Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

“Prova de água” e escape room para assinalar Dia Mundial da Água Voltar

terça-feira, 30/04/2024    Departamento de Ciências da Terra, Campus de Gualtar, Braga
1
Iniciativas foram promovidas pelo Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) assinalou esta terça-feira, dia 30, o Dia Mundial da Água - WWD´24: Water for Peace. A iniciativa foi promovida pelos estudantes da Unidade Curricular de Hidrogeologia do 3º ano das Licenciaturas em Geologia e em Biologia-Geologia e contou com um momento de “prova de água” e uma escape room. “A escassez de água é um dos assuntos do dia. Temos que sensibilizar a população para os cuidados a ter na (sobre)utilização da água e para importância dos reservatórios de água subterrânea”, explica a docente Margarida Antunes, do DCT.

Para além do consumo nas residências (beber, cozinhar, lavar a roupa, regar o jardim, limpar), a água é utilizada na indústria (fabricação de produtos, refrigeração de equipamentos), agricultura, comércio (limpeza, preparação alimentos, manutenção), setor da energia (hidroelétrica, refrigeração de usinas termoelétricas e nucleares) ou nos serviços públicos (escolas, hospitais, parques, edifícios governamentais). Uma parte é extraída à superfície, mas a maioria da água utilizada é água subterrânea. “Mais de 65% da água que utilizamos é proveniente dos sistemas aquíferos”, adianta a docente e investigadora. Com episódios de precipitação mais rápidos e aumento da temperatura, as reservas de água subterrânea diminuem e aumenta a sua escassez, podendo ser agravada por processos de contaminação dos solos a partir da superfície. “Estas águas são ainda mais difíceis de descontaminar”, alerta Margarida Antunes.


As iniciativas contaram com a presença de docentes e alunos da ECUM que, na atividade da prova de água, perceberam que esta possui características diferentes, de acordo com as caraterísticas geológicas do local de onde são provenientes. “Consideramos ser importante sensibilizar as pessoas para a importância da água e para os diferentes tipos existentes. Ao contrário do que se afirma, a água pode ter sabor e cheiro, não sendo toda igual”, avança Sofia Martins, aluna da licenciatura de Geologia. Na escape room, os participantes colocaram “à prova” os conhecimentos sobre a água.

1
2
3
4
5
6