23/01/2023 - 22/05/2023
Planetário - Casa da Ciência de Braga
Projeto em Braga une a Escola de
Ciências da UMinho, o Centro Ciência Viva e o Município
Mais de três centenas de estudantes do
1º ciclo do concelho de Braga já participaram este ano na iniciativa “Conversar
com um cientista”, no âmbito do Escola Ciência Viva de Braga (ECV Braga). Este
projeto educativo nasceu em 2022 pelo Centro Ciência Viva de Braga (CCVB), em
parceria com a Escola de Ciências da UMinho (ECUM) e o Município de Braga.
Consiste num programa interdisciplinar para os agrupamentos de escolas,
integrando a área curricular de Estudo do Meio.
“Estamos a introduzir as crianças às ciências
e às vertentes do método científico, despertando a curiosidade pelo mundo que
as rodeia e desenvolvendo-lhes competências em diferentes áreas, como
Tecnologia, Sociedade, Arte e Comunicação, Espaço e Natureza”, assinalou o
coordenador do ECV Braga, Pedro Dias. Durante seis meses, 308 alunos de 13
turmas “criaram, experimentaram, descobriram e fizeram do CCVB a sua escola”.
Catorze cientistas envolvidos
As ações foram desenvolvidas por 14
cientistas (professores, investigadores e alunos de pós-graduação) dos
departamentos de Matemática, Química, Física e Biologia da ECUM, do Centro de
Física, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), do Laboratório de
Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP-UMinho) e, ainda, do
Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS). Os participantes
“imprimiram em 3D, programaram, criaram mecanismos, exploraram o mundo natural
e o espaço, treinaram como um astronauta e fizeram experiências num
laboratório”, resumiu o coordenador.
Os cientistas falaram da sua
experiência, explicaram o que pesquisam e como a ciência está presente no
quotidiano, recorrendo a fotografias, gráficos, vídeos, objetos e slides.
“Para os alunos com formação musical, expliquei a física do som e da música,
usando para caso de estudo a construção de um xilofone com copos de vinho”,
disse a investigadora Maria Gabriela Oliveira, do LIP-Minho.
Uma experiência enriquecedora
Deixou ainda elogios à iniciativa, tal
como Cláudia Carvalho-Santos, do CBMA: “É um momento de aprendizagem também
para os cientistas, pois somos alvo de perguntas diferentes e obrigados a
alguma ginástica mental para responder simples e claro; já as crianças conhecem
carreiras e novas áreas do saber, questionando coisas com que se deparam diariamente
e despertando a curiosidade e vontade de aprender”.
Para os doutorandos Andreia Gomes e
Alexandre Monteiro, do Centro de Física, a iniciativa sensibiliza para a
importância da ciência e permite a conexão entre ambas as partes: “Os alunos
ficam a perceber como funciona a profissão de um físico e os investigadores
ganham experiência a informar e adaptar o seu discurso a diferentes públicos”.
O balanço desta parceria é positivo e há
intenção de continuar no novo ano letivo, alargando a colaboração a atividades
como o Café com Ciência, a Noite Europeia dos Investigadores e o Congresso
Nacional de Comunicação de Ciência (SciComPT).