Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Why-Sciences-at-UMinho_banner.jpg

 Porquê Ciências na UMinho

Porque devo escolher a Escola de Ciências da Universidade do Minho?  

Pela experiência e excelência dos nossos Professores que te garantem competências transversais e aptidões apropriadas para enfrentares os desafios do mercado de trabalho; pela excelência das nossas equipas de investigação e sua projeção internacional; pela nossa enorme capacidade de inovar e de transferir conhecimento para a sociedade. A nossa consciência cultural e multiculturalismo são portas abertas para talentos como tu.

A Escola de Ciências foi fundada em 1975 como pilar fundamental da Universidade do Minho. Atualmente conta com 174 docentes Doutorados, 43 técnicos administrativos e de gestão, mais de 130 investigadores e cerca de 2.800 alunos de graduação, pós-graduação e alunos de cursos breves. Na Escola de Ciências, tu podes frequentar uma variedade de cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento nas áreas de Biologia, Química, Ciências da Terra, Matemática e Física, que exploram temas científicos emergentes, como sustentabilidade, ciência de dados, física moderna, ciências da visão, tecnologias ambientais, química de síntese e analítica, entre outros.

Duas cidades magníficas, uma Escola: a Escola de Ciências está localizada em dois Campi da Universidade do Minho: o Campus de Gualtar, na cidade de Braga, e o Campus de Azurém, na cidade de Guimarães. Ambos os Campi oferecem um conjunto integrado de serviços de apoio, como bibliotecas, cantinas, restaurantes, bares, centros médicos, complexos desportivos e centros de cópias, além de outros serviços e alojamentos nas proximidades. 
Mais informações aqui: 

Qual o impacto da Escola de Ciências em termos de Investigação e Inovação?

Os docentes e investigadores da Escola de Ciências estão integrados em Centros de Investigação onde promovem a inovação, a transferência e o intercâmbio de conhecimento científico através de colaborações com inúmeras entidades nacionais e internacionais, incluindo instituições de ensino superior e empresas.
Os docentes e investigadores da Escola de Ciências estão envolvidos em projetos de investigação nacionais e internacionais financiados e em redes internacionais. Os trabalhos de investigação produzidos na Escola de Ciências são publicados em revistas científicas de elevado prestígio internacional.

E quanto à qualificação do corpo docente da Escola de Ciências?

O corpo docente e não docente da Escola de Ciências tem qualificações elevadas. Todos os professores são Doutorados e têm uma sólida formação pedagógica e elevada experiência, mas também são “especialistas em aprender” uma vez que participam ativamente em programas de formação contínua com vista à melhoria da qualidade do ensino e dos resultados escolares dos alunos

O Centro IDEA-UMinho é uma estrutura que surge para promover e valorizar a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem na Universidade do Minho. É uma estrutura concebida na linha de centros de excelência e de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, comuns em instituições internacionais de referência no ensino superior.
Em interação com a Academia, o Centro IDEA-UMinho procura estimular a inovação nas práticas de ensino e de aprendizagem nos seus múltiplos contextos, dentro e fora da sala de aula.  Apoiando os docentes, o Centro IDEA-UMinho aposta na valorização da docência como peça fulcral da missão da Universidade do Minho.

Os Professores são também investigadores experientes com uma sólida formação científica. Encontram-se integrados em Centros de Investigação reconhecidos internacionalmente que são objeto de avaliação periódica por painéis de especialistas internacionais.

O nosso modelo de ensino/aprendizagem é orientado para te dotar de competências multidisciplinares e de capacidade de trabalho autónomo para te poderes tornar um empreendedor e superares os desafios do mercado de trabalho. 

A nossa qualidade de ensino é submetida anualmente a um Procedimento Interno de Avaliação (com a participação ativa dos alunos), cujos resultados são rigorosamente escrutinados pela Comissão de Curso (que inclui alunos de todos os anos letivos) e pelo Conselho Pedagógico.

Todos os cursos da Escola de Ciências são acreditados nacionalmente por um organismo nacional de acreditação independente que avalia cada programa regularmente. Esta avaliação envolve um painel de avaliação internacional independente constituída por cientistas, professores e alunos que analisam um relatório elaborado pela Comissão de Curso e entrevistam professores e alunos.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho é reconhecida internacionalmente?

Somos uma Escola jovem, moderna e aberta ao mundo. A Universidade do Minho está entre as 200 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de acordo com o Times Higher Education Young University Rankings (2022).

Os nossos professores e investigadores possuem uma elevada experiência internacional por participarem em inúmeros projetos de Investigação e Desenvolvimento e redes de investigação em colaboração com Centros de Investigação estrangeiros e por integrarem o corpo editorial de revistas científicas prestigiadas.

O corpo docente possui ainda uma experiência pedagógica de nível internacional por participar ativamente em programas de mobilidade, como Erasmus+, Programa Fulbright, entre outros. 

Os investigadores da Escola de Ciências executam trabalho de investigação em áreas científicas emergentes em colaboração com entidades externas nacionais e internacionais como a Bosch Car Multimedia Portugal, Bluepharma Indústria Farmacêutica, Continental ITA S.A; entre outros.

Que atividades de extensão desenvolvemos na Escola de Ciências da Universidade do Minho? 

Organizamos anualmente diferentes atividades de divulgação e comunicação científica, amplamente participadas pelos alunos, incluindo atividades destinadas ao público em geral, como a Noite Europeia dos Investigadores e atividades destinadas a potenciais futuros alunos, como as Olimpíadas de Química, Verão no Campus, Melhores Alunos na UMinho, entre outros. Também promovemos ativamente atividades de divulgação científica em escolas do Ensino Básico e Secundário e recebemos alunos do Ensino Básico e Secundário na nossa Escola. 

Se pretenderes saber mais sobre estas atividades e como participar, podes contatar o Gabinete de Comunicação e Interação com a Sociedade.