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Noite Europeia dos Investigadores 2018

A Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, este ano dedicada ao tema “SCICITY - Science in the City”, que irá decorrer no dia 28 de setembro de 2018, num consórcio com a Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
 
Na Escola de Ciências da UMinho, a equipa do projeto é constituída por José Brilha (coordenador), Alice Dias, Ana Carvalho, Cristina Aguiar, João Paulo André, Jorge Pamplona, Luís Gonçalves, Maria Antónia Forjaz, Maria Teresa Almeida, Mário Rui Pereira, Nuno Castro e Paulo Alexandre Pereira.
 
A Escola de Ciências da UMinho coordenará todas as atividades que decorrerão nessa noite em Braga, no Altice Fórum Braga.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. "Ciência na Cidade" é o tema que serve de ponto de partida para as atividades deste ano, que se propõem a: a) sensibilizar os cidadãos, em particular os jovens, para a inovação e a investigação em curso para combater o impacto das mudanças globais e preservar o património natural e cultural; e b) aproximar os investigadores das comunidades urbanas, possibilitando oportunidades para que essas comunidades expressem suas preocupações e expetativas em relação à investigação e à ciência em geral.
Como sub-tema temos a “Preservação do Património Cultural”, ao nível da promoção de medidas de adaptação para combater as mudanças globais nas comunidades urbanas, apoiando-se nas dimensões social, económica e ambiental da sustentabilidade, e promovendo a relevância da ciência e da investigação para garantir a qualidade de vida no futuro.
 
Para além das atividades durante a Noite, iremos promover uma série de atividades preparatórias, que decorrerão entre os meses de junho e setembro, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia.

Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.

SCICITY - Science in the City – is a Portuguese consortium for the European Researchers’ Night (ERN). The project uses the motto ‘science in the city’ (SCICITY) as a point of departure to achieve two main goals: (i) raise citizens’ awareness, particularly young people, towards innovation and research being conducted in Europe to face the impact of global changes and preserve natural and cultural heritage; and (ii) bring researchers closer to urban communities, enabling meaningful opportunities for these communities to express their concerns and expectations about research and, more generally, about science..
The SCICITY consortium is coordinated by the University of Lisbon through its National Museum of Natural History and Science (MUHNAC). It combines major universities in Portugal – Minho, Nova University of Lisbon, the University Institute of Lisbon, Evora University, Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies and the Municipality of Lisbon, together with other associated partners from the academic sector, industry, NGOs and civil society. It covers the most populated regions of Portugal, with direct and indirect impacts expected to reach thousands of people, particularly the youth.NEI Silhueta 2.png

Atividades Preparatórias
 Conjunto de atividades que antecedem a Noite de 28 de setembro.

Ciclo de workshops Ciência na Cidade

Biobuscas - Que espécie de coisa é esta?
  • 22 de setembro, 10h-13h – "Biobuscas, que espécie de coisa é esta?" é um projeto de educação ambiental desenhado para crianças dos 6 aos 10 anos. Consiste em passeios de natureza em que os participantes são desafiados a encontrar algumas espécies (animais e vegetais) e a marca-las em mapas de guias criados propositadamente para o efeito. O passeio é também um "pretexto" para abordar conceitos como biodiversidade, sustentabilidade, respeito pela natureza e para responder às perguntas das crianças. A atividade decorrerá no Parque da Ponte, Braga.
    Mais informações »»
    Inscrições em https://goo.gl/forms/paCg460yY1ihsdue2

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Programa - 28 de setembro
Local: Altice Fórum Braga, Braga.
Horário: 14h30-24h00
Entrada livre.
Estacionamento livre - entrada pelas traseiras do Fórum (Fujacal/Lomar/antigo espaço da feira municipal) - mapa.
 
14h30-24h00 - Atividades experimentais, demonstrações e exposições
Nos vários postos instalados no Fórum Braga, os visitantes de todas as idades poderão observar e participar na realização de inúmeras experiências científicas, demonstrações e exercícios práticos relacionados com as áreas científicas da Biologia, Geologia, Ambiente, Física, Ótica, Matemática, Estatística, Computação e Química:

  • Que Público participa na Noite Europeia dos Investigadores? Sondagem em Tempo Real
    Nesta atividade irá ser feita uma monitorização em tempo real da afluência de público à Noite Europeia dos Investigadores e das características desse público. Entidade responsável: Departamento de Matemática e Aplicações.
  • Computação: "The unreasonable effectiveness of Mathematics on Computer Sciences"
    Através de posters e atividades hands-on, esta atividade pretende explorar 4 tópicos em torno do tema da computação: computabilidade, algoritmos, criptografia, e inteligência artificial. Entidade responsável: Centro de Matemática.
  • CTEM MatLab – Supera-te!!!
    Nesta atividade serão disponibilizados aos visitantes vários quebra-cabeças que pretendem por à prova a sua capacidade de racíonio. Entidade responsável: CTEM Academy.
  • Chemistry Anywhere
    Conjunto de 8 posters com apresentação de temas a ilustrar a aplicação da Química no dia-a-dia.  Entidade responsável: Departamento de Química.
  • Química no dia-a-dia
    Atividades de demonstração da presença da Química no nosso dia-a-dia. Entidade responsável: Departamento de Química.
  • Valorização de resíduos orgânicos - Fertilização de solos
    Divulgação do projeto “Res2ValHum - Valorização de resíduos orgânicos: Produção de substâncias húmicas” que tem como objetivos a promoção da compostagem como instrumento de gestão de resíduos orgânicos e a valorização do composto produzido em aplicações de elevado valor acrescentado. Entidade responsável: Centro de Química/CITAB -Polo da UMinho.
  • Viagem pela luz e a visão em 10 etapas
    Esta atividade pretende dar a conhecer à população aspetos da interação da luz com a matéria que acontecem em situações quotidianas e que contribuem para compreender melhor aspetos práticos como os problemas de visão ou como funcionam instrumentos de utilização comum como as lentes que compensam a visão, câmaras fotográficas, telescópios, ou projetores de dispositivos, etc. Entidade responsável: Departamento de Física.
  • Baterias de ião-lítio
    O armazenamento de energia e a sua portabilidade é uma necessidade constante e atual devido ao contínuo desenvolvimento tecnológico e também ao aumento da mobilidade das pessoas. Um tipo de armazenamento de energia são as baterias de ião-lítio e que estão presentes em inúmeros dispositivos, como por exemplo: telemóvel, computador, carros elétricos, etc. Entidade responsável: Departamento de Física.
  • Os materiais inteligentes: Da origem às aplicações
    Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a elaboração de compósitos “verdes” com propriedades piezoelétricas, piezoresistivas e magnetoeléctricas para sensores e a demostração das suas aplicações. Entidade responsável: Departamento de Física.
  • À Procura de Partículas na Cidade
    Nesta atividade vamos demonstrar que as partículas fundamentais estão em toda a parte e ilustraremos como detetar alguns tipos de partículas usando uma câmara de faíscas e uma câmara de nuvens. Entidade responsável:  LIP-Minho.
  • Filmes Finos e Materiais Piezoeletricos
    A atividade pretende que o público mexa e conheça estes materiais, bem como as suas aplicações. Entidade responsável: aluno da licenciatura em Física.
  • A Ciência das Coisas
    Conjunto de peças que ajudam o público a descobrir sobre a ciência das "coisas".  Entidade responsável: Departamento de Biologia/ Matemática e Aplicações.
  • Da uva ao vinho: da bioquímica à biotecnologia
    Nesta atividade serão exploradas as abordagens bioquímicas e de biologia molecular e os estudos ecofisiológicos que permitem compreender o desenvolvimento e amadurecimento do bago de uva no contexto de um clima em mudança. Será ainda explorado o processo fermentativo do mosto onde o açúcar do bago é transformado em etanol. A levedura fermentativa Saccharomyces cerevisiae será observada no microscópio ótico. Entidade responsável: Departamento de Biologia.
  • Micropolis
    Micropolis é um stand expositivo associado a diversos materiais didáticos e atividades hands-on que pretende alertar para o papel dos microrganismos nos vários campos (saúde, ambiente e alimentação).  Entidade responsável: STOL – Science Through Our Lives.
  • A levedura como uma fábrica biotecnológica
    Nesta atividade os alunos poderão descobrir que um pequeno microrganismo como a levedura do pão ou da cerveja pode ser usado como uma poderosa fábrica biotecnológica para produzir produtos essenciais às nossas vidas como fármacos, plásticos, aditivos alimentares e até biocombustíveis. Entidade responsável: Departamento de Biologia.
  •  Recordas melhor as caras ou as casas?
    O conhecimento que temos acerca do funcionamento da nossa memória nem sempre é o mais adequado. A partir da
    apresentação de imagens de caras e de casas procuraremos contrariar a ideia de que a memória funciona sempre da mesma maneira. Entidade responsável: Grupo de Investigação em Memoria Humana da Universidade do Minho (GIMHUM), Escola de Psicologia.
  • A Biodiversidade que nos alimenta
    Demonstração dos métodos de conservação e utilização de sementes. Entidade responsável: Banco Português de Germoplasma Vegetal - INIAV .
  • Sustentabilidade em Linhas de Água: O Rio e a Cidade
    Demonstração de um conjunto de atividades representativas do projeto de investigação multidisciplinar desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem em Guimarães. Entidade responsável: Laboratório da Paisagem – Guimarães.
  • O potencial da impressão 3D
    Demonstração de impressão 3D e de componentes impressos em diferentes materiais, (compósitos e não só), de acordo com a utilização pretendida e do processo de impressão 3D – partindo de um modelo 3D, ao pré-processamento, ao início da impressão. Entidade responsável: XPIM – 3D Printing.
14h30-24h00 - Mostra de Ciência
Mostra de projetos de ciência desenvolvidos por alunos de escolas de Braga:
 
  • Agrupamento de Escolas Sá de Miranda
    Ecologia de um bosque de folha caduca
    A exposição das folhas das plantas à luz solar incidente depende de vários fatores, designadamente, o estrato (arbóreo, arbustivo ou herbáceo) que a planta ocupa, o porte e a densidade das plantas vizinhas e a localização relativa da folha na copa/folhagem da planta. Para todas, a intensidade e a qualidade da luz solar incidente é um fator limitante ao seu crescimento e sobrevivência, influenciando o processo fotossintético e a produção de matéria orgânica.
    Os alunos foram desafiados a observar a folhagem da copa de árvores e arbustos, a verificar se a luminosidade incidente nas folhas teria a mesma intensidade em qualquer região da sua copa e a investigar possíveis alterações morfológicas (comprimento dos pecíolos, área do limbo e espessura do limbo) e variações na concentração de pigmentos fotossintéticos (clorofila a, clorofila b e carotenoides) nas folhas de sol e de sombra.
    Alunos:  alunos das turmas do 10.º01, 10.º02, 10.º03, 10.º04 e 10.º05 do curso de ciências e tecnologias, com Biologia e Geologia.
    Professores: Maria Adelaide Sousa; António Amorim e Augusto Sérgio Leite.
  • Escola Secundária de Barcelinhos
    A tecnologia ao serviço da cidade
    Quatro alunos da escola desenvolveram 3 projetos que promovem o património cultural e natural da cidade de Barcelos e Braga, recorrendo às novas tecnologias, nomeadamente realidade virtual, linguagem C# (C sharp), plataforma Unity para desenvolvimento de jogos, linguagem PHP e sistema de gestão de base de dados MySQL.O projeto "Barcelos e Braga 360º-The Gear Future" permite aos turistas viverem uma experiência, em realidade virtual, nas respetivas cidades, utilizando os óculos VR; o projeto "Flappy Barcelos" é um jogo de plataforma para o sistema operativo Android que divulga o símbolo de Barcelos, o Galo; o "Race World" é um jogo de corridas de carros onde o público é convidado a jogar.
    Alunos: Tiago Venâncio, Rafael Sousa, Hugo Lopes e Nuno Araújo
    Professor: Rui Baptista
  • ALFACOOP | Externato Infante D. Henrique
    CCC - Ciência comunicada por crianças  [21h30 - Pequeno Auditório]
    Trabalhos de projeto preparados pelos alunos do 5º e 6º anos ao longo deste ano, em pequenos grupos, com o objetivo de os comunicar à comunidade.
    Alunos:
    Professor: Lília Cunha
  • Escola Secundária de Maximinos
    Fora da Casca
    Promover e acompanhar, em tempo real e continuamente, o desenvolvimento embrionário de ovos de galinha fora da casca. O desenvolvimento de trabalho científico autónomo pelos alunos como complemento do trabalho experimental implementado nas aulas de Biologia; a tomada de consciência da importância do controlo efetivo das variáveis experimentais a serem consideradas num trabalho científico; a capacitação dos jovens de valores de humanização do trabalho científico, em especial, quando este envolve a manipulação de seres vivos de origem animal.
    Alunos: Adão Rocha, Iara Silva, Catarina Costa e Jéssica Cunha
    Professor: Ana Paula Cardoso
  • CLIB - Colégio Luso Internacional de Braga
    O etileno e o amadurecimento da fruta
    O objetivo da nossa experiência foi testar se a presença de uma peça de fruta madura, através da libertação de etileno, favorece o amadurecimento de outras frutas. Nesta experiência foram utilizadas bananas, maças e peras. De modo a entender de que forma a proximidade a uma peça de fruta madura contribui para o amadurecimento de outras frutas, frutas verdes foram agrupadas com bananas maduras. Os nossos resultados, mostraram que a presença de fruta madura contribui para o amadurecimento das outras frutas.
    Alunos: Inês Mendes e Daniel Cerqueira
    Professor: Sérgio Miranda

    A pressão arterial varia com a idade e o género?
    Neste projeto foi estudado o sistema circulatório e foi analisado de que forma a pressão arterial (PA) varia com a idade e o género. Para isso, a PA foi medida em alunos e adultos de todas as idades da nossa escola. Os resultados do batimento cardíaco, pressão sistólica e diastólica foram analisados em função dos dois parâmetros já referidos (idade e género). Não foi encontrada nenhuma diferença estatisticamente significativa em nenhum dos grupos, apesar de se detetar um aparente decréscimo do batimento cardíaco em função da idade.
    Alunos: Joana Coimbra e Margarida Botelho
    Professor: Sérgio Miranda

    Grafeno: um material para o futuro?
    O grafeno tem qualidades extraordinárias devido à sua estrutura única e às suas propriedades elétricas. É um material novo, que na última década tem atraído a atenção da comunidade científica, dadas as suas características e potenciais aplicações em variadíssimos campos. No entanto, a produção em grande escala deste produto continua a ser um desafio. Neste projeto, mostramos como o grafeno poderá ser extraído através de métodos de exfoliação da grafite, tal como a exfoliação de fase líquida que, dado o seu baixo custo, apresenta um potencial de crescimento significativo.
    No decorrer deste processo, fizemos um levantamento aprofundado de todas as características mecânicas, térmicas e elétricas deste material, nomeadamente numa perspetiva nanométrica, o que permite uma maior compreensão da sua aplicabilidade futura.
    Alunos: Carlos Netto e Aparício Cardoso
    Professor: Sérgio Miranda

    Porque é que as folhas mudam de cor?
    As plantas verdes, entre outros organismos, produzem glucose pelo processo de fotossíntese, através do uso de dióxido de carbono, água, luz e clorofila. Devido à diminuição da intensidade da luz durante o Inverno, as plantas de folha caduca param este processo. Deste modo, a diminuição dos níveis de clorofila permite que outros pigmentos das folhas anteriormente mascarados por ela possam ser detetados. Este projeto pretende identificar os pigmentos presentes nas folhas de diferentes cores. Para tal, os pigmentos foram extraídos e identificados por cromatografia.
    Alunos: Nicole Gaspar e Leonor Silva
    Professor: Sérgio Miranda
18h00 - Mesa redonda "A Inovação ao serviço da cidade"
[Pequeno auditório]
Conversa informal onde algumas startups da comunidade Startup Braga falarão acerca dos projetos/investigação que estão a desenvolver e no potencial que estes têm para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Startups participantes: Primecog, BestHealth, Chemitek e Biomode.
 
Workshops e concursos
Com inscrição prévia e número limitado de participantes:
 
  • Marie Curie: um dos génios da história da Ciência [15h00-15h45 / 15h50-16h30]
    Performance através da leitura em voz alta do livro “Génios do Mundo: Marie Curie”, texto de Margarida Fonseca Santos e ilustrações de Vasco Gargalo. Após a sessão de leitura serão realizadas atividades de forma divertida e educativa através de jogos, passatempos, perguntas, entre outras. Pretende-se dar a conhecer a biografia de Marie Curie, reconhecendo-a como a primeira mulher da História a receber um Prémio Nobel, laureada com dois prémios— um em Física e, alguns anos depois, em Química. Para crianças e jovens dos 8 aos 12 anos. Entidade responsável: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
    Formulário de inscrição»»
  • Concurso "O melhor fóssil" [16h30 / 21h00]
    A Ambar lança o concurso “O melhor fóssil” em que podem participar crianças a frequentar o 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico do distrito de Braga. Durante a atividade, a equipa ambarscience vai ensinar aos participantes a dinâmica do processo de fossilização e a viverem a experiência de como fazerem fósseis com o kit ambarscience.
    Regulamento »»
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  • Vamos construir uma Célula Fotovoltaica [16h30-18h00 / 21h00-22h30]
    Nesta atividade os participantes irão construir a sua própria célula fotovoltaica (CFV). As células a construir são de um tipo de corante, também denominadas de células de Grätzel. Na atividade irão aprender quais os constituintes fundamentais de uma CFV, qual a função de cada um deles e verificar como podem construir uma CFV utilizando vários materiais do seu dia-a-dia incluindo diferentes corantes extraídos de produtos naturais, como framboesas, amoras, mirtilos, etc. Para o público de todas as idades, com principal incidência para jovens que frequentem o 3º ciclo ou o ensino secundário.  Entidade responsável: Departamento de Física.
    Formulário de inscrição»»
  • Construção de um detetor de partículas  [16h30-17h30 / 18h00-19h00 / 21h00-22h00]
    Workshop destinado a ilustrar, com as mãos na massa, como podemos contruir um detetor de partículas. Idade mínima 10 anos. Entidade responsável: LIP-Minho.
    Formulário de inscrição»»
  • CTEM CodeLab – Projeto RGB [19h30-20h30 / 22h30-23h30]
    Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrónica de hardware livre e de baixo custo que permite criações que apenas a imaginação consegue limitar. Nesta atividade pretende-se usar a robótica e a programação para potenciar o conhecimento científico-tecnológico, estimular a criatividade e experimentação e desenvolver a autonomia. Os participantes desenvolvem a capacidade de elaborar hipóteses na resolução de problemas e desafios; investigar e implementar soluções; estabelecer relações e tirar conclusões.  Para maiores de 14 anos. Cada participante deverá usar o seu portátil. Entidade responsável: CTEM Academy.
    Formulário de inscrição»»
  • CTEM RoboLab – Robótica educativa com Lego MINDSTORMS®  [19h30-20h30 / 22h30-23h30]
    Nesta atividade pretende-se usar a robótica, a programação e todo o potencial que destas advém, para facilitar o processo de aprendizagem baseado na observação, prática e trabalho em grupo. A robótica educativa potencia o conhecimento científico-tecnológico, estimula a criatividade e experimentação e desenvolve a autonomia. Os participantes desenvolvem a capacidade de elaborar hipóteses na resolução de problemas e desafios; investigar e implementar soluções; estabelecer relações e tiram conclusões.  Para maiores de 6 anos. Entidade responsável: CTEM Academy.
    Formulário de inscrição»»

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This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme Marie Skłodowska Curie actions under proposal No 819161.
A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.
Programa Horizonte 2020 Investigação & Inovação.
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