A Escola de Ciências (EC) foi fundada em 1975 como um pilar fundamental da Universidade do Minho (UMinho). Atualmente integra 174 docentes doutrados, 43 trabalhadores técnicos, de administração e de gestão, mais de 130 investigadores e perto de 2800 estudantes de graduação, de pós-graduação e de cursos não conferentes de grau.
A EC tem cinco áreas científicas basilares para a produção do conhecimento. A Física explica as leis que regem o que conhecemos, a Química como tudo se combina para formar o que conhecemos, a Geologia a constituição do chão que pisamos e que é a fonte da vida; a Biologia explica a vida, parte central do nosso mundo, e como ela evolui e se transforma. Por outro lado, “o universo não pode ser compreendido a menos que primeiro aprendamos a sua linguagem”: a Matemática.
A oferta formativa da EC inclui 11 cursos de Licenciatura, 13 cursos de Mestrado, 11 cursos de Doutoramento e 12 cursos breves não conferentes de grau. A EC acolhe ainda mais de 120 projetos de investigação, financiados em candidaturas competitivas, e coordena ou participa em algumas das iniciativas mais significativas de interação com a sociedade, tais como a Noite Europeia dos Investigadores, as Masterclasses Internacionais em Física de Partículas e o Projeto Bosch-UMinho. Os seus docentes e investigadores lideram ou participam em instituições científicas de grande destaque, como o Laboratório Internacional de Instrumentação e Partículas (LIP), o Laboratório Ibério de Nanotecnologia (INL), o consórcio International Barcode of Life e, ao nível nacional, em Laboratórios Colaborativos em estreita cooperação com empresas inovadoras. A EC desempenha assim um papel central numa Universidade Completa, como a UMinho, que aposta na geração, disseminação e aplicação de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento sócio-económico da região e do país. É portanto com enorme orgulho e compromisso que abraço o projeto de conduzir a Presidência da EC para reforçar o seu papel incontornável na missão da UMinho.
Para afirmar a EC na UMinho, ao nível regional, nacional e internacional, a equipa da Presidência propõe-se: Motivar a comunidade EC para um esforço concertado que eleve a Escola a um novo patamar de impacto e notoriedade; Inovar nos processos organizativos, nos programas educativos e nos projetos científicos e tecnológicos, em articulação estreita com outras Escolas da UMinho, com outras Universidades portuguesas e estrangeiras e com empresas, bem como com redes e consórcios nacionais e internacionais; Reforçar o corpo de docentes, de técnicos e de investigadores, as suas competências e a sua qualidade de vida; Renovar espaços e equipamentos laboratoriais que sustentem uma atividade científica de alto nível, bem como os laboratórios pedagógicos, de forma a transformar de forma inovadora o ensino experimental das ciências; e Construir parcerias estratégicas multissectoriais dentro e fora da malha UMinho procurando reforçar a excelência dos projetos educativos de graduação e de pós-graduação e a dimensão científica e tecnológica que tem projetado a EC a nível nacional e internacional.
Numa Escola aberta ao mundo, todas as individualidades e instituições científicas e tecnológicas, educativas, empresariais e sociais são bem-vindas no nosso projeto de construção de uma cidadania científica que contribua para uma sociedade mais informada e ativa na promoção do desenvolvimento sustentável. Todos os contributos são bem-vindos!
Braga, maio 2021
José Manuel González-Méijome