Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Mesa Redonda “Olhos no Futuro: Prevenir a Miopia, Proteger a Visão” - Semana da Miopia 2025 Voltar

quinta-feira, 22/05/2025    B- Lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
Poster
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em parceria com a Rede de Casas do Conhecimento, assinala no dia 22 de maio a Semana de Sensibilização para a Miopia, com a realização de uma mesa redonda promovida pela equipa de Optometria e Ciências da Visão da ECUM.
O evento contará com convidados especiais, reconhecidos investigadores e professores especialistas na área da optometria e das ciências da visão, que irão partilhar conhecimentos e discutir os principais desafios relacionados com o crescimento da miopia a nível global.

Serão abordados temas essenciais como:
• os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento e progressão da miopia, com especial destaque para a população pediátrica;
• estratégias de prevenção e controlo baseadas na evidência científica, incluindo intervenções óticas, comportamentais e ambientais eficazes na infância;
• o papel das mudanças nos hábitos de vida, educação e uso excessivo de dispositivos digitais no aumento da prevalência da miopia entre crianças e jovens;
• a importância da deteção precoce e da literacia em saúde visual como ferramentas-chave para proteger a visão das gerações futuras.

Esta será uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas, conhecer as práticas mais atuais e refletir sobre a importância da literacia em saúde visual no contexto contemporâneo.

📍 Data: 22 de maio de 2025
🕚 Hora: 11h00
📌 Local: B-lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
💻 A sessão poderá, igualmente, ser acompanhada online, por zoom (ID 95079787929) e no YouTube.
Poster