Ignorar Comandos do Friso

Projetos Estruturantes

​Projetos estruturantes da investigação na Escola de Ciências:​

ciênciasuminho

O IB-S é uma iniciativa da Universidade do Minho. Abarca um grande número de investigadores de várias áreas de especialização, nomeadamente, Biologia Ambiental, Engenharia Civil, Eletrónica, Biotecnologia Molecular, Ciência de Materiais, Física e Matemática, desenvolvendo investigação fundamental e aplicada de vanguarda para um desenvolvimento sustentável. O IB-S foi fundado como um esforço conjunto de dois centros de investigação da Universidade do Minho, CBMA (Centro de Biologia Molecular e Ambiental) e o ISISE (Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering).

O IB-S assenta na noção fundamental que as soluções tecnológicas para as questões complexas e prementes de sustentabilidade, que o mundo está a enfrentar de forma cada vez maior, não são passíveis de serem resolvidas por uma só disciplina. Como tal, o IB-S agrega investigadores de vários centros de investigação de topo da Universidade do Minho.

Juntos pretendemos desenvolver investigação multidisciplinar que produza novos materiais, metodologias e estratégias, que apoiem a reabilitação do ambiente construído, a conservação do Capital Natural e a compatibilização de ambos. A investigação resultante deverá ter um impacto forte na economia circular e azul. Adicionalmente, temos uma colaboração próxima com um Conselho de empresas chave no sentido de promover a imagem do Instituto no setor industrial, bem como, definir as principais tendências de desenvolvimento.

Página oficial:  http://ib-s.​uminho.pt/​​

Entidades parceiras:
CAlg - Centro Algoritmi
CFUM
CTAC - Centro de Território, Ambiente e Construção ​
Fibrenamics
Lab2PT - Landscape, Heritage and Territory Laboratory
NIMA - Núcleo de Investigação em Microeconomia Aplicada
CMEMS - Centro de Sistemas Microeletromecânicos
Lip-Minho
dstgroup
Proef - Não é sigma é o nome da empresa
Amorim
Andrade Gutierrez
Aquapor
Casais
EDP
Mota-Engil
Sonae Sierra
MCA grupo - Não é sigma é o nome da empresa
Pathena
Armilar
Topos Atelier
newenergy
BCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável
Águas de Portugal
IBM

ciênciasuminho

​​

O QuantaLab é um centro de investigação colaborativo estabelecido pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e pela Universidade do Minho, ambos em Braga, Portugal. Reúne cientistas para o desenvolvimento de investigação nas grandes áreas dos materiais Quânticos e das tecnologias Quânticas. O projeto abrange aspetos fundamentais da investigação experimental, teórica e computacional.

A sua missão: Desenvolver investigação avançada na área dos materiais quânticos e física quântica, química quântica e ciências da computação, estudar potenciais aplicações para novas tecnologias, promover a sua transferência para novos mercados e fornecer serviços de consultoria científica a empresas e investidores nestas áreas de investigação.

O projeto QuantaLab foi lançado a 1 de julho de 2016, quando o diretor do INL, Lars Montelius e o reitor da UM, Antonio Cunha, assinaram um memorando de entendimento. Manuel Heitor, Ministro Português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidiu a cerimónia.

O QuantaLab também disponibilizará vagas para contratar os melhores investigadores nestas áreas de investigação, ao nível mundial.

Página oficial: http://www.quantalab.org/