Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

“Pint of Science” antecipa Noite Europeia dos Investigadores Voltar

terça-feira, 23/04/2024    Letraria Bar, Braga
1
Iniciativa realizou-se em Braga, numa edição especial com o apoio da Escola de Ciências da UMinho
Uma bióloga, uma física e uma geóloga juntaram-se no dia 23, para uma edição especial do festival “Pint of Science”, no bar Letraria, em Braga. Andreia Afonso (Centro de Ciências da Terra), Alexandra Fernandes (LIP-Minho) e Janeide Assis Padilha (Centro de Biologia Molecular e Ambiental), investigadoras da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) foram as oradoras da edição especial, dedicada à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), agendada para 27 de setembro.

O “Pint of Science” vai decorrer entre os dias 13 e 15 de maio, em várias cidades do país. Visa transmitir o conhecimento e a discussão científica de forma clara, através de conversas informais em bares. Em Braga realizou-se esta sessão especial de antecipação, onde se partilharam conhecimentos e comunicou ciência. “Temos conseguido trazer a ciência à comunidade, descomplicar estes temas. Tem sido uma experiência positiva”, refere Maria Silva, doutoranda em Ciência e Tecnologia Alimentar e Nutrição na UMinho e uma das responsáveis pelo evento em Braga.

Cada uma das oradoras contou com pouco mais de um quarto de hora para resumir as suas investigações e o percurso profissional. “As pessoas estão cada vez mais abertas, mais interessadas na ciência”, acredita Janeide Padilha, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA). Natural do Brasil, a jovem bióloga tem-se dedicado ao estudo dos “rastos humanos nos mares e rios: uma exploração global”, numa tentativa de mostrar de que forma é que o mundo está conectado. “O foco da poluição pode estar aqui, mas chegar a outros”, alerta.

As questões ambientais relacionadas com o património geológico foram o tema abordado por Andreia Afonso. A estudante lançou uma questão sobre “Geo… quê? Geodiversidade? Isso existe no Parque Nacional da Peneda-Gerês?” e mostrou parte do trabalho que está a ser desenvolvido pelo Centro de Ciências da Terra (CCT) neste local. “Se as pessoas tiverem noção do que estão a ver, do que estão a pisar, evitam estragar. Estão informadas e conseguem preservar”, avança.

Alexandra Fernandes (LIP-Minho) falou sobre “5 calorias por partícula: à descoberta das partículas mais energéticas do universo”. A investigadora acredita que “existe um interesse inato” pelas questões do universo e da astrofísica, apesar de ser algo “abstrato”, que não é “visível”.

“Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos. O conceito surgiu em 2012 pelos neurocientistas Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College (Reino Unido). O festival chegou a 21 países em 2018, incluindo Portugal, tendo-se estreado em Braga em maio de 2019.

1
2
3
4
5
6
7