Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

“Olimpíadas de Química” juntaram 120 alunos do básico e secundário na ECUM Voltar

30/04/2022 - 07/05/2022    Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
1
O Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho (DQ-ECUM), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química, organizou as finais regionais das “Olimpíadas de Química”, com 120 alunos do 8º ao 11º anos a testarem conhecimentos numa prova teórica e noutra prática.
Na ECUM, as “Olimpíadas de Química Júnior” juntaram, no dia 7 de maio, 81 alunos do 8º e 9º anos de 27 escolas de Barcelos, Braga, Guimarães, Ponte de Lima, Santo Tirso, Famalicão e Vila Verde. A medalha de ouro foi para a equipa da Gulbenkian de Braga, formada pelos alunos Diogo Sousa, Gabriel Vieira e Simão Gonçalves, sob orientação da professora Cristina Oliveira. Os vencedores vão à final nacional, a 4 de junho, no Porto, e poderão representar o país nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia. A medalha de prata coube à EB 2,3 Júlio Brandão (Famalicão), representada pelos alunos Inês Galas, Leonor Sousa e Miguel Machado, acompanhados pela docente Fátima Ferreira. Já a medalha de bronze foi entregue à Escola Secundária Benjamim Salgado (Famalicão), que participou com os alunos António Azoia, David Bento, Joana Leite e a professora Angélica Rei.

Já as “Olimpíadas de Química Mais”, no dia 30 de abril, reuniram 39 alunos do 10º e 11º anos de 13 escolas de Barcelos, Braga, Esposende, Guimarães, Fafe, Famalicão, Santo Tirso e Vieira do Minho. A melhor equipa foi da Escola Secundária D. Sancho I, com os alunos Sérgio Sousa, Rui Silva e José Seara, ladeados pela professora Carla Antunes. A seguir ficou o Colégio D. Diogo de Sousa, com Ana Francisca Armada, Francisca Vaz e Afonso Pires, orientados por Carla Pereira. O terceiro lugar foi ocupado pela Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão), com os alunos Margarida Martins, Matilde Costa e Álvaro Castro, suportados pela docente Ana Maria Azevedo.

Os vencedores da Escola Secundária D. Sancho I (Famalicão) não puderam comparecer na final nacional, em Aveiro e foram substituídos pelos segundos classificados, do Colégio D. Diogo de Sousa (Braga). A aluna Francisca Armada obteve a medalha de bronze, qualificando-se para as Olimpíadas Internacionais de Química e as Olimpíadas Iberoamericanas de Química.

A comissão organizadora no DQ-ECUM contou com as professoras Sílvia Manuela Lima, Susana Costa, Manuela Silva e Ana Paula Bettencourt, além de alunos da licenciatura em Química. Estas iniciativas visam a cada ano dinamizar o estudo e ensino da Química, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos e, também, aproximar as escolas básicas/secundárias e as universidades.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10