Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Cientista da Escola de Ciências explica estatística no Centro de Ciência Viva de Guimarães Voltar

segunda-feira, 29/01/2024    Centro Ciência Viva de Guimarães
1
Inês Sousa participou na iniciativa “À conversa com um Cientista”
O Centro de Ciência Viva de Guimarães (CCVG) acolheu no passado dia 29 a iniciativa “À conversa com um Cientista”, uma parceria com a Escola de Ciências da UMinho (ECUM). Desenvolvida no âmbito da segunda edição do Escola Ciência Viva (ECV), a atividade contou com a participação de Inês Sousa, docente do Departamento de Matemática, que questionou os alunos sobre “Onde está a estatística na Ciência”. “Estas iniciativas são muito importantes numa perspetiva de divulgação de ciência à comunidade e em particular para a sensibilização da população mais nova da sociedade para a importância da Ciência”, refere a docente e vice-presidente para o Ensino e Inovação Pedagógica da ECUM.

Com exemplos práticos e jogos, a investigadora captou o interesse dos alunos da turma do 3º ano da Escola da Bela Vista, do Agrupamento de Escolas de S. Torcato (Guimarães), que ficaram a conhecer os conceitos básicos da estatística. “Achei fixe. É um bocado importante entender um pouco da ciência”, assegurou o aluno Éder Lopes.

Na escola existe um Clube de Ciência Viva, mas é maioritariamente utilizado pelos estudantes mais velhos. No 1º ciclo desenvolvem-se outro tipo de atividades relacionadas com a exploração da ciência, como experiências do som ou da água, em contexto de sala de aula. “Com pessoas mais experientes, da área, torna-se mais motivador para as crianças perceberem”, considera a professora Rute Pereira, para quem esta parceria entre a escola, a UMinho e o CCVG é “enriquecedora”, “muito produtiva” e “uma mais valia”.

“À conversa com um Cientista” é uma das atividades que integra a segunda edição do Escola Ciência Viva de Guimarães, que se prolonga até junho. Com a parceria da ECUM e do Município de Guimarães, a iniciativa vai chegar a cerca de duas centenas de alunos, de nove escolas provenientes de cinco agrupamentos. “Os investigadores da ECUM são fundamentais. Ter um cientista na abertura da iniciativa, todas as semanas, é fundamental para a motivação adicional dos alunos”, diz Júlio Borges, diretor do CCVG. Para além desta atividade, o centro conta com a parceria da ECUM nas “Conversas fora da Caixa” (um projeto de divulgação científica), no Festival das Curtas e na preparação de projetos desenvolvidos com outras entidades.

1
2
3