa ensinar seis competências de vida nestas faixas etárias (gestão de stresse, motivação, gestão do tempo, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipa). Na apresentação, serão discutidos os dados da eficácia da intervenção do programa e relação com medidas psicológicas como o otimismo/pessimismo e a satisfação com a vida. 
    Promovido pela Escola de Psicologia.
  • Controlar a Diabetes Tipo II
    Será apresentado um vídeo sobre a diabetes e dados relativos e um programa de intervenção que pretende promover a adesão terapêutica em pacientes com diabetes Tipo 2 que enfatiza variáveis conjugais e familiares. 
    Promovido pela Escola de Psicologia.
  • Ouvindo lábios e vendo vozes: efeitos de integração audiovisual no reconhecimento da fala
    O reconhecimento da fala é, contrariamente à perceção subjetiva que possuímos enquanto falantes nativos de uma dada língua, um processamento altamente complexo que envolve diferentes órgãos sensoriais para além da audição. Com esta atividade pretendemos demonstrar como o nosso cérebro se serve de diferentes pistas sensoriais no reconhecimento da fala que é, acima de tudo, um fenómeno eminentemente multimodal.
    Promovido pela Escola de Psicologia.
  • Não imaginava ter uma memória de elefante! Os limites (in)calculáveis da memória humana
    O conhecimento que temos acerca do funcionamento da nossa memória nem sempre é o mais adequado. A partir da apresentação de estímulos visuais simples procuraremos contrariar a crença de que a capacidade da nossa memória é muito limitada.
    Promovido pela Escola de Psicologia.
  • Educação para a saúde - Promoção de estilos de vida saudáveis
    Avaliação IMC (Índice de Massa Corporal) peso, altura, frequência cardíaca, consultas informais sobre comportamentos de risco tais como: sedentarismo, desequilíbrios nutricionais, consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas, e comportamentos sexuais de risco. De acordo com a DGS (2006), um dos objetivos prioritários das políticas de saúde dos jovens é contribuir para a evitação ou moderação do consumo de produtos geradores de habituação ou dependência. No plano nacional de saúde de 2012-2016, as mesmas preocupações mantêm-se, em especial, o aumento de consumo de tabaco, álcool e a obesidade, que cada vez mais se estão a observar nos jovens portugueses (DGS, 2012).
    Promovido pela Escola Superior de Enfermagem.

16h00-16h30 – Ted talk "Faz da lavagem das mãos um hábito"

A importância da lavagem das mãos na prevenção das doenças.
Sabia que as diarreias e as infeções respiratórias matam anualmente mais de 3 milhões e meio de crianças com menos de 5 anos? De acordo com dados publicados pela UNICEF, lavar as mãos com água e sabão, principalmente após a utilização do quarto de banho e antes de manusear alimentos, ajuda a reduzir a incidência das diarreias em mais de 40%! Dada a importância da lavagem das mãos na prevenção das doenças, em 2008, a Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 15 de outubro como o Dia Mundial da Lavagem das Mãos.
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Promovido pela Escola Superior de Enfermagem.

16h00-17h30 – CTEM RoboLab
Robótica educativa com Lego Mindstorms - oficina de construção e programação de robôs utilizando kits Lego Mindstorms.
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Promovido pela CTEM Academy.

16h30-17h15 – Comunicar sem Falar
Vem aprender o que significam os gestos, os olhares, as posturas e os movimentos que as pessoas fazem no seu dia-a-dia.
A dimensão não-verbal representa cerca de 70% daquilo que aprendemos sobre os outros, mesmo em ambiente de aprendizagem em contexto escolar. No entanto, usualmente não temos consciência como interpretamos o que a não verbalidade nos diz, nem sabemos como, e o que comunicamos com nosso corpo e movimento. Nesta conversa informal vamos identificar e treinar gestos, posturas, olhares e formas de nos movimentarmos.
Promovido pelo STOL - Science Through Our Lives. da Escola de Ciências

16h30-18h30 / 20h30-22h30 – Vamos construir uma célula fotovoltaica (CFV)
Nesta atividade os participantes irão construir a sua própria célula fotovoltaica (CFV). As células a construir são de um tipo de corante, também denominadas de células de Grätzel. Na atividade irão aprender quais os constituintes fundamentais de uma CFV, qual a função de cada um deles e verificar como podem construir uma CFV utilizando vários materiais do seu dia-a-dia incluindo diferentes corantes extraídos de produtos naturais, como framboesas, amoras, mirtilos, etc.
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Promovido pelo Departamento de Física da Escola de Ciências.

17h00 – Abertura oficial

17h00-18h00 / 18h00-19h00 – O MEU Jornal
Criação de manchetes de jornal a partir de recortes da imprensa.
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Promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação.

17h00-19h00 – Ver o invisível
Vamos ver o que se encontra oculto sob os nossos pés utilizando um Georadar.
Esta atividade pretende dar a conhecer técnicas de prospecção geofísica, nomeadamente o Georadar. Os alunos poderão ver e utilizar um equipamento, que através da emissão de ondas electromagnéticas permite ver o que se encontra oculto sob os nossos pés.
Promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências.

17h00-19h00 – Olhos no Céu, Ciência nas Mãos
Demonstração com drones (Veículos Aéreos não Tripulados).
Esta atividade pretende dar a conhecer o modo como os Veículos Aéreos não Tripulados (mais conhecidos por drones), podem ser utilizados em diversas áreas da geologia, utilizando o ponto de vista privilegiado que é possível obter com fotografia aérea. Esta acção inclui uma demonstração operacional no exterior e uma demonstração dos resultados obtidos numa pequena palestra posterior.
Promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências.

20h00-21h00 – Speed dating "Pessoas idosas em sociedades modernas: do envelhecimento ativo aos cuidados familiares"
Portugal, de acordo com os Censos 2011, apresenta um quadro de envelhecimento demográfico bastante acentuado, com uma população idosa de 19,15%, uma população jovem de 14,89% e uma esperança média de vida à nascença de 79,2 anos.
Este fenómeno do envelhecimento demográfico emerge como um desafio, assumindo lugar de destaque nas agendas sociais e políticas. A sua importância foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com enfoque na ótica do “envelhecimento ativo”, e também, pelo Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia, incluindo-se a “solidariedade entre gerações”.
Em resposta a este “cenário”, as políticas de saúde colocam o enfoque na responsabilização, envolvimento e na capacitação dos cidadãos e das famílias, para cuidarem-se a si próprios em relação às atividades de vida diária (AVD), bem como, na procura de comportamentos de saúde que integrem esquemas terapêuticos definidos com a ajuda dos profissionais de saúde, no sentido de encontrar respostas mais eficazes aos processos de transição.
Promovido pela Escola Superior de Enfermagem.

21h00-22h30 – Tertúlia "Leguminosas: por uma alimentação saudável e um futuro sustentável" com Show Cooking Hibiscus
Em boa hora a Organização das Nações Unidas se lembrou das leguminosas e lhes dedicou um Ano Internacional! E o que têm de especial as leguminosas que outras plantas não têm? As espécies desta família (Fabaceae), fáceis de identificar pelo seu fruto - uma vagem com grãos, alguns bem conhecidos na nossa alimentação, como o feijão, a ervilha, a soja, as lentilhas, a fava, têm um “contrato” vitalício com microrganismos que as tornam únicas e com uma importância à escala planetária.
Nesta tertúlia vamos saber mais sobre este contrato e sobre o que as leguminosas podem fazer por uma maior sustentabilidade na produção de alimentos, melhor nutrição e saúde para todos e que papel podem ter na bioeconomia dos países.
Convidados: Henrique Trindade (UTAD, Agrónomo), Sandra Lourenço (Ordem dos Nutricionistas), Teresa Lino Neto (Dep. Biologia da Escola de Ciências da UMinho, Bióloga), Lígia Pinto (Escola de Economia e Gestão da UMinho, Economista).
Moderação: Madalena Oliveira (Dep. Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da UMinho).
A tertúlia incluirá um momento de show cooking, com a presença da Chef Alda Côrte-Real Pereira do restaurante Hibiscus, onde serão confecionados alguns pratos simples à base de leguminosas.

22h30-24h00 – PubhD UMinho #8 - Especial NEI2016
PubhD UMinho é uma metodologia de comunicação de Ciência que têm por objetivo desafiar jovens cientistas a falar sobre a sua investigação ao público em geral, num ambiente informal de um bar e com linguagem acessível a todos - o jargão científico fica à porta. Não há espaço para apresentações: como suporte multimédia, apenas um quadro-branco, marcadores e objetos interessantes. Pretende-se replicar esta atividade na cafetaria do museu.
Promovido pelo STOL - Science Through Our Lives da Escola de Ciências.

22h30-24h00 – CTEM CodeLab
Introdução à programação em linguagem C utilizando a plataforma Arduino.
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Promovido pela CTEM Academy.

22h30-24h00 – Observação de estrelas
Promovido pela ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho. 
 

Atividades Preparatórias
 
Há Ciência na Cidade! – Esta iniciativa corresponde a um ciclo de oficinas que visa consciencializar os cidadãos para a Ciência que é desenvolvida nas cidades e para a importância que esta representa para o desenvolvimento. Este ciclo é uma oportunidade para dar a conhecer os rostos por detrás da ciência, valorizar a ciência produzida em Portugal e promover a colaboração entre cidadãos e entidades científicas na resolução de problemas locais. Com lugar aos sábados, em centros de investigação, laboratórios nacionais e espaços públicos, este programa é dirigido a todas as entidades e cidadãos com curiosidade para descobrir a ciência das cidades e as suas potencialidades para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.
 
BioBlitz: Quantas espécies conseguimos identificar num só dia? – Com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a biodiversidade das cidades e para a importância da sua conservação, cada cidade irá organizar um BioBlitz onde investigadores e outros cidadãos colaboram na identificação de espécies de fauna e flora numa determinada área (parque, praia, floresta…). Todas as observações serão registadas na base de dados de acesso aberto coordenada pelo projeto de ciência cidadã Biodiversity4All, quebrando as barreiras entre ciência e cidadão e convidando este último a participar nas atividades científicas, no quadro da promoção da ‘ciência cidadã’.
 
European Researchers Night Countdown! – Durante o mês de setembro, o consórcio irá assegurar um conjunto de atividades dirigido a escolas com o objetivo de promover esta iniciativa europeia e convidar os alunos e suas famílias a participarem na Noite Europeia dos Investigadores. Com lugar nas escolas inscritas, este evento conta com a colaboração de entidades científicas nacionais e investigadores com financiamento europeu.
 
  • 22 de setembro - Escola Secundária Carlos Amarante - 11º D - atividade "Células Galvânicas".
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  • 23 de setembro - Escola Secundária Carlos Amarante - 9º B - atividade "A química, a luz e a cor".
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 Clipping
 
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The project has been funded by the European Commission under HORIOZN 2020 in the framework of the Marie Sklodowska Curie actions
A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.
Programa Horizonte 2020 Investigação & Inovação
Grant Agreement number: 723006 — SCILIFE — H2020-MSCA-NIGHT-2016
 
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