Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar Voltar

terça-feira, 21/06/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 21 de junho 2022 (terça-feira), às 09h00, as provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar, requeridas por Adriana Isabel Rodrigues Sousa.
Título do Relatório de Estágio: "As potencialidades dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Paulo Idalino Balça Varela, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Maria Cristina Cristo Parente, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora)

Doutora Brigite Carvalho da Silva, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti – Porto.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A intervenção pedagógica decorreu em dois contextos, sendo que o primeiro foi em creche com crianças de dois e três anos e o segundo em jardim de infância com crianças dos quatro, cinco e seis anos. Este projeto surgiu durante as semanas de observação, onde se verificou que ambas as salas de atividades de creche e de jardim eram constituídas maioritariamente por materiais estruturados havendo assim a necessidade de introduzir materiais não estruturados. O projeto intitula-se: “A potencialidade dos materiais não estruturados e as aprendizagens das crianças”. O relatório apresenta de uma forma fundamentada e reflexiva os projetos de intervenção pedagógica que foram desenvolvidos. Ao longo das intervenções pedagógicas foram sendo introduzidos materiais não estruturados de forma a que as crianças os explorassem livremente, promovendo progressivamente aprendizagens e outras competências como a cooperação e a partilha. Este projeto teve como metodologia a investigação-ação e, desta forma, a pesquisa e a reflexão foram dois aspetos cruciais durante todo este tempo de intervenção pedagógica. Posso concluir, afirmando que a exploração dos materiais não estruturados pelas crianças foi muito significativa pois os grupos envolviam-se intensivamente nas atividades e estes materiais proporcionaram novas brincadeiras dando diversos significados aos materiais, recorrendo à imaginação e criatividade de cada criança.

PALAVRAS – CHAVE
: Aprendizagem; Creche; Exploração; Jardim de Infância; Materiais não estruturados.

Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
​Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo