Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

UMinho leva estudantes europeus a investigar as vinhas do Douro Voltar

06/05/2024 - 17/05/2024    Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho
1
Visita integra um programa intensivo misto (BIP) que está a ser desenvolvido no Departamento de Biologia da Escola de Ciências
Quinze alunos de mestrado e de doutoramento de instituições de Ensino Superior de Espanha, Bélgica e Polónia estão a participar até dia 17 no programa intensivo “Plant Adaptations to Climate Changes”, organizado pelo Departamento de Biologia (DB) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). Este Blended Intensive Programme (BIP) pretende “promover a mobilidade, cooperação e solidariedade ao nível europeu e a exploração de abordagens inovadoras de ensino e de aprendizagem”, refere Hernâni Gerós docente do DB e coordenador do BIP.

Em abril, decorreram aulas teóricas e palestras técnicas proferidas por dezenas de cientistas nacionais e internacionais de forma online e síncrona, sendo gravadas para posterior disponibilização em um formato de ensino assíncrono. “Abordaram-se temas relevantes e atuais, como o impacto das alterações climáticas e da poluição na diversidade, crescimento e produtividade das plantas, e exploraram-se os mecanismos de resposta das plantas às agressões ambientais, ao nível bioquímico e molecular”, acrescenta o docente do DB. “As palestras mais técnicas versaram, por exemplo, sobre a aplicação de abordagens de transcriptómica e de metabolómica no estudo das interações das plantas com o ambiente que alavancaram o trabalho experimental a desenvolver na semana de 6 de maio.”, sublinha.


Depois da semana online, os alunos organizaram-se em grupos, refletiram sobre os conteúdos ministrados e elaboraram projetos que serão agora aplicados na semana de trabalho experimental presencial, na UMinho, numa lógica de ensino por projetos - Challenge Based Learning.


Com base nos projetos dos alunos, vamos implementar protocolos para estudar como as plantas respondem a fatores de stresse ambiental, como doenças ou metais pesados, pela quantificação da expressão de genes-chave e produção de metabolitos de defesa. Na semana de trabalho presencial iremos ainda visitar as vinhas do Douro (Quinta do Seixo - Sogrape) onde decorrerão algumas palestras de índole mais aplicada, nomeadamente sobre agricultura de precisão”, sublinha Hernâni Gerós. Os alunos e docentes regressarão depois aos países de origem, para participarem em mais algumas sessões online, na terceira semana do curso intensivo.

Este BIP é financiado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus. Envolvendo estudantes da Universidade de Granada e da Universidade de Wroclaw, permitirá ainda consolidar a colaboração ao nível da Aliança Europeia Arqus, especificamente no âmbito do cluster Climate Change liderado por Agata Dorotkiewicz-Jach da Universidade de Wroclaw e coordenado na UMinho por Hernâni Gerós. A visita às vinhas do Douro conta com a parceria da
Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e da Sogrape.

1
2
3