A Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, este ano dedicado ao tema “Science for Everyone (SCIEVER) – Sustainability and Inclusion”, financiado pela Comissão Europeia - DG Investigação & Inovação, através do Programa Quadro Horizonte Europa/ Programa Operacional Excelência Científica/ Marie Sklodowska-Curie Actions - European Researchers' Night, num consórcio com a Universidade de Lisboa (Coordenador), Escola de Ciências da Universidade do Minho, Nova ID FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Universidade de Coimbra.
A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público em toda a Europa que aproxima os investigadores do público em geral. A Noite permite ao público em geral descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos, estimulando o interesse por carreiras científicas, principalmente entre os jovens.
Este ano, a Noite Europeia dos Investigadores irá decorrer no dia 30 de setembro e irá incluir uma programação presencial e online.
A Escola de Ciências da UMinho e o INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia coordenarão todas as atividades presenciais que decorrerão nessa Noite em Braga, no Altice Forum Braga , entre as 16h e as 24h.
O programa online será disponibilizado no site oficial, página que permitirá o acesso às atividades online no dia 30 de setembro e sua continuidade para visitas posteriores, garantindo a participação na maior festa da Ciência em Portugal!
Para além das atividades durante a Noite, iremos promover uma série de atividades preparatórias, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia.
Durante os dois anos do projeto, incluindo o ano letivo 22-23, os investigadores desenvolverão também atividades junto da comunidade escolar e das famílias sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. ‘Ciência para Todos’ apresenta-se como o lema para envolver o público em geral, especialmente os jovens estudantes, sensibilizando-os para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade. Mais do que a sensibilização passiva e unidirecional, pretende-se criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável. As escolas e os seus alunos serão envolvidos em atividades durante todo o projeto, de forma a garantir o impacto em tais comunidades.
Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.
- Engenharia aplicada a têxteis do futuro
Serão apresentados tratamentos e modificações avançadas de têxteis. Em particular de têxteis de origem natural por tratamento com plasma, tecidos não tecidos inteiramente produzidos por bactérias, assim como novos métodos de coloração têxtil e pigmentos. Também serão demonstrados têxteis responsivos ao pH para desenvolvimento de pensos que reportam a presença de infeções. Todas as atividades poderão ser experienciadas pelos visitantes.
Organização: Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Escola de Engenharia da UMinho. Estatística divertida... e a sua aplicação na sustentabilidade das pescas!
Esta atividade tem duas componentes, uma interativa enquadrada na tipologia "quizz/jogo/concurso", e a segunda enquadra-se na tipologia "exposição" com a apresentação de um poster com um exemplo da aplicação da Estatística.
Os jogos/quizzes oferecidos aos participantes da NEI são propostos pelo ALEA – Ação Local Estatística Aplicada –, que foi criado com o propósito de proporcionar instrumentos relacionados com o ensino, a aprendizagem e, por consequência, a compreensão e a utilização da Estatística, destinados essencialmente a docentes e alunos dos ensinos básico e secundário, mas dos quais também podem beneficiar outros públicos. É, pois, por excelência, um instrumento para o incremento da Literacia Estatística em diversos contextos, tal como referido na respetiva webpage.
O poster apresenta um importante exemplo de aplicação da Estatística com impacto direto na sociedade, que surge no âmbito de um projeto FCT da UMinho com o departamento de Recursos Marinhos do IPMA. Os modelos estatísticos podem ajudar a manter a biodiversidade marinha de espécies comerciais, como a sardinha, contribuindo para a sustentabilidade das pescas em Portugal.
Organização: Departamento de Matemática (DMat) da Escola de Ciências da UMinho.
- Estatística no Mundo que nos rodeia
O objetivo principal desta atividade é alertar para a presença da estatística em notícias/atividades do dia-a-dia. Serão realizadas duas tarefas. 1 - preenchimento de um questionário por parte dos participantes de forma a ter um conhecimento demográfico da população da NEI. Os resultados deste questionário são projetados numa tela em tempo real, de forma a apresentar os resultados e motivar os participantes para o preenchimento do questionário. 2 - projeção de algumas notícias retiradas dos media (jornais, televisão, etc.) para sensibilizar os participantes para a importância da literacia estatística na sua leitura e interpretação.
Organização: Departamento de Matemática (DMat) da Escola de Ciências da UMinho. - Estratégias de prevenção de incêndios florestais
Exposição da temática; Atividades interativas (quizzes); Colaboração presencial dos bombeiros voluntários de Baião); Explicação e apelo à necessidade do tema; Demonstração de diversos tipo de biomassa.
Organização: Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da UMinho.
- Exposição Chemistry EveryWhere
Exposição constituída por com temas atuais relacionados com os projetos de investigação realizados no Centro de Química e onde é evidenciado o papel da Química no dia a dia.
Organização: Centro de Química (DQ) da Escola de Ciências da UMinho.
- Exposição de Fotografia Científica
Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory .
- Fibras naturais para materiais de construção ecológicos
A atividade apresentará pesquisas sobre o uso de fibras naturais para a produção de materiais de construção com melhores propriedades mecânicas. O objetivo será destacar a importância do uso de tais fibras verdes e bio-renováveis para alcançar a descarbonatação da indústria da construção e para demonstrar que o desenvolvimento de compósitos naturais de alto desempenho é viável e econômico eficiente. Diferentes tipos de fibras vegetais que podem ser utilizadas na produção de materiais de construção serão apresentados. Será dada ênfase aos métodos de tratamento ecologicamente corretos que foram desenvolvidos para superar os desafios envolvidos na incorporação de fibras naturais em compósitos cimentícios. Além disso, serão expostos compósitos de fibras naturais e suas aplicações na construção serão explicadas. Os visitantes receberão demonstrações práticas de métodos de tratamento de fibra e terão a chance de examinar amostras de materiais compostos de fibra natural. Cartazes (…e vídeos…) mostrando o processo de projetar compósitos de fibras naturais e resultados experimentais obtidos em testes de laboratório também serão exibidos.
Organização: ISISE- Institute for sustainability and Innovation in Structural Engineering da UMinho.
- Fluídos a diferentes escalas: magia ou ciência?
À escala humana o fluxo da água é dominado pela inércia. Se parares de mexer o teu café, ele continua a rodar à volta da caneca antes de parar completamente. Se dois rios se juntam, a água dos dois mistura-se e forma um novo rio. Este tipo de fluxo é chamado de turbulento, e é caótico e imprevisível.
À micro e à nano escala, a viscosidade dos fluídos predomina relativamente à inércia, e o fluxo passa a ser laminar. Isto significa que os fluídos passam a fluir em camadas paralelas, sem se misturar. Ao contrário do fluxo turbulento, o fluxo laminar é linear, previsível, e também reversível, permitindo que possamos controlar com precisão. Vem descobrir mais sobre o fluxo laminar e conhecer as diferentes aplicações nas áreas de saúde, alimentação e ambiente!
Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory . - Horta-STOL / Semente a semente e gota a gota
Esta proposta consiste num stand expositivo com atividades demonstrativas e hands on. Pretendemos dar a conhecer o espaço Horta-STOL que começou a ser cultivado em janeiro deste ano e que conta já com mais de 100 espécies vegetais (sim, não vamos falar das outras) entre plantas hortícolas, fruteiras, ornamentais, suculentas, aéreas e espontâneas comestíveis, todas coligidas num portefólio que queremos mostrar. Vamos ensinar a descobrir o pH dos solos usando reagentes muito simples como bicarbonato de sódio e vinagre. E ainda a gerir a água de rega construindo vasos poupa-água e sistemas rega gota-a-gota, reutilizando materiais descartáveis.
Organização: STOL-Science Through Our Lives / Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho. - Já comeu plástico hoje?
Através desta atividade (com caráter expositivo/ demonstrativo) pretendemos dar a conhecer o “mundo” da flora intestinal, através de imagens esclarecedoras e modelos simples que sirvam de analogia para uma melhor compreensão da flora intestinal, da sua importância e de fatores que a desequilibram (como é o caso da ingestão de microplásticos). Adicionalmente, apresentaremos estratégias práticas para cuidar da flora intestinal, por exemplo a ingestão de probióticos como a kombucha (uma bebida ainda algo desconhecida, mas em franca expansão em termos de mercado) que pretendemos ter “desmistificada” no nosso stand, mostrando como é relativamente simples e divertido fazê-la em casa.
Organização: STOL-Science Through Our Lives / Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho, Mai Kombucha.
- Materiais sustentáveis com propriedades óticas
Os materiais desenvolvidos a partir de polímeros de origem natural, dos quais são exemplo a celulose, a carragenina ou o alginato, permitem o desenvolvimento de uma nova geração de sensores sustentáveis, e deste modo amigos do ambiente dada a sua não-toxicidade, e solubilidade em água.
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a potencial aplicabilidade dos polímeros de origem natural no desenvolvimento de novos materiais capazes de atuarem como sensores de temperatura, através da mudança de cor, assim como de materiais fotoluminescentes importantes no âmbito da iluminação e em estratégias de anti contrafação.
Organização: Centro de Química (CQ) da Escola de Ciências da UMinho. - Microcápsulas biodegradáveis anti-mosquito ativadas por luz solar
Demostração de microcápsulas biodegradáveis para sistemas de libertação controlada, incluindo fragrâncias e anti-mosquito.
Organização: Centro de Física (CFUM) da Escola de Ciências da UMinho, Photocapsules Lda.
- Microrganismos patogénicos e nutrição
O uso generalizado de azóis, quer em medicina quer na agricultura, tem contribuído para o aparecimento de espécies de fungos cada vez mais resistentes a medicamentos.
Recentemente, foi proposto que Candida auris, uma espécie altamente patogénica para o Homem, surgiu simultaneamente em três continentes devido ao aumento global das temperaturas causado por alterações climáticas. Assim, é essencial estudar estes microrganismos, perceber como se adaptam e crescem no nosso organismo em face dos nutrientes disponíveis, alterações metabólicas e de temperatura.
Nesta sessão prática serão apresentados estes microrganismos, incluindo algumas curiosidades e as mais recentes investigações nesta área.
Organização: Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho.
- O impacto das alterações climáticas na diversidade microbiana
Atividade terá como objetivo apresentar alguns conceitos de diversidade microbiana: ideia que a biodiversidade é vasta, em todos os pequenos objetos e meios que nos rodeiam, mas ao mesmo tempo é frágil e altamente mutável, e que pequenas diferenças climatéricas podem mudar completamente as comunidades microbianas locais!
Cada participante receberá uma série de “etiquetas” que deverá fazer corresponder com placas de petri com microorganismos (Crescidos a partir da impressão de mãos, chaves, telemóveis, maçanetas da porta…). Num segundo set de teste, mostrar as mesmas placas, expostas a uma temperatura diferente… e fazer a discussão a partir disto, desmistificando alguns conceitos.
Para quem quiser pôr-se à prova em relação ao que aprendeu, poderá realizar um pequeno questionário online.
Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho. - O mistério da tinta invisível desvendado pela química!
Nesta atividade, os visitantes serão convidados a decifrar uma mensagem escrita com tinta invisível usando soluções com reagentes químicos apropriados. Será apresentada uma breve explicação das reações químicas envolvidas, estabelecendo uma correlação com a Química no dia-a-dia.
Organização: Departamento de Química (DQ) da Escola de Ciências da UMinho. - O papel dos microrganismos de origem marinha na transição para uma economia sustentável
Os ecossistemas marinhos são ambientes que podem apresentar condições extremas em termos de temperatura, salinidade, pH e pressão. Os microrganismos que vivem nestes habitats, incluindo bactérias, leveduras e fungos filamentosos, apresentam características metabólicas e fisiológicas que lhes permitem adaptar-se e sobreviver nestas condições. Cada vez mais, os microrganismos marinhos têm sido alvo de estudo, revelando características interessantes para aplicação em diferentes indústrias, tais como a indústria farmacêutica, alimentar, cosmética e dos biocombustíveis. Nesta atividade, serão apresentados alguns exemplos de microrganismos marinhos com capacidade de produzir compostos de valor acrescentado, com elevado potencial biotecnológico.
Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho. - O que são bio-sensores?
Os sensores têm evoluído muito nas últimas décadas com os avanços da microeletrónica e engenharia, permitindo o desenvolvimento de sensores com maior sensibilidade, menor dimensão e menor custo de fabricação.
Um sensor eletroquímico é um dispositivo capaz de fornecer informações quantitativas sobre uma amostra. No INL, há cientistas que trabalham no desenho e fabricação de bio-sensores electroquímicos para detectar marcadores específicos de doenças inflamatórias e neurológicas.
Hoje vamos mostrar como funcionam alguns sensores eletroquímicos já conhecidos por todos nós – por exemplo testes de glicémia ou testes de gravidez – e dar a conhecer com mais detalhe os bio-sensores desenvolvidos no INL.
Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory . - Os animais mais abundantes do mundo!
‘Nemátode’ é o nome de um grupo de animais geralmente cilíndricos e alongados, ecologicamente bem-sucedidos e diversos, que podem ser encontrados em ambientes aquáticos ou no solo. Apesar da sua dimensão microscópica, desempenham papéis importantes em muitos processos do solo tais como decomposição de matéria orgânica e reciclagem de nutrientes. Para além disso são organismos sensíveis às variações das condições ambientais permitindo que, através da sua diversidade e abundância, sejam utilizados como bioindicadores da qualidade e funções do solo. Alguns nemátodes são parasitas de animais e de plantas e têm um impacto negativo na agricultura, ambiente, e saúde humana. Os fitoparasitas alimentam-se de tecidos vegetais, provocando a diminuição de absorção de água e nutrientes por parte das plantas, e consequentemente a produção diminuiu e o impactos económicos aumentam. O estudo da ecologia e distribuição de nemátodes, bem como de soluções sustentáveis para a gestão de nemátodes fitoparasitas em sistemas agrícolas e zonas verdes urbanas revela-se assim de elevada importância. Os nemátodes são os animais mais abundantes do mundo, estimando-se que, apenas na camada superficial do solo terrestre, haverá cerca de 57 mil milhões de nemátodes por cada pessoa.
Esta atividade expositiva tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância dos nemátodes na estrutura e funcionamento dos ecossistemas do solo. Pretende-se demonstrar de que forma estes organismos podem fornecer informação sobre a qualidade dos nossos solos e também divulgar mecanismos de gestão e mitigação do impacto dos nemátodes fitoparasitas nos sistemas agrícolas. Durante a atividade serão realizadas observações de nemátodes vivos e plantas infetadas, e ainda realizados jogos (online e presencial), dedicados às crianças, para uma melhor compreensão e conhecimento destes organismos.
Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho. - Os micróbios podem ser úteis às plantas
Nesta atividade, será apresentada/demonstrada a associação entre plantas e micróbios e revelada sua importância para o cultivo de diferentes plantas. Além disso, será demonstrado que muitos micróbios podem ser benéficos no combate ao desenvolvimento de patógenos.
Organização: Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da UMinho.
- Os recursos geológicos que usamos no nosso quotidiano não são inesgotáveis
Esta atividade terá como objetivo guiar os participantes na descoberta dos recursos geológicos utilizados em algumas matérias primas necessárias para fabricar os produtos que utilizamos no nosso quotidiano. Pretende-se chamar a atenção para o crescente aumento do consumo, associado ao aumento da população mundial e ao desenvolvimento tecnológico, de alguns recursos que não são renováveis. Desde os cereais que comemos ao pequeno almoço até ao telemóvel que utilizamos para mandar mensagens aos amigos, ou a corrente elétrica que faz funcionar a TV, quase tudo o que necessitamos no nosso dia-a-dia envolve recursos geológicos. O objetivo será chamar a atenção dos participantes para a necessidade premente de fazer um uso mais sustentável destes recursos, consumindo menos, prolongando a vida útil dos produtos, reciclando ou reutilizando.
Cada participante receberá uma série de ímans com fotos diversas de diferentes objetos/produtos que utilizamos diariamente e que deverão ser associadas ao recurso que os participantes acham que é utlizado para fabricar aquele produto… e fazer a discussão a partir disto, chegando à conclusão da premência do uso sustentável dos recursos. Os participantes poderão ainda descobrir as diferentes caracteriticas de areais com proveniências diferentes, chamando a atenção para o elevado consumo deste recurso que começa já a ser escasso.
Organização: Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho. - Photobooth 'Cientista Genial!'
A ciência e o laboratório saem à rua. Aqui podes tirar uma fotografia com os teus amigos, os teus colegas e a tua família. Temos adereços, temos sorrisos e temos ideias loucas, só tens de juntar-te a nós!
Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory . - Pobreza energética e conforto térmico em edifícios
Exposição da temática; Interação com uma maquete dinâmica com explicação do ambiente térmico do espaço; Explicação e apelo à necessidade do tema.
Organização: Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da UMinho, Metrics, Algoritmi, CMEMS. - Prevenção e remediação para um ambiente sustentável
A atividade visa a demostração de como são desenvolvidos materiais para aplicações antimicrobianas nomeadamente focada na remediação ambiental e superfícies higiénicas. Em particular serao mostrados materiais com propriedades fotocatalíticas e antimicrobianas baseados em nanopartículas e membranas poliméricas multifuncionais para degradação de poluentes emergentes (e.g. antibióticos), bem como na eliminação de bactérias. A atividade contempla ainda, a demonstração de fotorrecetores e dispositivos portáteis produzidos por impressão 3D.
Organização: Centro de Física (CFUM) da Escola de Ciências da UMinho.
- Proteção solar amiga da pele e do mar
Parece um paradoxo, mas não é. O sol é essencial para a vida, mas ao mesmo tempo o sol pode fazer muito mal à nossa pele, sendo a principal causa de envelhecimento cutâneo e de doenças tão graves como o cancro da pele. Para que o Sol seja efetivamente o nosso melhor amigo e aproveitarmos tudo que ele nos oferece temos de nos proteger dele! Mas como? Obviamente usando protetores solares. No entanto, ao aplicarmos protetores solares na pele e nos banharmos nos lagos, rios, mares ou oceanos, estamos a introduzir na natureza uma série de agentes químicos não biodegradáveis que a maioria destes protetores contêm na sua composição. A solução é procurarmos protetores solares com agentes físicos amigos da pele e da natureza.
Nesta atividade demonstraremos o efeito de protetores solares físicos constituídos por nanopartículas lipídicas biocompatíveis. Estas nanopartículas por serem muito pequenas, refletem de forma difusa a radiação ultravioleta solar em todas as direções bloqueando o seu acesso à epiderme e prevenindo lesões na pele. Estes protetores solares são muito eficazes e muito inócuos podendo ser usados em peles mais sensíveis como as atópicas e as dos bebés. Além disso, estes protetores são também amigos do ambiente graças à sua composição à base de lípidos naturais biodegradáveis.
Organização: Centro de Física (CFUM) e Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho. - Química de tod@s e para tod@s
Serão apresentadas diversas experiências relacionadas com a investigação que se desenvolve no Centro de Química e onde se demonstrará o papel da Química no quotidiano. Para além destas demonstrações, poderá ser visualizado com "maior proximidade" o efeito de estufa recorrendo a plataformas digitais.
Organização: Centro de Química (DQ) da Escola de Ciências da UMinho. - River2Ocean - Estudo da biodiversidade aquática na região do Minho
O que sabes sobre a biodiversidade aquática da região do Minho? Conheces as suas espécies nativas, algumas com grande valor económico e cultural, e as principais ameaças a que estão sujeitas? Vem connosco conhecer as espécies aquáticas da região do Minho com o projeto River2Ocean.
A atividade é dirigida a pequenos grupos compostos no máximo por 10 pessoas, com uma duração média de 5 a 10 minutos. Durante a sessão, serão disponibilizadas fotos de 8 espécies aquáticas nativas da região do Minho, as quais se devem listar em ordem decrescente de acordo com a preferência de cada participante. Em seguida, os participantes terão a oportunidade de responder a um Quiz digital sobre curiosidades ecológicas de cada uma dessas 8 espécies através de um código QR. Posteriormente, com o intuito de avaliar a percepção dos particiantes sobre as principais ameaças à biodiversidade aquática da região do Minho, e novamente por meio de um código QR, os participantes terão acesso a duas perguntas sobre a temática. Haverá também um stand interativo com um monitor, onde serão projetados vídeos sobre a biodiversidade aquática da região do Minho.
Organização: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Escola de Ciências da UMinho. - Saúde Visual para Tod@s
Esta atividade pretende desenvolver atividades que abragem alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A atividade tem como principal objetivo explicar e sensibilizar pessoas de todas as ideias, especialmente os mais jovens para os problemas visuais advindos do aumento da incidência e prevalência da miopia. Outro objetivo passa por explicar de que forma esse aumento da prevalência de problemas visuais como a miopia e o consequente aumento da prescrição e uso de dispositivos óticos (como lentes oftálmicas, lentes de contacto e lentes intraoculares) pode afetar a sustentabilidade ambiental. Serão também abordados temas relacionados com os problemas visuais mais comuns na idade adulta.
A atividade será composta por diversas demonstrações interativas que permitirão aos participantes perceber a estrutura do olho humano e construir um “olho” com materiais simples, assim como entender o esforço visual contínuo que os olhos têm de fazer para manter focados objetivos em visão próxima (durante o uso de telemóveis, tablets, etc). Estas simulações serão realizadas através de medições em tempo real do esforço visual (em dioptrias) de um voluntário. Através de um simulador especialmente desenvolvido para esta atividade, será possível a visualização gráfica num ecrã (através de imagens ilustrativas de esforço visual) por todos os participantes na atividade.
A par destas demonstrações e após a sensibilização para os problemas que podem advir do uso indiscriminado da visão próxima, será apresentada a problemática do crescente aumento da miopia e as implicações num maior número de usuários de lentes oftálmicas e lentes de contacto – o que gera resíduos que não são biodegradáveis e que, ao sofrerem deterioração, podem fragmentar-se e transformar-se em microplásticos e contribuir para a degradação ambiental.
Serão também abordados temas relacionados com os problemas visuais na idade adulta, nomeadamente a presbiopia e patologias associadas a doenças sistémicas. População informada é uma forma de prevenção, e é pretendido com esta série de demonstrações levar a população a estar alerta para todos estes problemas e permitir a sua deteção precoce.
Organização: OutLab - Clinical and Experimental Optometry Research Lab (CEORLab) da Escola de Ciências da UMinho. Scientia & Sustentabilidade
Exposição e atividades hands-on que evidenciam como as ciências influenciam a nossa vida e podem contribuir para a sustentabilidade. Exposição: os expositores ilustram, entre outros, animais e plantas, exemplos vivos do património natural português ou mundial com os quais nos podemos cruzar e que urge conhecer e preservar. Atividades hands-on:
- 'Perder? Ganhar?... Importante é reutilizar e reciclar!' - vem jogar às cartas e fica pro em reciclagem;
- 'Plástico para que te (não) quero.'. - traz o teu saco de plástico usado e vem dar-lhe uma nova vida;
- 'O teu Garrano salta?' - traz um quadrado de papel e põe o teu garrano de origami a saltar.
Organização: Scientia.com.pt / Departamento de Biologia (DB) e Departamento de Matemática (DMAT) da Escola de Ciências da UMinho.
Será possível usar microchips para diagnosticar cancro?
Nesta demonstração interactiva, vamos falar como é possível desenhar e fabricar microchips para aplicações médicas. Em particular, células cancerígenas têm propriedades diferentes das células saudáveis. Com o conhecimento científico sobre as diferentes características de cada tipo de célula, é possível desenhar microchips personalizados. Vem descobrir mais sobre microchips, e de que forma poderão ser utilizados no diagnóstico de cancro.
Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory.
Todos juntos à descoberta das partículas elementares!
Tornaremos o mundo invisível das partículas mais próximo dos visitantes através da deteção de partículas cósmicas que nos rodeiam em dispositivos simples (câmara de faíscas, câmara de nevoeiro) em que podemos observar os rastos deixados pela passagem dessas partículas. Faremos medidas de contagens de partículas da radiação ambiente com tubos de Geiger e contaremos como fizemos medidas semelhantes em altitude, com recurso a um balão estratosférico, em colaboração com jovens cientistas do ensino secundário. Visualizadores virtuais interativos permitirão transpor essa experiência para os detetores mais complexos usados em alguns dos grandes projetos internacionais em que o LIP participa, nomeadamente no acelerador LHC do CERN e em experiências de astropartículas.
Organização: LIP-Minho e Sociedade Portuguesa de Física (SPF).
Uma história que corre: contos sobre o futuro das culturas d’água
Esta atividade propõe a criação de uma história coletiva sobre o futuro de um rio hipotético que deságua no mar da região norte de Portugal, mais precisamente daqui a cinquenta anos. O objetivo é levar os visitantes da NEI2022 a questionar a sua relação com as zonas de rio e de mar e pensar no futuro e na sustentabilidade destas áreas. Para construir esta história, cada participante poderá escolher uma imagem entre as várias disponibilizadas previamente pela equipa e, numa folha transparente, desenhar/escrever um passo no “conto”, isto é, uma parte da história para sobrepor à imagem escolhida. O participante a seguir irá dar continuidade à história, com base no que foi feito pelo anterior e assim sucessivamente. Para dar início à história, a equipa irá proporcionar um ponto de partida para inspirar os participantes. Cada imagem (“conto”) será pendurada numa corda - o “fio narrativo” da história - que irá sendo completada com os contributos de cada participante à medida que os visitantes interagem com a atividade, de forma a construir uma narrativa plural, mas contínua e co-criativa. Para além da criação deste “fio narrativo”, haverá uma mesa com materiais diversos sobre os rios e os mares, para impulsionar a criatividade dos visitantes e proporcionar a discussão sobre o tema: pequenas espécies marítimas e ribeirinhas encontradas na região norte de Portugal; livros relacionados com a temática das Culturas d’Água; a reprodução, em pequena escala, de uma azenha; fontes documentais dos séculos XVI a XVIII. A ideia do uso destes materiais é dar a conhecer aos participantes a multiplicidade de relações dos grupos humanos com as Culturas d’Água na longa duração..
Organização: Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM/Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória; Rio Neiva - Associação Defesa do Ambiente.
Vamos limpar os oceanos!
A produção e o consumo desenfreado do plástico, bem como a poluição causada, tornou-se um problema global e um dos maiores desafios ambientais para a humanidade. Os números são alarmantes. A população mundial perto de 300 milhões de toneladas de plástico por ano, poluindo o solo, a água, e o ar.
Nesta experiência vamos ajudar as crianças a explorar a importância da poluição do oceano através de uma atividade de ciência sensorial de limpeza! Porque todos podemos ajudar no combate à poluição!
Organização: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory.
Vistas com Ciência
Exposição fotográfica de um percurso interpretativo do vale das Sete Fontes. A exposição é o corolário da atividade preparatória Ciência com Vistas nas 7 Fontes com uma abordagem multidisciplinar. Sugestões de outros percursos, em território nacional, complementam a exposição.
Organização: Escola de Ciências da UMinho.