Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

ECUM acolhe Olimpíadas de Química 2023 Voltar

11/03/2023 - 18/03/2023    Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
1
Olimpíadas de Química Mais e Olimpíadas de Química Júnior
O Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho e a Sociedade Portuguesa de Química organizam, no próximo sábado, dia 18, as “Olimpíadas de Química Júnior”, com a participação de 90 alunos e 30 professores acompanhantes.

As “Olimpíadas de Química Júnior” pretendem dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar o interesse por esta ciência, assim como cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade.


As “Olimpíadas de Química Júnior 2023”, organizadas pelas professoras Ana Paula Bettencourt, Manuela Silva, Susana Costa, Manuela Raposo, e Sílvia Lima, consistem num concurso entre equipas de três alunos, provenientes de diferentes escolas da região. As diferentes equipas têm que efetuar uma prova teórica, com questões relacionadas com imagens, filmes e animações projetadas, e uma prova prática, com questões baseadas na observação de montagens experimentais. As provas decorrem no anfiteatro de Escola de Ciências e nos laboratórios do Departamento de Química e abrangem os diferentes conteúdos programáticos da área curricular de Química do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Olimpíadas de Química Mais juntaram alunos de 15 escolas da região

A ECUM acolheu no sábado, dia 11, a semifinal das “Olimpíadas de Química Mais”. A iniciativa foi igualmente organizada pelo Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química e contou com a participação de 15 equipas de estudantes provenientes de várias escolas secundárias da região, que tiveram que efetuar uma prova teórica e mostrar os seus conhecimentos na área da Química. A final está marcada para dia 6 de maio, em Aveiro.

Os alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Cabeceiras de Basto foram os vencedores desta semifinal. O segundo prémio foi atribuído aos alunos da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo. Já o terceiro prémio foi para a Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico Martins Sarmento, de Guimarães.

As Olimpíadas de Química Mais são organizadas por docentes da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) e destinam-se a alunos do 10º e 11º anos. Pretendem dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas secundárias, despertar o interesse dos jovens por esta ciência, aproximar as escolas secundárias da universidade e cativar os estudantes para as carreiras científico-tecnológicas.


Os estudantes que conseguirem as melhores classificações poderão qualificar-se para participar nas “Olimpíadas Internacionais de Química International -
Chemistry Olympiads”, que decorrerá em Zurique (Suiça) entre os dias 16 e 25 de julho e para as “Olimpíadas Iberoamericanas de Química”, previstas para o outono.

Vencedores Olimpíadas de Química Júnior – 2023

1º Classificado (Medalha de Ouro) - Colégio D. Diogo de Sousa do concelho de Braga participou com os alunos José António Poças de Figueiredo, Tomás Alves de Sousa Antunes Cadillon e Pedro Afonso Fernandes de Magalhães Oliveira acompanhados pela professora Carla Ferreira.

2º Classificado (Medalha de Prata) – Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Cabreiros do concelho de Braga participou com os alunos Luís Ribeiro da Silva, Diogo Paulo da Eira Vilaça e Eva Gonçalves de Sousa acompanhados pela professora Ana Cláudia Alegria.

3º Classificado (Medalha de Bronze) – Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel do concelho de Barcelos participou com os alunos Lara Sousa Ferreira, Maria Carolina Santos Costa e Santiago Pereira Lagarteira acompanhados pelo Professor Albino Guimarães Carvalho.

Fotos em anexo

1
1 Lugar OQ+ 2023
2 Lugar OQ+ 2023
3 Lugar OQ+ 2023
Equipas vencedoras e organizacao OQ+ 2023
Sessao de abertura OQ+ 2023
1 Lugar OQJ 2023
2 Lugar OQJ 2023
3 Lugar OQJ 2023
Equipas vencedoras e organizacao OQJ 2023